Zona e espaços são componentes independentes usados em conjunto para obter um resultado comum.
Projetos MEP sempre tem ao menos uma zona, a zona Padrão. Quando os espaços são inicialmente colocados em um projeto, eles são adicionados à zona padrão. Quando você atribui um espaço a uma zona que criou, o espaço é removido da zona Padrão. Ao trabalhar com um modelo vinculado, todas as zonas e espaços devem estar no arquivo hospedeiro (local). A fase de uma zona deve corresponder à fase de espaços adicionados a ela. Depois que todos os espaços foram atribuídos a zonas, você trabalha com zonas para modificar, mover, renomear, reatribuir, programar, aplicar um esquema de cores e excluir zonas. A zona padrão não pode ser excluída.
Propriedades da zona: coleta informações de espaços, como os pontos de definição de temperatura de aquecimento e resfriamento que, juntamente com as Propriedades de espaço, são usadas com uma análise dos sistemas para determinar os requisitos de energia da construção.
Quando não há espaços atribuídos a uma zona, ela é não delimitada. É possível criar zonas à medida que forem necessárias, ou é possível criar zonas não delimitadas que satisfaçam os requisitos de ambiente para áreas em um projeto e adicionar espaços mais tarde. Zonas não delimitadas podem ser criadas para fins de projeto, para zonas de proteção contra incêndio ou para reter informações de zona. Zonas não delimitadas retêm as propriedades da zona que você especificar e é possível movê-las (arrastar) dentro de uma vista para fins de projeto. Somente zonas não delimitadas pode ser movidas. Depois que um espaço é atribuído (adicionado) a uma zona, ela é delimitada por espaços atribuídos a ela e não pode ser movida. Diferentemente de um espaço, uma zona não delimitada não irá efetuar o snap para uma área delimitada. No entanto, a zona não delimitada pode ser movida sobre uma área delimitada para fins de projeto.
Zonas em um edifício comercial