Antes de executar a otimização da energia de um modelo de arquitetura detalhado, prepare o modelo para assegurar que o modelo analítico de energia resultante seja o mais completo e preciso possível.
Execute as seguintes etapas na ordem listada. Os detalhes para cada etapa são fornecidos nas seções abaixo.
Quando eles estiverem definidos como de delimitação de ambiente, o Revit usa os seguintes elementos para criar o modelo de energia:
Para isolar elementos
Para obter mais informações, consulte Sobre a criação de modelos analíticos de energia com base em elementos de arquitetura.
Maximize a precisão do modelo analítico de energia e minimize o tempo de processamento efetuando ajustes no modelo de arquitetura.
Por exemplo, você pode usar pisos para modelar estradas ou caminhos ou usar paredes para paisagismo.
Essa etapa omite esses elementos do processo de criação do modelo analítico de energia.
Essa etapa ajuda a minimizar o tempo de processamento necessário para criar o modelo analítico de energia. Para obter mais informações, consulte Sobre o processo de criação do modelo analítico de energia.
Para criar um modelo analítico de energia com base em um modelo de arquitetura, os elementos de construção devem estar razoavelmente fechados. O modelo não precisa ser hermético. Pequenas folgas e sobreposições são parte natural dos modelos de arquitetura real. Elas são esperadas e permitidas durante a criação do modelo analítico de energia.
No entanto, se todo o telhado estiver ausente sobre um espaço ou parede ou um grande folga existir (maior do que uma ou duas vezes a configuração da Resolução do espaço analítico), o problema deverá ser solucionado.
Nem todas folgas são facilmente percebidas. Não espere encontrar todos eles nesta etapa. Basta verificar quanto a algo óbvio.
Quando você estiver satisfeito com o fechamento razoável do modelo, vá para a Etapa 4: Criar o modelo analítico de energia e avaliar os resultados.
Uma mensagem indica que a criação do modelo analítico de energia pode levar um tempo considerável durante o qual o Revit não estará disponível. Para obter mais informações, consulte Sobre o processo de criação do modelo analítico de energia.
Quando o modelo analítico de energia estiver pronto, a vista do modelo de energia 3D o exibirá.
As superfícies sombreadas ocorrem quando qualquer elemento de arquitetura do Revit (ou parte dele) estiver fora dos caminhos principais da transferência de calor da construção, tais como o parapeito de uma parede ou a saliência de um telhado. Todas as superfícies sombreadas devem estar presentes somente onde elas fazem sentido.
Preste atenção aos elementos cuja propriedade Delimitação de ambiente esteja desativada. Esses elementos não são considerados durante a criação do modelo analítico de energia, portanto eles podem ser a causa de sombras incorretas.
Depois de assegurar que o modelo de energia contenha todos os espaços analíticos necessários e que todas as superfícies analíticas estejam localizadas no local apropriado, examine o próprio modelo analítico de energia para verificar se existem folgas entre os elementos.
Pequenas folgas entre os elementos do modelo analítico de energia são esperadas e não têm um impacto negativo na análise. No entanto, se essas folgas forem grandes ou se seções razoáveis da construção não tiverem sido completamente capturadas, será necessário aumentar as configurações Resolução de espaço analítico e Resolução da superfície analítica. Essa alteração aumenta o tempo de processamento. Isso também pode revelar mais folgas ou omissões no modelo de arquitetura.
Para obter mais informações, consulte Sobre os espaços no modelo analítico de energia e Sobre as superfícies no modelo analítico de energia.
Mantenha esses parâmetros em uma proporção de aproximadamente 2:1. Os valores mínimos são 6" e 3" (152,4 e 76,2 mm). Configurações de resolução de 203,2 e 101,6 mm (8" e 4") são normalmente eficazes para a maioria dos modelos arquitetônicos detalhados.
Por exemplo, na imagem abaixo, 1 mostra o modelo analítico de energia inicial e 2 mostra o modelo de energia aprimorado que resulta após a solução dos problemas identificados.