No painel MAXScript da caixa de diálogo Configurações de preferência, você pode definir as preferências de MAXScript e Macro Recorder, ativar ou desativar o carregamento automático de scripts, definir o tamanho inicial da pilha, alterar estilo e tamanho da fonte usada no editor do MAXScript e gerenciar todas as configurações do Macro Recorder.
Você também pode alterar essas configurações editando a seção [MAXScript] do arquivo 3dsmax.ini.
Selecione Ajuda Ajuda do MAXScript para obter mais detalhes sobre o MAXScript.
Você pode carregar scripts automaticamente de duas formas. Pode criar um arquivo chamado startup.ms que contém o código de inicialização. O MAXScript procura esse arquivo nestes locais e nesta ordem: diretório de scripts do usuário, diretório de scripts de inicialização do usuário, diretório de scripts do sistema do 3ds Max e diretório de scripts de inicialização do sistema do 3ds Max. O MAXScript para de procurar após encontrar a primeira ocorrência de startup.ms.
Você também pode colocar os arquivos de script a serem carregados automaticamente no diretório \startup, nos scripts de inicialização do usuário. O MAXScript carrega qualquer arquivo de script com as extensões de nome de arquivo .ms, .mcr, .mse e .mzp. Se você quiser que um script seja ignorado na inicialização, poderá atribuir-lhe a extensão .mxs, não carregada na inicialização mas reconhecida como script executável pelo Editor MAXScript.
Se você tem um arquivo startup.ms e arquivos de carregamento automático no diretório \startup, o MAXScript sempre carregará primeiro o arquivo startup.ms.
O MAXScript suporta uma forma limitada de variáveis. Você declara que um determinado global é persistente e o valor que ele contém é sempre salvo e restaurado nos arquivos de cena da forma como são abertos e fechados. Dessa forma, por exemplo, você pode manter referências diretas a objetos na cena em variáveis. Essas referências se moverão no salvamento e recarregamento da cena.
Escolha uma fonte para o MAXScript Editor
Selecione um tamanho de fonte para o MAXScript Editor.
Abre o Ouvinte se um script enviar a saída para um valor WindowStream sem janela associada. Isso requer uma extensão MAXScript.
Quando estiver ativada e editando um script, a barra de título da janela de scripts mostra o nome do arquivo e o caminho do arquivo inteiro. Quando desativado, a barra de título mostra somente o nome do arquivo de script.
Desative essa opção se encontrar uma incompatibilidade com um script existente.
Quando desativado, o que for especificado no arquivo de recurso como o valor é usado no script. Se o arquivo de recurso contiver valores incorretos, você poderá terminar com erros de análise difíceis de serem descobertos.
Após terminar a configuração do arquivo de recurso, desative esta opção. Neste ponto, você sabe que o arquivo é válido e terminou de editar o arquivo; portanto, não é necessário gastar tempo validando o arquivo.
O MAXScript utiliza sua própria memória funcional (chamada de pilha) fora da memória que o 3ds Max aloca. Você pode adicionar à pilha a qualquer momento, aumentando o valor aqui.
Os controles nesse grupo grande destinam-se à gravação de macros. Consulte Macro Recorder.
O 3ds Max é iniciado com o Macro Recorder desativado e um painel do Macro-Recorder minimizado na janela de ouvinte do MAXScript.
Você pode também ativar o Macro Recorder ativando o MAXScript Macro Recorder ou ao ativando a opção Ativar no menu Macro Recorder existente na barra de ferramentas do Ouvinte do MAXScript.
Esse estado é armazenado no arquivo 3dsmax.ini. A ativação da opção a mantém ativada nas reinicializações do 3ds Max.
Os parâmetros de Geração de código são referentes a se o script emitido é relativo à seleção, se possível, ou se ele contém referências de objetos. Tornando o script relativo à seleção, você pode aplicar o script gravado a uma seleção diferente, tornando-o assim mais genérico. O modo absoluto sempre funciona nos mesmos objetos, independentemente da seleção atual.