Opções de ajuste de aresta determinam como curvas de superfície são ajustadas à sua superfície a partir do seu modelo de arames selecionado.
O PowerShape cria uma rede inicial de laterais e longitudinais com base no modelo de arames selecionado.
Considere o seguinte modelo de arames:
A rede inicial desse modelo de arames é mostrada abaixo:
Em seguida, o PowerShape verifica se cada ponto está situado na junção de uma lateral e uma longitudinal e adiciona curvas e pontos de superfície extras conforme necessário. O modo como o PowerShape faz isso depende da opção de ajuste de aresta selecionada. Você pode escolher entre as seguintes opções:
Se os segmentos tiverem o mesmo número de pontos, então as novas curvas passam através dos pontos correspondentes. Nenhum novo ponto é adicionado à superfície.
O PowerShape verifica pontos de forma semelhante à opção Comprimento do Arco, a única diferença é que as direções de tangente nos pontos são comparadas.
Como resultado, as novas curvas seguem figuras como cantos, em vez de serem espaçadas de forma equidistante no modelo de arames fornecido.
As imagens a seguir mostram o modelo de arames original , as superfícies criadas com a direção da tangente
e as opções de comprimento do arco
. Com a opção de direção da tangente, os pontos são ajustados onde as direções de tangente são iguais.
Se um ponto estiver posicionado a x% ao longo de um segmento, o PowerShape verificará se os pontos estão posicionados a aproximadamente x% ao longo dos segmentos correspondentes.
Selecione Repoint para redistribuir os pontos dentro de cada segmento, de modo que os segmentos tenham aproximadamente a mesma forma. Também são adicionados pontos para que cada curva tenha o mesmo número de pontos da curva com mais pontos.
Por exemplo, considere o seguinte:
|
|
|
|
Se os segmentos apresentarem números diferentes de curvas guia, a superfície será criada com a opção padrão Comprimento do Arco.