Para especificar as opções avançadas de criação de superfície ao usar as opções De Rede de Curvas, De Curvas Separadas ou Curva-Diretriz, clique em Avançado em Criador de superfície para exibir um diálogo de opções avançadas, como Opções de Rede de Curvas:
As opções que aparecem no diálogo dependem do método de criação de superfície selecionado e incluem uma combinação do seguinte:
Esta opção está disponível para uso com superfícies de curvas fechadas separadas e de curva-diretriz com seções fechadas. Quando selecionada:
Se esta opção estiver selecionada, qualquer curva guia previamente selecionada será desmarcada.
- Usar NURBS — Selecione esta opção para criar uma superfície NURBS em vez de uma power surface.
- Fechar Curvas Longitudinalmente — Cria uma superfície fechada a partir do modelo de arames. Por exemplo, considere o seguinte modelo de arames:
Com esta opção desmarcada, a superfície à esquerda
será criada a partir do modelo de arames. Com a opção selecionada, a superfície à direita
será criada.
- Paralelo à curva-diretriz — Essa opção está disponível quando uma curva diretriz está selecionada. Quando ativa, longitudinais saem e entram nas laterais com a mesma direção de tangente que a curva diretriz. Por exemplo, considere o seguinte modelo de arames:
As seguintes superfície são criadas com Paralelo à curva-diretriz desmarcado
e selecionado
.
- Manter largura constante — Se selecionada, a espessura da forma da superfície é mantida ao adicionar pontos extras à região complexa da curva-diretriz.
- Suavização de Descontinuidade da Curva Diretriz — Se o ângulo de descontinuidade for menor que o valor inserido aqui, todas as descontinuidades de tangência serão suavizadas ao gerar a superfície de curva-diretriz. O modelo abaixo mostra o resultado se a descontinuidade da curva diretriz for maior que o ângulo de Suavização de descontinuidade da curva.
Se você aumentar o ângulo de Suavização de Descontinuidade da Curva Diretriz,as descontinuidades de tangência serão suavizadas.
- Interpolação Curva-Diretriz — Controla como laterais são orientadas com relação à curva diretriz.
- Direção de Referência — Laterais são orientadas com relação a uma direção de referência, que é definida como sendo aproximadamente perpendicular a toda a curva diretriz. Porções de cada lateral perpendiculares à curva diretriz são criadas de forma correspondente, ligadas por longitudinais. Novas laterais são alinhadas para ajustarem-se à orientação. Esta opção é melhor para uma curva diretriz plana ou ligeiramente 3D.
- Curvatura — Laterais sucessivas são orientadas de forma a deformarem-se o mínimo possível ao longo da curva diretriz. Esta opção é mais indicada para uma curva diretriz reta ou que se posicione inteiramente em um plano.
- Direção de Referência Manual — A direção de referência é alinhada com o eixo Z do plano de trabalho ativo sem fazer referência à curva diretriz. Esta opção é recomendada apenas para usuários avançados.
- Helicoidal — Utilize essa opção para criar superfícies de varredura helicoidais.
Por exemplo, considere o seguinte modelo de arames.
A superfície abaixo é criada com interpolação Helicoidal.
- Direção de Alinhamento Manual — Alinha e rotaciona em torno do eixo Z do plano de trabalho ativo.
- Variação Lateral Mínima — Minimiza as alterações de alinhamento de uma lateral para a outra.
- Ajuste de aresta — As opções de ajuste de aresta determinam como as curvas de superfície são ajustadas à sua nova superfície. Escolha uma opção entre as seguintes:
- Comprimento do Arco
- Direção da Tangente
- Largura da Curva
- Nenhum
- Repoint
Dica: Para controlar onde os pontos estão na superfície, projete cada curva com o mesmo número de pontos e selecione Nenhum na lista correspondente da borda. A superfície será criada com pontos em cada lateral somente nos pontos que você forneceu.
- Interpolação Interior - Determina a curvatura de novas laterais e longitudinais adicionadas à rede. Escolha entre:
- Tangencial — preserva direções tangentes o quanto possível pelos segmentos. Se tangentes no início e fim de segmentos forem paralelas, então tangentes intermediárias serão também paralelas. Se elas se posicionam no mesmo plano, então as tangentes intermediárias estarão também no mesmo plano. Esta opção é automaticamente utilizada quando Tangente às superfícies está selecionada, e é recomendada para a maioria dos outros casos.
- Linear — para unir as arestas opostas de remendos por linhas semelhantes em forma às curvas existentes nas laterais do remendo. Esta opção é recomendada para superfícies torcidas com arestas retas.
Por exemplo, considere o seguinte modelo de arames.
As seguintes superfície são criadas com as opções Tangencial e Linear.
- Tolerância de Canto — Insira um valor que é utilizado para decidir se um ponto onde dois objetos em modelo de arames se cruzam é um ponto de canto de uma curva de superfície.
- Previsão — Exibe a superfície criada utilizando as configurações atuais no diálogo. Você pode continuar a alterar as configurações no diálogo até que esteja satisfeito com a superfície pré-visualizada.
- Aplicar — Salva a superfície. O diálogo permanece aberto para que você selecione mais objetos em arame e continue a criação de superfícies.
As caixas de diálogos de opções avançadas específicas são exibidas quando você usa os métodos de criação de superfícies Preenchimento, Dois caminhos ou Plano de Melhor Ajuste.