O modificador de canal de dados é uma ferramenta versátil para automatizar operações complexas de modelagem. Por meio da tubulação de dados de malha em uma série de controles, você pode obter uma grande variedade de efeitos que são atualizados dinamicamente à medida que alterações são feitas.

Um exemplo do modificador de canal de dados sendo usado para isolar recursos topográficos específicos com o uso de dados de curvatura. Essa pilha de processo pode ser usada para mascarar áreas para acúmulos de neve convincentes que, por exemplo, são atualizadas automaticamente após qualquer modelagem adicional.
Objetos 3D são formados por diversas subcategorias de dados que definem atributos como geometria, configurações de cores de vértice, coordenadas universais, seleções e informações de mapeamento de textura. Os dados para cada subcategoria são armazenados em um canal separado. Usando o modificador de canal de dados, você pode aplicar vários processos a vários canais de dados à medida que estes fluem por uma pilha. Todas as transformações serão atualizadas automaticamente à medida que o objeto mudar de estado.
O modificador de canal de dados pode ser útil para automatizar operações complicadas, como mesclar materiais com base em diferentes estados, criar deformações com base em uma saída ou copiar dados dinamicamente entre canais para armazenamento. Os dados podem ser visualizados diretamente na viewport como gradientes de cor.
Canais de dados são manipulados com o uso de componentes chamados de Operadores. Os operadores adicionados são organizados em uma pilha no painel Modificador de canal de dados. O canal de dados é então processado de forma processual à medida que ele flui de cima para baixo na lista de operadores. Operadores podem ser arrastados e soltos na pilha para alterar a ordem de aplicação de processos.
Há três tipos de operadores utilizados para construir uma pilha: Entrada
, Processo
e Saída
.
Uma pilha deve incluir:
Uma pilha também pode incluir:
A maioria dos operadores destina-se a um determinado canal geométrico, transformando dados de aresta
, face
ou vértice
. As exceções são os operadores de processos, alguns dos quais podem ser utilizados de forma intercambiável com quaisquer tipos de dados. Operadores que transformam diferentes tipos de dados não podem ser incluídos na mesma pilha, a menos que o operador Converter em tipo de subobjeto seja usado. Se um operador for adicionado incorretamente (por exemplo, se um operador que processa vértices for inserido após um operador de Entrada de aresta), um ícone de erro será exibido, e o nome do operador aparecerá em vermelho na pilha.



Observe que, ao salvar arquivos da 2018 para a 2017, o modificador do canal de dados é salvo como um modificador ausente por padrão. Se a atualização 1 da versão 2017 estiver instalada, você poderá salvar na 2017 e manter os operadores, bem como seus parâmetros. Para fazer isso, adicione a seguinte sequência de caracteres ao arquivo 3dsmax.ini:
[Plugins] DataChannelSaveAs2017 = 1
A configuração 1 permite salvar os dados do modificador do canal de dados, enquanto a configuração 0 os desativa.
O arquivo 3dsMax.ini pode ser encontrado no seguinte diretório: C:\Users\username\AppData\Local\Autodesk\3dsMax\2018 - 64bit\ENU