Para criar um item Cilindro Capturado

Utilize o item Cilindro Capturado para medir um cilindro ou cilindro parcial em uma peça. Você deve capturar um mínimo de seis pontos distribuídos em torno do cilindro de superfície: os primeiros dois pontos determinam a orientação do eixo; os pontos mais alto e mais baixo capturados determinam a altura do cilindro.

Nota: Quando criação de caminho do apalpador está habilitado, você precisa especificar o método de captura para o item utilizando o diálogo de inspeção na guia Figuras. Você também pode utilizar o diálogo para visualizar e modificar alguns dos parâmetros do item.

Para criar um Cilindro Capturado:

  1. Abra um Grupo Geométrico no Diagrama de Sequência.
  2. Clique na guia Geometria > painel Figuras > 3D > Cilindro Capturado.

O diálogo Cilindro Capturado apresenta as seguintes áreas:

Nome — Insira um nome para o item. O nome é utilizado na sequência de inspeção, nas guias Relatório e Info e ao referenciar o item em outros itens.

Usar nominais — Selecione essa caixa de verificação para inserir ou modificar as nominais do item, e para comparar as medições do item com seus valores nominais. Desfaça a seleção para desabilitar comparações com as nominais do item.

Quando esta caixa estiver selecionada, um indicador Dentro da tolerância ou Fora da tolerância será exibido no ícone do item medido na sequência de inspeção. A borda da legenda do item será colorida para indicar se as medidas estão dentro da tolerância, e os valores de tolerância, nominal, desvio e erro do item serão exibidos no relatório.

Quando essa caixa de verificação não está selecionada, as caixas Nominal são desabilitadas, nenhum indicador de tolerância é exibido e nenhum valor de tolerância, nominal, desvio e erro é exibido no relatório para esse item.

Nota: Para carregar as nominais do modelo CAD, clique em e selecione da Entidade CAD. Para substituir as nominais pelas medições do item na medição atual, clique no botão e selecione Da Medição Ativa.

Visível — Selecione essa caixa de verificação para exibir o item na tela CAD.

Saída no relatório — Selecione essa caixa de verificação para incluir o item no relatório.

Sistema de coordenadas — Selecione o Alinhamento com relação ao qual as medições do item devem ser reportadas.

Para especificar o alinhamento durante a inspeção, selecione <Alinhamento Ativo>. Você pode então selecionar o alinhamento na lista Alinhamento Ativo, ou adicionar um item de Alinhamento Ativo à sequência de inspeção.

Ângulo inicial — Insira o ângulo inicial da figura com relação ao vetor de Orientação. Você pode inserir o ângulo em graus ou radianos.

Ângulo final — Insira o ângulo final da figura com relação ao vetor de Orientação. Você pode inserir o ângulo em graus ou radianos.

Nota: Os ângulos inicial e final controlam a exibição do item na tela CAD e em medição tela-cheia. Também permitem criar caminhos do apalpador para figuras parciais e exportar uma área específica de uma figura para IGES.

Lado do material — Selecione o lado a partir do qual deseja capturar a figura. Selecione:

Nota: Furo (DI) - Somente para CNC e Postiço (DE) - Somente para CNC proporcionam compatibilidade reversa para itens criados em versões anteriores do PowerInspect. Você não pode selecionar essas opções ao criar novos itens.

Algoritmo de ajuste — Selecione o algoritmo com o qual deseja calcular o item. Selecione:

Diâmetro — Insira a nominal e tolerâncias para o Raio ou Diâmetro da figura.

Cilindricidade — Insira a Máxima diferença aceitável entre os pontos com maior desvio positivo e maior desvio negativo do cilindro de melhor ajuste. Caso a diferença entre o maior desvio positivo e o maior desvio negativo exceda o valor Máximo, a cilindricidade está fora-da-tolerância.

Para medir cilindricidade, o PowerInspect primeiro calcula o cilindro de melhor ajuste, C1, através dos pontos. Passa então dois cilindros coaxiais pelos pontos mais afastados do cilindro de melhor ajuste em cada direção, mostrados como C2 e C3:

O valor de Cilindricidade é a diferença entre os raios de C2 e C3.

Vetor direção — Insira a nominal e tolerâncias para a orientação do eixo da figura.

Ponto base — Insira a posição do centro da base da figura.

Altura — Insira a altura da figura.

Orientação — Especifique o vetor a partir do qual o Ângulo inicial e o Ângulo final são calculados ao criar o caminho do apalpador para um cilindro parcial.

Auto-aceitar habilitado — Selecione essa caixa de verificação para salvar as medições do item assim que você tiver capturado o número de pontos especificado na caixa Pontos. Se você iniciou o item como parte da sequência de inspeção, o PowerInspect inicia automaticamente o próximo item. Desmarque a caixa de verificação para escolher quantos pontos capturar e salvar suas medições manualmente. Esta opção está disponível apenas quando um item não tem nenhum caminho do apalpador.

Fontes de Ponto — Selecione essa guia para utilizar pontos capturados de outros itens para medir esse item.

Por exemplo, você pode utilizar a guia para criar um cilindro medido pela combinação das medições de círculos capturados na parte superior e inferior da figura.

Para especificar as fontes para os pontos capturados, selecione um ou mais itens na lista Fontes disponíveis e então clique em para adicioná-los à lista Fontes selecionadas.

Para remover fontes, selecione os itens na lista Fontes selecionadas e então clique em .

Nota: Você pode visualizar os pontos capturados utilizados para medir o item utilizando o diálogo Pontos de Item Geométrico ou a guia Info.

Clique OK para fechar o diálogo e salvar suas alterações.