Layout de Viewport dá a você uma barra de guia especial para alternar rapidamente entre qualquer número de diferentes layouts de viewport. Por exemplo, você pode ter um 4 layouts de viewport, afastar o zoom para uma visão geral de sua cena a partir de diferentes ângulos simultâneos , além de diversas visualizações em close up de diferentes partes da cena. A habilidade necessária para ativar qualquer destas características com um único clique pode contribuir em seu trabalho imensamente. Os layouts são salvos com a cena, desta forma você possa retornar a sua configuração personalizada de viewports a qualquer momento.

Layouts de Viewport no botão esquerdo, exibindo três guias abaixo do botão do menu Preset.
A guia Layouts de Viewport é aberta por padrão quando você inicia o 3ds Max, orientado verticalmente no lado esquerdo das viewports. A guia única na parte inferior da barra têm um ícone que representa a inicialização do layout. É possível adicionar guias para acessar layouts adicionais escolhendo eles pelo Menu Preset, que é aberto ao clicar na seta situada na barra de guia. Após carregar layouts adicionais para a barra de predefinições, você pode alternar para qualquer layout clicando em seu ícone.
Você pode ter diferentes tipos de layouts em uma cena contanto que a memória permita. Guias que você adiciona em uma sessão são salvas e carregadas juntamente com a cena. Dados salvos incluem todos as importantes aspectos de cada layout, incluindo configurações de navigação de viewport e modos de renderização.
É possível adicionar uma predefinição personalizada com base em qualquer guia existente clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Save Configuration as Preset. A predefinição personalizada guarda o layout (o número e o posicionamento das viewports) e os pontos de vista da viewport, dessa forma quando o Driver de exibição Nitrous estiver ativo, ele também mantém os modos de renderização das viewports. A predefinição personalizada não armazena as visualizações de transformações (Pan/orbit/zoom). Predefinições personalizadas persistem entre sessões e podem ser renomeadas ou excluídas.
Left. (A barra de guia encaixe-se somente para o lado esquerdo). Exemplo: Uso de layouts de viewport:
O recurso de layouts de viewport pode facilitar o progresso de diferentes fluxos de trabalho no 3ds Max. Este procedimento ilustra como permitir multiplas visualizações de cena, além de uma viewport estendida.
Os três objetos aparecem em todas as quatro viewports.

O menu Viewport Layout Presets se abre. Visto que você não salvou nenhuma predefinição personalizada, ele contém somente os layouts padrões de viewport. Cada item é representado por um ícone em miniatura que demonstra seu layout.

Uma nova guia é adicionada à barra de guias e seu layout abre com uma única viewport em tela cheia. Utiliza-se a parte superior da Wireframe View, já que esse é o layout padrão da viewport no painel.


Verificar a dica de ferramenta para a guia; ele é o mesmo que o nome do layout.
Isto cria uma nova e quarta guia com duas viewports horizontais. Seu nome é Row 1, Row 1.
Track View
New. Uma nova configuração de Track View substitui o conteúdo da viewport. Não é possível usar este layout para animar a cena e editar sua animação ao mesmo tempo. Além disso, observe que a parte superior do ícone na guia contém linhas horizontais para indicar que ele contém uma visão estendida.

Isso mostra como utilizar o recurso Viewport Layours para alternar rapidamente entre diferentes configurações de viewport: visualizar toda a cena a partir de diferentes ângulos simultaneamente, editar objetos específicos em uma tela cheia, visão closeup, e animar a cena em uma única viewport com acesso fácil a Track View.
Também é possível excluir um layout e removê-lo quando você finalizar seu projeto, conseguindo assim recuperar a memória ocupada.
O layout e sua guia serão excluídos.
As guias criada foram excluídas. As guias não permanecem durante sessões. Para usar um layout persoanlizado em diferentes cenas, utilize o recurso Preset como descrito no procedimento a seguir.
As guias e configurações são restauradas. Guias e seu conteúdo são salvas e carregadas com a cena.
Exemplo: para criar predefinições personalizadas de layout:
O modelo 4 layous de viewports aparece.

A mensagem "Predefinição criada" aparecerá brevemente.
A parte superior do menu contém uma nova seção intitulada Saved Layout Presets, que inclui uma única entrada: Track View + Front Preset
Isto indica que você pode salvar a predefinição personalizada a partir de qualquer aba, não apenas o ativo.
Um novo layout abre mostrando a cena a partir de cima. Observe que a viewport singular utiliza a vista em perspectiva, que foi salva com a predefinição, mas utiliza um padrão de Zoom-Out. Além disso, se você estiver utilizando um driver que não seja o Nitrous, o viewport utilizará o modo de renderização de Wireframe. A predefinição não guarda as transformações de viewport, mas ao invés disso utiliza a configuração padrão. Caso você não estiver utilizando o Nitrous como o driver de exibição, ele utiliza a opção padrão de renderização de viewport.
As predefinições que você criou alguns momentos atrás ainda estão lá.
O mesmo layout de múltiplas resoluções abre, porém desta vez mostrando o toroide. Isso mostra que o recurso Custom Presets é particularmente útil com layouts contendo viewport estendidas e opções de viewports que mostra as visualizações padrão.
localizado à direita do cabeçalho Saved Layout Presets. Os campos de edição contendo os nomes personalizados predefinidos se tornam visíveis, cada um com um botão X vermelho em seu lado direito.
novamente ou clique em qualquer lugar fora do menu de predefinições. Para abrir um menu com comandos contextuais para um determinado layout, clique com o botão direito em sua guia. O layout não precisam estar ativo.

As entradas dos menu são:
Quando você adiciona uma predefinição com o seguinte comando, ela é salva com o nome designado. Posteriormente pode-se editar os nomes predefinidos
Predefinições salvas permanecem entre sessões e ficam disponíveis neste menu até serem deletadas.

Abra o menu Layouts ao clicar no botão com seta na viewport layouts na barra Viewport Layouts. A dica de ferramenta desse botão é "Crie uma nova aba de layout de viewport." Para carregar uma nova aba de layout de qualquer predefinição no menu, clique em seu ícone. Após carregar uma predefinição, é possível personalizar ao alterar as proporções do tamanho da viewport, pontos de vista, e as opções Extended Viewport. Após isto, salve-o como uma nova predefinição.
Rename or Delete Saved Presets Disponível apenas quando o menu Saved Layout Presets estiver presente; isto é, quando existirem predefinições. Ao clicar neste botão, as entradas do menu se alteram para "Editing Saved Layout Presets" e você pode editar e digitar um nome predefinido ao clicar em seu campo. Também é possível excluir uma predefinição ao clicar no X vermelho situado junto ao seu nome. Para sair deste modo, clique neste botão novamente ou clique fora do menu de layouts.