Material Mapping
Após a aplicação de textura a um material, é possível ajustar a orientação da textura para adequá-la à forma. Este recurso é recomendado somente para usuários avançados.
O espaço de textura descreve a forma pela qual uma textura é aplicado em um item. Por exemplo, a aplicação de um espaço de textura cilíndrica em uma tubulação, irá causar a renderização mais natural das texturas na tubulação. O espaço de textura de um item pode ter sido atribuído do aplicativo de CAD original e armazenado no arquivo de CAD nativo ou configurado usando o recurso Material Mapping usando as opções Box, Planar, Cylindrical ou Spherical. Cada opção de espaço de textura aplica uma geometria delimitadora imaginária em torno do item e "embala" a textura da melhor forma possível de acordo com esta geometria delimitadora.
Se você tiver aplicado uma textura em um item, o programa selecionará o melhor ajuste dentre os quatro espaços de textura disponíveis. Se o resultado não for o esperado, você poderá editar o espaço de textura. As opções de edição disponíveis dependem do mapeamento de material selecionado.
- Planar mapping. Mapeia a imagem como se fosse projetada em uma superfície 2D. A imagem não é distorcida na direção de projeção, mas é distorcida se projetada em uma superfície curva e visualizada da lateral. A imagem não é dimensionada ao objeto. Este mapeamento é usado mais comumente para faces planas.
- Box mapping. Mapeia uma imagem em forma de caixa. A imagem é repetida em cada lado do objeto.
- Spherical mapping. Mapeia uma imagem como um objeto esférico. As arestas superior e inferior do mapa são comprimidas em um ponto nos "polos norte e sul" da esfera.
- Cylindrical mapping. Mapeia uma imagem como um objeto cilíndrico. As arestas horizontais são unidas, mas as arestas superior e inferior não. A altura da imagem é ajustada ao eixo do cilindro.
- Explicit mapping. Para objetos que têm coordenadas de textura explícitas como parte de sua geometria, por padrão, a Renderização Autodesk utiliza essas texturas explícitas em vez de um mapeamento de material de espaço de textura (como mapeamento plano). Utilize este comando para ativar a renderização de coordenadas de textura Explicit. Observe que esta opção está indisponível se o objeto selecionado não tem coordenadas de UV explícitas.