Criação de morph utilizando a guia Curva

Este método permite esboçar uma curva sobre o modelo ou em torno dele e deformar a curva para alterar a forma do modelo. Alternativamente, você pode selecionar duas curvas apropriadas. Esse método proporciona um controle maior do que o método de ponto sobre a forma da saliência resultante.

Utilize a guia Curva da caixa de diálogo Morph para selecionar a curva e especificar o morph:

  1. Selecione ou crie uma curva sobre o modelo ou em torno dele. Essa curva é chamada curva de referência e pode ser editada para curvar ou esticar o modelo. Caso uma curva apropriada já exista, pode ser selecionada como de costume. Caso contrário, crie uma curva apropriada utilizando os botões de curva na caixa de diálogo:
    • — Crie uma curva Bézier para definir o morph.
    • — Crie uma curva B-spline para definir o morph.
    • — Trace uma curva para definir o morph.

    Por exemplo, o modelo de bloco abaixo tem uma curva de referência esboçada ao longo de uma aresta:

  2. Ao esboçar a curva, o diálogo Esboçar curva é exibido. Selecione Finalizar nesta caixa de diálogo para concluir a curva e iniciar o morph dinâmico.
  3. Clique em um ponto na curva e utilize as alças de curva para alterar a forma dela.

    A distorção é aplicada de forma que os pontos na curva original são movidos para o ponto correspondente na curva editada e o modelo é distorcido de forma semelhante. O gráfico será atualizado quando as alças de curva forem liberadas. O modelo original é exibido em modelo de arames e o modelo distorcido com sombreamento

  4. Dica: Ao selecionar ou criar a curva de referência: curvas com menos pontos são mais fáceis de editar e fornecem melhores resultados de distorção; os pontos na curva devem ser colocados para proporcionar flexibilidade em áreas onde é necessário controlar a distorção; descontinuidades e cantos acentuadamente curvados na curva podem causar dobras ou ondulações no modelo de morph.
  5. Selecione a opção Limitar extensão do morph para aplicar morph a uma região localizada do modelo, mantendo o restante do modelo inalterado.

    Um cilindro transparente ou um par de planos paralelos indica a região afetada do modelo. É possível arrastar esses indicadores para alterar a região afetada e a forma do modelo. O modelo abaixo mostra o efeito de usar essa opção:

    • O modelo original .
    • Distorção com a opção Limitar extensão do morph desmarcada.
    • Distorção com a opção Limitar extensão do morph marcada.

  6. Clique em Mais para exibir opções adicionais na caixa de diálogo relacionadas à forma das distorções criadas quando o morph é limitado:

  7. Selecione a opção Estender ambos os lados para estender o modelo em duas direções em relação à curva . Desmarque esta opção para manter a distorção constante ao longo de um eixo controlado pelo plano principal atual . Se não existir nenhum plano de trabalho no modelo, o plano de trabalho Global será utilizado.

  8. Dica: O plano principal é selecionado clicando num botão na barra de status. Se você deseja selecionar o plano principal YZ, selecione o botão com um X .
  9. Clique em Próxima Solução para circular por várias formas diferentes possíveis para a saliência que foi criada com a aplicação de limites a uma distorção. Circule pelas quatro possíveis soluções e selecione a que melhor corresponde às suas necessidades.
  10. Clique em Avançado para exibir opções adicionais que permitem selecionar separadamente as duas curvas a serem utilizadas no morph. Esta opção também permite utilizar uma curva ou uma superfície para limitar a região afetada pelo morph.
  11. O modelo é atualizado dinamicamente conforme você realiza as alterações. Clique em Prever para atualizar a vista se o modelo estiver distorcido e garantir que ele reflita todas as alterações.
  12. Clique OK para criar o morph.