Se você planejar executar a otimização da energia para um modelo de arquitetura que inclua massas e elementos detalhados, será necessário entender como o Revit usa esses elementos para gerar o modelo analítico de energia.
Quando eles estiverem definidos como de delimitação de ambiente, o Revit usa os seguintes elementos para criar o modelo de energia:
Para ativar a criação de um modelo analítico de energia completo, o projeto do Revit deverá atender a dois requisitos:
Além disso, leia as informações a seguir para obter dicas sobre como obter um modelo analítico de energia completo e razoável.
O modelo de arquitetura não precisa conter elementos de ambiente ou de espaço para a criação de um modelo analítico de energia. A geometria 3D que forma espaços e superfícies analíticos é gerada diretamente a partir dos elementos de arquitetura, independente dos ambientes ou espaços em 2D ou 3D.
Se o modelo de arquitetura contiver ambientes ou espaços que residam em espaços analíticos do modelo analítico de energia, os espaços analíticos adotarão os dados do ambiente/espaço. Use a configuração Exportar categoria de ambiente/espaço da caixa de diálogo Configurações avançadas de energia para especificar se os dados do ambiente ou do espaço são usados neste caso. Consulte Caixa de diálogo Configurações avançadas de energia.
Em uma vista 3D, é possível exibir elementos de interesse usando uma caixa de corte, filtros de vista, Sobreposições de visibilidade/gráficos etc. Na caixa de diálogo Configurações de energia, ative Usar apenas elementos visíveis na vista atual definindo as Configurações de energia. A vista ativa no momento será usada como um filtro para gerar o modelo analítico de energia. Somente os elementos visíveis na vista são incluídos.
O Revit não dispõe de uma categoria de elemento de arquitetura para o sombreamento. Em vez disso, ele tem uma categoria de modelo analítico: tipo de superfícies: sombras. Estes elementos de sombra não podem ser criados manualmente. Em vez disso, eles são criados como parte do modelo analítico de energia, da seguinte maneira:
Dois ou mais elementos estão sanduichados quando eles correm em paralelo ou quase paralelos e dentro de uma ou duas vezes a configuração Resolução do espaço analítico. Nesses casos, é criada uma superfície analítica separada do tipo apropriado. Se os elementos sanduichados separados tiverem propriedades térmicas do material, elas serão convertidas em um conjunto apropriado de construções, camadas e dados de materiais nos arquivos gbXML, DOE2 e Energyplus.
Durante a criação do modelo analítico de energia, os forros são tratados como outros elementos de construção para criar superfícies analíticas. Os espaços analíticos também são criados para representar vazios do forro.
O exemplo a seguir mostra uma organização típica de forro falso, cuja profundidade varia de caso a caso. Dependendo dessa profundidade e da configuração da Resolução do espaço analítico, o tratamento de cada espaço vazio do forro é o resultado de uma de três condições:
Durante a criação do modelo analítico de energia, as colunas são tratadas como outros elementos de construção para criar superfícies analíticas. No entanto, dependendo de seu tamanho e geometria detalhada, as colunas podem não ser relevantes para a simulação de energia.
No exemplo a seguir, as colunas externas formam uma parte razoável das paredes externas. No entanto, as colunas internas reduzem as áreas de piso utilizáveis, o que afeta os outros dados de energia, como a iluminação e a densidade de potência do equipamento. A extensão na qual as colunas são contadas depende da natureza e do tamanho das colunas e da configuração Resolução do espaço analítico.
Durante a criação do modelo analítico de energia, as aberturas do Revit (por face, eixo, parede, vertical e mansarda) são tratadas como outros elementos de construção para criar superfícies analíticas com uma diferença: esses elementos criam a superfície analítica: aberturas de ar.
No entanto, quando os perfis dos elementos de construção forem editados, essas superfícies serão vistas como estando abertas (não fechadas) e o comportamento de criação do espaço analítico será diferente.
A ilustração a seguir fornece três exemplos deste comportamento:
Durante a criação do modelo analítico de energia, os elementos de modelos vinculados serão usados quando o modelo vinculado estiver definido como de delimitação de ambiente. Consulte Usar limites de ambiente em um modelo vinculado.
O modelo analítico de energia usa elementos de arquitetura do modelo principal e a opção de projeto principal.
Para estudar a outra opção de projeto, na caixa de diálogo Opções de projeto, use a ferramenta Tornar principal para redefinir a opção de projeto principal. Em seguida, recrie o modelo analítico de energia.
Se você estiver utilizando opções de projeto para os documentos de construção, não é possível alterar a opção principal já que a anotações poderiam ser comprometidas.