Para exportar caminhos do apalpador

O diálogo Exportar Caminho do Apalpador permite exportar a sequência de inspeção para um arquivo para que possa ser executado em uma máquina ferramenta OMV.

Para exportar informações de caminho do apalpador do PowerInspect:

  1. Caso deseje exportar somente caminhos do apalpador selecionados, configure um intervalo na sequência de inspeção.
  2. Clique na guia Arquivo > Exportar > Caminho do Apalpador. O diálogo Exportar Caminho do Apalpador é exibido.
  3. Complete o diálogo Exportar Caminho do Apalpador. Note que as configurações exibidas dependem da opção de Formato selecionada.
    • Formato — Selecione o formato de arquivo para a exportação. Na maioria dos casos, a opção Programa NC + arquivo CLDATA, que cria um arquivo programa NC e um arquivo CLDATA (.cxm) é utilizada. O arquivo programa NC é executado na máquina ferramenta para medir itens. O arquivo CLDATA contém detalhes do apalpador a ser utilizado para medição e detalhes dos movimentos de apalpador necessários. O arquivo CLDATA é utilizado pelo pós-processador para criar um arquivo programa NC. Esse arquivo também pode ser utilizado ao importar dados medidos de volta para o PowerInspect, por isso é importante não apagar ou mover esse arquivo.
    • Arquivo de opção pós processador — Especifica o nome do arquivo Programa NC (.pmoptz) a ser executado na máquina ferramenta. Clique em Explorar para selecionar um arquivo de opção diferente.
    • Arquivo programa NC — Especifica a pasta e nome do arquivo para o arquivo Programa NC. Para alterar a pasta, nome do arquivo e extensão do arquivo programa NC, clique no botão Explorar. Se você selecionou Programa NC + CLDATA na lista Formato, um arquivo CLDATA é criado utilizando o mesmo nome de arquivo (mas com uma extensão .cxm) e armazenado na mesma pasta.
    • Arquivo CLDATA — É exibido quando você seleciona CLDATA na lista Formato. Insira o nome do arquivo CLDATA no qual você deseja armazenar os dados exportados ou clique em Explorar para selecionar um arquivo.
    • Arquivo XML — É exibido quando você seleciona XML Nativona lista Formato. Insira o nome do arquivo XML no qual você deseja armazenar os dados exportados ou clique em Explorar para selecionar um arquivo.
    • Pt Apalpador p/ Saída — Selecione uma opção para especificar se você deseja exportar informações do caminho do apalpador relacionadas à ponta do apalpador ou centro do apalpador.
    • Nome da peça — Insira o nome da peça com a qual os caminhos do apalpador se relacionam.
    • Número da ferramenta — Insira o número da ferramenta a ser utilizada ao executar os caminhos do apalpador. Isso configura o número da ferramenta e o número de offset da ferramenta.
    • Comprimento total — Se você estiver utilizando um dispositivo de medição que apresente eixos rotativos sem suporte RTCP, utilize essa caixa para especificar a distância da ponta do apalpador à face de calibre do eixo.
    • Coordenadas de saída — Especifique o sistema de coordenadas no qual você deseja exportar os caminhos de apalpador. Selecione:

      <último calculado> para utilizar o último alinhamento medido na sequência de inspeção. Caso nenhum alinhamento tenha sido medido, ou caso <sem medição> esteja selecionado na guia Medição > painel Atual, o SCP (Referência CAD) é exportado.

      Alinhamento inicial para utilizar o alinhamento aplicado ao SCP (Referência CAD) para definir a relação entre o SCP (Referência CAD) e a Referência de Máquina.

      Alinhamento medido para utilizar o alinhamento especificado. Por exemplo, caso a sequência de inspeção contenha um alinhamento SPR que tenha sido aprimorado utilizando um Melhor Ajuste, ambos estão disponíveis para seleção.

      Referência para utilizar um item de referência medido.

    • Ignorar alinhamento ativo — Quando você já tiver medido o alinhamento para a sequência de inspeção, o PowerInspect utiliza os resultados para criar uma transformação que reposiciona o caminho do apalpador. Se você estiver utilizando uma máquina três-eixos, selecione essa caixa de verificação para evitar que a transformação seja aplicada às coordenadas de saída.
    • WPCS — Insira o nome do sistema de coordenadas do trabalho (WPCS) que você deseja que o dispositivo de medição utilize para a inspeção.
    • Nota: Em alguns dispositivos de medição, o WPCS é chamado referência ou origem.
    • Abrir arquivo com seu programa preferido — Selecione essa opção para visualizar o arquivo exportado.

      Se você selecionou a opção Programa NC + arquivo CLDATA, o arquivo programa NC é aberto.

      Para outras opções de formato, um arquivo CLDATA (.cxm) ou XML (.xml) é aberto. Quando você especifica um aplicativo preferido para visualizar arquivos de Programa NC, o arquivo é exibido utilizando esse aplicativo. Quando você não seleciona um aplicativo ou Seleciona o programa manualmente, o diálogo Abrir Com é exibido, e você precisa selecionar um aplicativo manualmente.

    • Abrir pasta recipiente — Selecione essa opção para exibir o conteúdo da pasta em que o arquivo de exportação é criado.
  4. Clique OK para exportar o caminho do apalpador.
  5. Caso uma mensagem seja exibida informando que uma transformação nominal foi aplicada à sequência de inspeção, verifique se a peça está corretamente alinhada para ser utilizada com a transformação e clique em:
    • Continuar para exportar o caminho do apalpador com a transformação.
    • Abortar para cancelar a exportação e modificar o alinhamento inicial ou desfazer a transformação.

Quando a exportação for concluída, transfira o arquivo de Programa NC para o controlador da máquina ferramenta e execute na máquina.