Sobre os formatos compatíveis com o driver raster da Autodesk

Especifica o formato e a cor do plano de fundo a serem usados durante a geração de um desenho como um arquivo de imagem raster.

O driver raster da Autodesk é usado para a geração dos gráficos dos objetos em um arquivo de desenho como um arquivo de imagem raster. O arquivo de imagem raster criado pode ser visualizado por indivíduos sem acesso a um produto com base no AutoCAD, arquivado por motivos históricos ou anexado a outro desenho sem a necessidade de ter acesso ao arquivo de desenho original.

Um arquivo de desenho pode ser gerado em um dos formatos de arquivo de imagem raster listados na tabela a seguir:

Formato Profundidade da cor Extension
MS-Windows BMP (DIB não compactado) Bitonal, tons de cinza, indexada, RGB .bmp
TrueVision TGA Versão 2 (não compactado) Indexada, tons de cinza, RGB, RGBA .tga
ZSoft PC Paintbrush PCX (compactação ZSOFT PACKBITS) Indexada, RGB .pcx
TIFF Versão 6 (não compactado) Bitonal, indexada, tons de cinza, RGB, RGBA .tif
TIFF Versão 6 (compactação CCITT G4 2D) Bitonal, indexada, tons de cinza, RGB, RGBA .tif
CALS MIL-R-28002A Tipo 1(Compactação CCITT G4 2D) Bitonal .cal
CALS dimensional Tipo 1 (compactação CCITT 2D G4) Bitonal .cal
Independent JPEG Group JFIF (compactação JPEG) Cinza, RGB .jpg
Portable Network Graphics PNG (compactação LZH) Bitonal, tons de cinza, indexada, RGB, RGBA .png

Cada formato de arquivo de imagem raster oferece diferentes vantagens; alguns formatos oferecem compressão e tamanhos de arquivo menores que os tornam ideais para o envio de e-mails ou para a publicação on-line, ao passo que outros fornecem melhor fidelidade visual e são ideais como referências em um arquivo de desenho, mas têm um tamanho muito maior. Ao contrário dos gráficos vetoriais, a fidelidade visual de um arquivo de imagem raster varia de acordo com o nível de compactação, com o tamanho da saída e com a resolução selecionada. O tipo de arquivo de imagem raster que você escolher deve coincidir com a forma como ele será utilizado.

A seguir, vejamos alguns dos formatos usados com mais frequência quando gera um desenho como um arquivo de imagem raster:

Controle da saída com o driver raster da Autodesk

Você pode especificar o formato de arquivo de imagem raster e outras configurações de saída ao configurar um dispositivo que utiliza o driver raster da Autodesk.

O nó Origem e tamanho em Mídia na caixa de diálogo Editor de configuração de plotadora permite a especificação do tamanho da saída da imagem. Todos os tamanhos representam uma saída com uma proporção de 1:1. Alguns dos formatos de arquivo oferecem uma escolha de cor ou monocromático junto com uma escolha de profundidade de cor (por exemplo, duas escalas de cinza, 256 cores e assim por diante) e resolução. As configurações gráficas podem ser especificadas expandindo Gráficos na caixa de diálogo Editor de configuração de plotadora e selecionando o nó Gráficos vetoriais. A tabela anterior mostra os formatos de arquivo de imagem raster suportados e as opções de profundidade de cor disponíveis, junto com a extensão de arquivo do arquivo de saída relevante. Na coluna Profundidade da cor da tabela, o valor indexado representa as profundidades de cor de 8 bits, 256 cores, RGB é True Color de 24 bits e o RGBA é True Color de 32 bits.

O nó Propriedades personalizadas na caixa de diálogo Editor de configuração de plotadora permite a configuração da cor do plano de fundo da imagem e a determinação de se as linhas de digitalização da imagem devem ser rotacionadas a 90 graus. Nem todos os formatos de imagem suportados permitem a configuração de uma cor de plano de fundo e da rotação das linhas de digitalização a 90 graus.