É possível ajustar a taxa de transmissão, protocolo, controle de fluxo e sincronismo de hardware de portas seriais em dispositivos que oferecem suporte a essas configurações.
Utilize a taxa de transmissão mais rápida disponível e o protocolo recomendado pelo fabricante do dispositivo. Consulte a documentação que acompanha o dispositivo.
O computador pode produzir um arquivo de plotagem mais rápido do que a maioria das plotadoras pode processá-lo. As plotadoras têm uma quantidade limitada de memória e, à medida que essa memória vai sendo ocupada, a plotadora deve ser capaz de solicitar ao computador que pare temporariamente de enviar dados. Então, quando a memória da plotadora for liberada, à medida que a plotagem é processada, a plotadora deverá ser capaz de solicitar ao computador que retome o envio do arquivo de plotagem. Essa comunicação é chamada de controle de fluxo ou sincronismo.
Existem dois métodos de sincronismo: hardware e software. O sincronismo de hardware utiliza estruturas de arame adicionais no cabo entre a plotadora e o computador. Essas estruturas são dedicadas aos sinais de sincronismo ou às oscilações de voltagens. O sincronismo de software utiliza uma única estrutura de arame para enviar fluxos de comandos que incluem sinais de início/interrupção de sincronismo. O tipo mais comum de sincronismo de software é XON/XOFF. Devem ser fornecidos cabos distintos para o sincronismo de hardware e de software.