Utilize a página Especificar Bloco do Eletrodo para especificar o bloco usado para fabricar o eletrodo. Esse tópico cobre as opções exibidas quando o item é um sólido ativo e seu modelo também contém um sólido de eletrodo pré-selecionado com uma base.
A base, formada pela parte superior do bloco, pode incluir ou interagir com um suporte de eletrodo. Se você estiver criando um eletrodo de queima de vetor que possa exigir um suporte especializado, clique em
para especificar os detalhes da queima de vetor, antes de especificar o bloco. Para simular o movimento de queima do eletrodo, clique em
.
Para especificar o bloco, você pode:
- Clique no botão
/
para especificar se deseja criar um bloco retangular ou circular.
- Insira valores nestas caixas para especificar as cotas do bloco:
- Comprimento — Para especificar o comprimento de um bloco retangular.
- Largura/Diâmetro — Para especificar a largura de um bloco retangular ou o diâmetro de um bloco circular.
- Altura — Para especificar a altura do bloco.
Dica: Altura, Espessura e Alt. Base estão relacionadas. Se você alterar um valor, outro valor também será alterado. Para obter mais detalhes, consulte Dicas para a criação de eletrodos.
- Selecione uma opção na lista de Material para especificar o material do bloco. Escolha entre cobre ou três tipos de grafite:
Nome
|
Classe
|
Tamanho do grão
|
Grafite-1
|
Alta
|
< 3 m
|
Graphite-2
|
Média
|
3-10 m
|
Graphite-3
|
Baixa
|
> 10 m
|
Essas graduações são utilizadas pela página Família de Eletrodo para determinar os valores recomendados para as submedidas.
Dica: Você pode adicionar novos materiais a esta lista usando o arquivo alias de materiais.
- Insira um valor em Alt. Base para especificar a altura da base.
- Insira um valor em Espessura para especificar a espessura mínima de Z que é usinada do bloco. Esse valor representa a quantidade de resíduos; definindo uma pequena Espessura, você pode minimizar o desperdício de material e a quantidade de usinagem necessária. Somente utilize uma espessura zero se o bloco tiver sido pré-usinado para o acabamento de superfície desejado.
- Clique em
para rotacionar automaticamente o bloco do eletrodo para a melhor posição. Alternativamente, insira um valor em Rotação para especificar o ângulo ao qual o bloco rotaciona em torno do eixo Z.
Dica: Se você rotacionar o bloco, pode ser capaz de especificar um bloco menor para o eletrodo. Isso pode reduzir a quantidade de material desperdiçado e também economizar tempo de usinagem.
- Selecione uma opção a partir da lista de Referência para especificar a face do eletrodo onde a referência estiver localizada. Então, utilize os botões de opção para selecionar onde a referência é posicionada na face. A referência fornece a posição do eletrodo no modelo e é utilizada para propósitos de usinagem.
- Insira as coordenadas X, Y e Z para especificar a posição da referência em relação à área de trabalho atual. Se você alterar esses valores, a base do eletrodo é movida com relação à referência. Por exemplo:
Referência no meio da face inferior
Base do eletrodo
Movimente a referência como mostrado abaixo:
A base também é movida:
A coordenada Z está disponível somente se você selecionar Topo da Base ou Fundo da Base na lista de Referência. Se você modificar o valor Z, a altura da base é alterada.
Nota: Para configuração EDM, os valores de posição real são arredondados para o valor mais próximo de 0.1mm/0.01 polegada/10 milésimos.
Se você clicar em
para sair do assistente, eletrodo e base são criados como sólidos separados e permanecem selecionados. Você pode modificar os sólidos, adicioná-los e acessar o Assistente de Eletrodo novamente. Isso registra os sólidos como um eletrodo.