Para criar uma referência definida pelo usuário

Utilize o item Referência Definida pelo Usuário para criar uma referência aplicando uma matriz de transformação a uma referência existente.

Para criar uma referência definida pelo usuário:

  1. Clique na guia Alinhamentos e Referências > painel Referências > Definido pelo Usuário. O diálogo Referência Definida pelo Usuário é exibido.

  2. Insira um Nome para o item. O nome é utilizado na sequência de inspeção, nas guias Relatório e Infoe ao referenciar o item em outros itens.
  3. Para exibir a referência na tela CAD, selecione a caixa de verificação Visível.
  4. Na lista Referência, selecione a referência à qual você deseja aplicar a transformação.

    Alternativamente, clique em para selecionar a referência na tela CAD utilizando o mouse.

  5. Especifique a matriz de transformação para definir a referência. Clique em:
    • Rotação para inserir uma rotação em torno de um eixo especificado.
    • Translação para inserir uma translação em um ou mais eixos especificados.
    • Apagar para apagar a translação ou rotação selecionada.
    • Editar para modificar os detalhes da translação ou rotação selecionada.
    • Carregar para carregar uma transformação a partir de um arquivo .mat. O diálogo Abrir é exibido.

      Selecione o arquivo .mat ou arquivo de modelo que contém as transformações que você deseja utilizar, então clique em Abrir. As transformações são exibidas no diálogo, e qualquer transformação existente é apagada. Caso o arquivo de modelo contenha planos de trabalho, o diálogo Selecionar Plano de Trabalho é exibido. Selecione o plano de trabalho com o qual você deseja trabalhar e clique em OK.

    • De Alinhamento para carregar a matriz de transformação do SCP (Referência CAD) derivada do alinhamento atualmente selecionado. O diálogo Alinhamentos exibe os itens de alinhamento na sequência de inspeção. Por exemplo:

      Para carregar a matriz de transformação derivada de um alinhamento, selecione o alinhamento na lista e clique em OK Qualquer transformação é apagada, e a matriz derivada das medições do alinhamento é exibida.

      A matriz de transformação é calculada a partir das medições atuais na Medição ativa. Se você medir novamente o alinhamento ou se desejar utilizar medições de outra Medição, precisa carregar a matriz novamente.

      Se você estiver trabalhando com duas ou mais peças, pode utilizar essa opção para criar uma referência que mostra a origem do SCP de uma peça no sistema de coordenadas de outra peça.

  6. Para inverter os valores da transformação, selecione a caixa de verificação Inverter Matriz. Por exemplo, inverter uma matriz que apresenta uma escala de 2 e uma rotação de 30 graus em X produz uma escala de 0.5 e uma rotação de -30 graus em torno de X.
  7. Clique em Testar caso deseje comparar as coordenadas de uma posição especificada antes e depois da transformação ser aplicada
  8. Insira qualquer informação adicional sobre o item na caixa Comentário.
  9. Clique em Salvar caso deseje salvar a matriz de transformação como um arquivo .mat.
  10. Clique OK para salvar a referência e fechar o diálogo.