É possível utilizar um arquivo bitmap ou mapa procedural para controlar a reflexibilidade da superfície de um objeto.
Clique no ícone do Editor de material na barra de ferramentas Principal ou pressione M. Clique e mantenha pressionado o ícone para exibir o menu desdobrável.
Uso de mapas de Reflexão
Você pode usar três tipos de mapas de Reflexão: básico, automático e espelho-plano.
Outro método para gerar reflexões automaticamente é atribuir um mapa Raytrace para que seja o mapa de reflexão.
O uso mais comum de mapas de reflexão em uma cena realista é adicionar apenas um toque de reflexão para uma superfície não reflexiva. Por padrão, a força do mapa de reflexão é de 100 por cento, como é para outros mapas. Para muitos tipos de superfícies, no entanto, reduzir a resistência fornece o resultado mais realístico. O topo de uma mesa polida, por exemplo, mostra principalmente uma granulação da madeira; os reflexos são secundários.
Os mapas de Reflexão não precisam de coordenadas de mapeamento, pois são bloqueados para o sistema universal de coordenadas, não para a geometria. A ilusão de reflexão é criada porque o mapa não se move com o objeto, mas com alterações na exibição, como reflexões reais.
Os mapas de reflexão adquirem um aspecto mais realista se você aumentar os valores de Brilho e Nível especular na implementação de Parâmetros básicos. Eles também são afetados pelos valores de cores difusas e de ambiente. Quanto mais escura a cor, mais forte será o efeito de espelhamento.
Mesmo quando o Valor do girador está em 100, o mapa de Reflexão é pintado com as cores do ambiente, difusas e especulares.
Para criar uma reflexão automática:
O 3ds Max abre o Navegador de materiais/mapas.
Como alternativa, use o Editor de material slate para conectar um nó de mapa de Reflexão/Refração ao componente de Reflexão.
Para utilizar um bitmap como mapa de reflexão:
Como alternativa, use o Editor de material slate para conectar um nó de Bitmap ao componente de Reflexão.
O 3ds Max abre uma caixa de diálogo de arquivo.