Use esta guia para definir como os dados serão importados de um arquivo LandXML para o Autodesk Civil 3D.
Você pode definir as configurações dos dados de conversão, rotação e conversão. Além disso, há opções para controlar a importação de ponto, superfície e dados de rede de tubulação.
Conversão
-
Converter
-
Especifica se é para conversor os dados para as novas coordenadas ao importar dados do arquivo LandXML. Selecione Ativado para converter os dados na importação.
Nota: Se Converter estiver definido para Desativado, todas as outras opções de conversão de dados não estão disponíveis.
-
Ponto base Norte
-
Especifica o ponto base das coordenadas Norte, a partir do qual todos os valores importados são convertidos.
-
Ponto base Leste
-
Especifica o ponto base das coordenadas Leste, a partir do qual todos os valores importados são convertidos
-
Elevação do ponto base
-
Especifica a elevação de ponto base, a partir do qual todos os valores importados são convertidos.
-
Coordenada Norte convertida
-
Especifica o valor da coordenada Norte usada para converter dados a partir do ponto base.
-
Coordenada Leste convertida
-
Especifica o valor da coordenada leste usado para converter dados a partir do ponto base.
-
Elevação de coordenada convertida
-
Especifica o valor de elevação usado para converter os dados a partir do ponto base.
Rotação
-
Rotacionar
-
Especifica se deseja girar os dados ao importar do arquivo LandXML. Selecione Ativado para girar os dados na importação.
Nota: Se Rotacionar está definido para Desativado, todos as outras opções de rotação de dados são desativadas.
-
Ângulo
-
Especifica o ângulo em torno do ponto base onde os dados de LandXML são girados.
-
Direção
-
Especifica o ângulo de rotação. Selecione esta opção para calcular o ângulo em uma rotação em sentido horário ou anti-horário em relação ao ponto base.
Configurações de importação de pontos
-
Descrição de ponto
-
Especifica como atribuir os atributos ‘desc’ e ‘code’ a descrições de ponto:
-
Usar o valor “code”: Utiliza o valor de atributo “code” para a descrição de ponto.
-
Usar o valor “desc”: Utiliza o valor de atributo “desc” para a descrição de ponto.
-
Usar “code” e depois “desc”: Tenta usar o valor do atributo "code" para a descrição do ponto. Se um ponto não tiver um atributo “code”, será usado o valor de atributo “desc”, se disponível.
-
Usar “desc” e depois “code”: Tenta usar o valor do atributo “desc” para a descrição do ponto. Se um ponto não tiver um atributo “desc”, será usado o valor de atributo “code”, se disponível.
Configurações de importação de linha do recurso
- Importar linhas de recurso no terreno
- Especifica se as linhas de recurso serão importadas no terreno especificado no arquivo LandXML de origem ou no terreno especificado na caixa de diálogo Importar LandXML.
- Terreno no arquivo de origem: importa linhas de recurso no terreno especificado para as linhas de recurso no arquivo LandXML de origem.
O exemplo a seguir mostra como o terreno nomeado Terreno 1 é especificado para linhas de recurso em um arquivo LandXML:
<Feature code="FeatureLine" source="Autodesk Civil 3D">
<Property label="site" value="Site 1"></Property>
- Terreno especificado na caixa de diálogo Importar LandXML: importa linhas de recurso no terreno especificado para as linhas de recurso na caixa de diálogo Importar LandXML.
Configurações de importação de superfície
-
Dados de superfície
-
Especifica como importar os dados:
-
Importação rápida: Importa as informações da superfície como pontos. Cria uma superfície que tenha pontos Norte/Leste/elevação como definição da superfície no arquivo LandXML. No entanto, a triangulação pode ser diferente da superfície original.
-
Importação completa: Importa os pontos e as faces da superfície, se disponíveis. Cria as informações de superfície de arestas da face e cria uma superfície que é idêntica à definição de superfície no arquivo LandXML.
Nota: Se a superfície de LandXML que você pretende importar tiver apenas linhas obrigatórias, a superfície do Autodesk Civil 3D resultante será criada com base nos dados da linha obrigatória. No entanto, as linhas de corte não estão disponíveis para edição (isto é, não aparecem na árvore Prospector).
-
Criar instantâneo após importar
-
Após a importação de dados de superfície, um instantâneo pode ser criado automaticamente. Se você criar um instantâneo depois de importar um arquivo LandXML, o Autodesk Civil 3D não tentará encontrar e abrir o arquivo LandXML sempre que a superfície for criada. Selecione Ativado para criar um instantâneo.
-
Criar dados de origem no desenho
-
Importa os dados de origem da superfície (linhas obrigatórias, curvas de nível, pontos e correntes) para o desenho.
- As linhas obrigatórias são criadas como polilinhas 3D ou linhas de recursos, dependendo do valor de propriedade de Criar linhas obrigatórias como.
- Curvas de nível e correntes são criadas como polilinhas 3D.
- DataPoints são criados como pontos COGO em um ponto de um grupo denominado <nome da superfície>_DataPoints.
Esses dados são criados nas seguintes camadas com o prefixo do nome da superfície:
- <nome da superfície>_Linhas obrigatórias
- <nome da superfície>_Curvas de nível
- <nome da superfície>_Cadeias
- <nome da superfície>_DataPoints_PntList3D
Nota: Esse dado não é adicionado à definição da superfície na árvore Prospector. Você pode adicionar manualmente, se desejado, ou criar uma superfície diferente a partir dele para fins de comparação.
-
Criar linhas obrigatórias como
- Especifica se as linhas obrigatórias contidas nos dados de origem são criadas no desenho como polilinhas 3D ou como linhas de recursos.
As linhas obrigatórias importadas como linhas de recurso terão um vínculo dinâmico para a superfície importada. Você pode editar as linhas de recurso que foram criadas com base nos dados da linha obrigatória, e a superfície correspondente será atualizada.
Nota: Se você exportar uma superfície e uma linha do recurso que tenha sido adicionada à superfície como linha obrigatória e, em seguida, importar a linha de recurso e a superfície e especificar a opção para criar linhas obrigatórias como linhas de recurso, duas linhas de recurso serão importadas. Uma linha do recurso é a linha do recurso que foi adicionada à superfície como linha obrigatória, e a outra é criada com base na linha obrigatória da superfície.
-
Terreno da linha de recurso
- Especifica o terreno para as linhas de recurso que são criadas das linhas obrigatórias nos dados de origem. Se você selecionar <nenhum>, as linhas de recurso não serão adicionadas a um terreno.
-
Criar dados de conjunto de propriedades para linhas obrigatórias
- Especifica se deseja criar dados do conjunto de propriedades para linhas obrigatórias importadas. Quando essa opção e Criar dados do conjunto de propriedades para objetos importados estiverem definidas como Ativadas e você importar um arquivo LandXML com dados de linhas obrigatórias de superfície, as definições do conjunto de propriedades serão criadas no desenho e aplicadas às polilinhas 3D ou às linhas de recurso criadas com base nos dados da linha obrigatória.
Nota: Nenhum dado do conjunto de propriedades é criado para linhas obrigatórias importadas quando a opção Criar dados de conjunto de propriedades para linhas obrigatórias está definida como Ativada e a opção Criar dados do conjunto de propriedades para objetos importados está definida como Desativada.
Configurações de dados do conjunto de propriedades
-
Criar dados de conjunto de propriedades para todos os objetos importados
- Especifica se dados do conjunto de propriedades serão criados para objetos importados. Quando essa opção for definida como Ativada, e você importar um arquivo LandXML, as definições de conjuntos de propriedades serão criadas no desenho e aplicadas aos objetos. Quando essa opção estiver definida como Desativada, o conjunto de propriedades de dados de LandXML não será criado quando um arquivo for importado.
Nota: É possível utilizar a opção Criar dados de conjunto de propriedades para linhas obrigatórias para controlar individualmente se os dados de conjunto de propriedades também são criados para linhas obrigatórias quando a opção Criar dados de conjunto de propriedades para objetos importados está definida como Ativada.
Configurações de importação de rede de tubulação
-
Coincidir tamanho da família de peças para a lista de peças
-
Especifica a lista de peças da rede de tubulação a ser usada, de modo que os tipos de peça de rede de tubulação de um arquivo LandXML correspondam aos tipos de peça da rede de tubulação de uma lista de peças do Autodesk Civil 3D. Revise estas configurações antes de importar para verificar se as configurações são adequadas para os seus dados.
- Coincidir <Tipo de peça> com:
-
Especifica os tipos de peça individuais a serem usados quando peças de rede de tubulação forem importadas de um arquivo LandXML para o Autodesk Civil 3D. Revise estas configurações antes de importar para verificar se as configurações são adequadas para os seus dados. Você pode usar os padrões ou clicar em
para especificar outras peças na caixa de diálogo Catálogo de peças.
Configurações de solução de conflitos
-
Solução de conflitos
-
Especifica como são tratados objetos com o mesmo nome.
-
Ignorar: Não importa objetos conflitantes.
-
Atualização: na importação, as atualizações desbloqueavam objetos de desenho com objetos no arquivo LandXML.
Em versões anteriores, quando a opção Atualizar era usada, os objetos existentes de um desenho eram excluídos e redesenhados quando o arquivo LandXML era importado. Agora, a opção Atualizar atualiza a maioria dos tipos de objetos sem excluí-los antes. Isso preserva as legendas adicionadas aos objetos, bem como os objetos dependentes, como deslocamentos de alinhamento.
Nota: Esse comportamento não se aplica a lotes. Os lotes são excluídos e redesenhados quando a opção Atualizar é usada.
Nota: Quando você importa um arquivo LandXML com as informações da rede de tubulação, somente a geometria da rede de tubulação é atualizada no desenho. As propriedades das peças da rede de tubulação não são incluídas em arquivos LandXML; dessa forma, para que elas não serão atualizadas no desenho quando um arquivo LandXML for importado.
-
Anexar: Importa objetos conflitantes, mas renomeia a cópia importada usando o formato padrão de nome que é especificado nas configurações.
Unidades de diâmetro padrão
Na importação, o Autodesk Civil 3D lê o arquivo <LandXML>.<Units>.diameterUnits, e se eles estão definidos, as unidades são usadas para tubulações e estruturas. Se as unidades não forem definidas, as configurações de diâmetro Imperial ou Métrico serão aplicadas, com base no <LandXML> definido.<Units>.linearUnit no arquivo.
-
Imperial
-
Define as unidades de diâmetro padrão imperial de tubulações e estrutura que são aplicadas quando as unidades não são especificadas no arquivo de origem LandXML.
-
Métrico
-
Define as unidades métricas padrão de diâmetro de tubulação e de estrutura que são aplicadas quando as unidades não são especificadas no arquivo de origem LandXML.
Configurações de importação de alinhamento
-
Atribuição de restrições de elemento
-
Define o padrão da forma na qual as restrições são atribuídas a entidades de alinhamento quando um alinhamento é importado de um arquivo LandXML.