Para ajustar as configurações de porta serial

  1. Clique no menu Aplicativo Imprimir Gerenciar plotadoras. Pesquisa
  2. Clique duas vezes no arquivo de configuração da plotadora (PC3) cujas configurações de porta serial deseja-se alterar.
  3. No Editor de configuração de plotadora, clique na guia Portas.
  4. Clique em Mostrar todas as portas e selecione Plotar para a seguinte porta.
  5. Selecione a porta serial que deseja utilizar e clique em Configurar porta.
  6. Na caixa de diálogo Configurações da porta COM, selecione uma taxa de transmissão e um protocolo para o dispositivo.

    São exibidas as configurações de protocolo disponíveis para o dispositivo atual. Não é possível definir um protocolo inválido.

  7. Selecione um método Controle de fluxo.

    A configuração de controle de fluxo padrão é XON/XOFF (sincronismo de software) para compatibilidade com versões anteriores do programa. Se selecionar Sincronismo de hardware, poderá especificar configurações adicionais ao clicar em Avançado.

    Na caixa de diálogo Configurações avançadas para porta COM, as seguintes configurações correspondem a pinos diferentes na porta serial:

    • CTS. Ativa o sincronismo Limpar para enviar. Monitora o pino 5 de uma porta serial de 25 pinos ou o pino 8 de uma porta serial de 9 pinos. O CTS é um bit de entrada, monitorado para uma saída de plotadora ou impressora.
    • DSR. Ativa o sincronismo Conjunto de dados pronto. Monitora o pino 6 de uma porta serial de 25 pinos ou o pino 6 de uma porta serial de 9 pinos. O DSR é um bit de entrada, monitorado para uma saída de plotadora ou impressora.
    • RLSD. Ativa o sincronismo Detector de sinal de linha recebido. Às vezes, é chamado de Data Carrier Detect ou DCD. É um pino de entrada que pode ser monitorado uma saída da plotadora. Fica no pino 8 de uma porta serial de 25 pinos e no pino 1 de uma porta serial de 9 pinos.
    • RTS. Controla o bit de saída Solicitação para enviar. Envia um sinal para a impressora ou plotadora no pino 20 de uma porta serial de 25 pinos ou no pino 4 de uma porta serial de 9 pinos.

      Desativado. Desativa a linha RTS quando o dispositivo é aberto.

      Ativado. Ativa a linha RTS quando o dispositivo é aberto.

      Sincronismo. Ativa o sincronismo RTS. O driver eleva a linha RTS quando o buffer de “toques antecipados” (entrada) estiver cheio até menos da metade e abaixa a linha RTS quando o buffer estiver cheio até mais de três quartos.

      Alternar. Especifica que a linha RTS estará elevada se bytes estiverem disponíveis para transmissão. Após o envio dos bytes armazenados no buffer, a linha RTS será abaixada.

    • DTR. Controla o pino Terminal de dados pronto. Envia um sinal para a impressora ou plotadora no pino 20 de uma porta serial de 25 pinos ou no pino 4 de uma porta serial de 9 pinos.

      Desativado. Desativa a linha DTR quando o dispositivo é aberto.

      Ativado. Ativa a linha DTR quando o dispositivo é aberto.

      Sincronismo. Ativa o sincronismo DTR.

  8. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Configurações avançadas para porta COM.
  9. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Configurações para porta COM.
  10. Clique em OK.