É possível utilizar um arquivo de bitmap ou mapa procedural para controlar o parâmetro de Anisotropia. O mapa controla a forma do destaque anisotrópico, aproximadamente (mas não necessariamente) na área especificada pelo parâmetro de Brilho. Os valores preto e branco têm pouco efeito. Mapas com um bom volume de valores de escala de cinza, tais como Ruído ou Enfraquecimento, podem ser muito eficazes.
Clique no ícone do Editor de material na barra de ferramentas Principal ou pressione M. Clique e mantenha pressionado o ícone para exibir o menu desdobrável.
Uso de um mapa de Anisotropia. O grau de alongamento no realce depende do nível de cinza no mapa.
O efeito na utilização de um Mapa de anisotropia não é muito visível a não ser que o Nível Especular seja muito alto e o Brilho seja muito baixo.
A redução do valor da quantidade do mapa de anisotropia na implementação de mapas reduz o efeito do mapa, aumentando o efeito do valor de anisotropia na implementação de Parâmetros Básicos. Quando o valor for igual a 0 por cento, o mapa não é usado.
Para usar um Mapa de anisotropia:
O 3ds Max abre o Navegador de materiais/mapas.
(Se você escolher Bitmap como tipo de mapa, o 3ds Max abrirá uma caixa de diálogo de arquivo que permite selecionar o arquivo de imagem.)
Como alternativa, use o Editor de Material slate para conectar um nó de mapaao componente de Anisotropia.