Sobre o Autodesk DWG Migration for Docs

Use o Autodesk® DWG Migration for Docs para carregar dados de projeto no Autodesk Docs com eficiência.

O aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs oferece orientação durante todo o processo de migração de dados, incluindo verificações de integridade de dados, correções e carregamento. Ele permite limpar os problemas de integridade dos dados para que o processo de carregamento possa ser concluído com êxito e eficiência.

Para utilizar esta ferramenta, os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos:

Para obter mais informações sobre como usar a ferramenta, consulte Para migrar arquivos para o Autodesk Docs usando o Autodesk DWG Migration for Docs.

O Autodesk DWG Migration for Docs executará uma verificação da integridade dos dados nos conjuntos de dados que você selecionou para carregar e identificará os problemas que existirem no conteúdo, se for o caso. Consulte as seções a seguir para obter detalhes sobre cada tipo de problema.

Dica: Como um complemento ao aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs, você pode usar o Explorador de referências para examinar as dependências dentro do conjunto de dados.

Como resolver problemas de integridade dos dados

O DWG Migration for Docs orienta o processo de manutenção da integridade dos dados, incluindo verificações e correções de problemas. A ferramenta Reparar problemas de integridade dos dados locais foi projetada para rastrear vínculos e referências circulares desfeitos. Dados relacionados também são relatados para resolver possíveis vínculos desfeitos depois que os dados locais são migrados para o Docs. Os problemas de integridade dos dados que podem ser resolvidos incluem:
  • Referências ausentes nos desenhos locais. Após a migração, referências ausentes em um projeto da nuvem podem levar a inconsistências de dados, problemas de funcionalidade, problemas de dependência e dificuldades de manutenção, afetando o desempenho do sistema e a eficácia geral do projeto.
  • Dados relacionados. Quando os arquivos referenciados não se encontram na mesma pasta que está sendo migrada (ou dentro de uma de suas subpastas), eles não são carregados junto com o arquivo host, gerando vínculos desfeitos.
  • Referências circulares. Isso resultará em diversos problemas de colaboração.
  • Caminhos absolutos. Quando os arquivos são compartilhados entre vários usuários ou entre sistemas diferentes, os caminhos absolutos não são resolvidos corretamente em todos os sistemas, levando a vínculos desfeitos e erros.

Para obter mais informações, consulte Para migrar arquivos para o Autodesk Docs usando o Autodesk DWG Migration for Docs.

Tipo de problema: referências ausentes

Ao transferir arquivos com referências, o Desktop Connector tenta encontrar todos os arquivos referenciados. Se a migração for executada sem corrigir as referências ausentes, o Desktop Connector exibirá a seguinte notificação: "Falha ao coletar referências. Um ou mais arquivos referenciados podem ter sido excluídos, ou talvez você não tenha permissão de leitura."

Esse erro indica que os arquivos referenciados não foram encontrados.

Isso é um problema porque as referências ausentes não serão carregadas no Autodesk Docs. Isso resultará em vínculos quebrados nos desenhos host armazenados no Autodesk Docs.

Como corrigir esse problema:

Tipo de problema: dados relacionados

Ao transferir arquivos host com referências, o Desktop Connector avalia a posição relativa dessas referências em relação ao host.

Quando os arquivos referenciados não estão localizados na mesma pasta que está sendo migrada (ou dentro de uma de suas subpastas), eles são considerados "dados relacionados" e não serão carregados junto com o arquivo host.

Trata-se de um problema, pois os dados relacionados são considerados como fora do conjunto de migração. Assim, os arquivos afetados serão excluídos da migração e os caminhos para os arquivos referenciados não serão resolvidos dentro do arquivo host. Isso representa um problema de integridade de dados e resultará em referências quebradas no conjunto de dados migrado.

Como corrigir esse problema:

Tipo de problema: referências circulares

Uma sequência de referências aninhadas que volta a se referir a ela mesma é considerada uma referência circular. Por exemplo, se o desenho A fizer referência ao desenho B, que faz referência ao desenho C, que faz referência ao desenho A, a sequência de referência A>B>C>A será uma referência circular.

Este é um problema porque referências circulares podem resultar em problemas ao baixar e carregar documentos por meio do Desktop Connector, além de afetar o desempenho.

Como corrigir esse problema:

Este tipo de problema é considerado informativo porque não pode ser resolvido no aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs. É recomendado, mas não é necessário remover referências circulares, se possível. Para remover referências circulares:

  1. Use o Autodesk DWG Migration for Docs para verificar se há referências circulares no conjunto de dados selecionado.
  2. Abra os arquivos afetados no aplicativo de criação, como o Civil 3D ou o AutoCAD.
    Nota: É possível clicar no nome do arquivo para expandir o mapa de dependência e revisar as referências.
  3. Remova as referências que resultam em uma dependência circular.
  4. Salve os arquivos.
  5. Clique no botão Reexaminar para consumir as alterações.

Tipo de problema: caminho de arquivo longo

O Desktop Connector não aceita caminhos de arquivo com mais de 244 caracteres. Para obter mais informações, consulte Docs - Caminhos longos.

A notificação a seguir será exibida quando você tentar carregar um arquivo em um Desktop Connector que exceda os limites de caracteres: "A operação resultaria em um caminho muito longo. O caminho não pode ter mais de 244 caracteres."

Este é um problema porque tentar carregar um arquivo em um localização que excede os limites de caracteres causará uma falha na ação pendente e o arquivo não será carregado.

Como corrigir esse problema:

Este tipo de problema é considerado informativo porque não pode ser resolvido no aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs. Para resolver o problema:

  1. Reorganize a estrutura de pastas ou altere o nome do arquivo usando o Windows Explorer para que os caminho resultante fique abaixo do limite.
  2. Clique no botão Reexaminar para consumir as alterações.

Se a reorganização da estrutura de pastas não for suficiente para manter o caminho abaixo do limite, considere a possibilidade de escolher um diretório mais curto como localidade de destino do Autodesk Docs.

Tipo de problema: nome de arquivo duplicado

Em cenários raros onde os conjuntos de dados contêm vários arquivos de origem com o mesmo nome armazenados localmente em caminhos diferentes, a resolução dos tipos de problemas anteriores (referências ausentes, dados relacionados) pode gerar um problema de nome de arquivo duplicado.

Isso ocorre quando dois arquivos de origem com o mesmo nome são selecionados para serem armazenados na mesma localização de destino do Autodesk Docs. Os arquivos com o mesmo nome podem representar exatamente o mesmo arquivo, versões diferentes do mesmo arquivo ou arquivos totalmente diferentes que compartilham o mesmo nome.

Trata-se de um problema porque carregar dois arquivos com o mesmo nome no Desktop Connector resultará em falhas nas ações pendentes e/ou substituições de arquivos inesperadas.

Como corrigir esse problema:

Tipo de problema: arquivos incompatíveis

Os tipos de arquivo compatíveis e não compatíveis estão documentados no tópico Arquivos compatíveis.

A tentativa de carregar tipos de arquivo não compatíveis é um problema porque causará uma falha na ação pendente no Desktop Connector.

Esse tipo de problema é considerado informativo porque não requer a entrada do usuário. O aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs excluirá tipos de arquivo não compatíveis do processo de carregamento.

Práticas recomendadas para migrar projetos de atalho aos dados do Civil 3D

Ao migrar um projeto de atalho aos dados do Civil 3D usando o Autodesk DWG Migration for Docs, as informações de referência de dados (DREF) nos desenhos host serão automaticamente atualizadas para apontar para os novos caminhos no Autodesk Docs, mas as informações nos arquivos .xml de atalho aos dados não serão atualizadas. Isso não afetará o mecanismo de atalho aos dados, desde que os desenhos de origem sejam armazenados na pasta a ser migrada e o caminho relativo para a pasta de trabalho permaneça o mesmo após a migração. Nesses casos, a referência de dados aos atalhos será encontrada e resolvida no Civil 3D para outros usuários com permissões suficientes.

As seguintes condições podem levar a atalhos quebrados após a migração:

Para resolver referências quebradas após a migração, use o Editor de atalhos aos dados para especificar o caminho no Autodesk Docs onde o desenho de origem está localizado.

Nota: O caminho original contido nos arquivos .xml de atalho aos dados é exibido para todos os atalhos no Editor de atalhos aos dados. Assim, você não observará alterações nesse caminho depois de carregar o projeto no Autodesk Docs. Se desejado, todos os caminhos podem ser corrigidos para apontar para o caminho do Autodesk Docs após o término da migração.

Considerações e práticas recomendadas para migrar conjuntos de dados grandes ou complexos

Há algumas operações no aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs (como verificar a integridade dos dados, corrigir várias referências ausentes, preparar a lista para carregamento e navegar para uma pasta no Autodesk Docs) em que pode haver atrasos de processamento. Esses atrasos são maiores quando o conjunto de dados contém muitos arquivos e pastas. Nesse caso, aguarde até que o aplicativo termine o processamento.

Além disso, o Autodesk DWG Migration for Docs copia as pastas e os arquivos selecionados para o espaço de trabalho do Desktop Connector e depois emprega o Desktop Connector no processo de carregamento. Os dois processos podem ser demorados no caso de conjuntos de dados grandes e/ou complexos. Por esse motivo, é recomendável usar o Autodesk DWG Migration for Docs quando o Desktop Connector não estiver sendo usado para outros processos (não deve haver ações pendentes). As seguintes operações devem ser evitadas ao executar uma migração: abrir e salvar desenhos, arrastar e soltar pastas no Desktop Connector e executar várias instâncias do aplicativo.

Embora o Autodesk DWG Migration for Docs possa identificar todos os problemas de integridade de dados de um determinado conjunto de dados, pode ser contraproducente corrigi-los todos no aplicativo se houver um número elevado de problemas. Se você tiver um conjunto grande de dados (em tamanho ou no número de arquivos) onde se encontram muitos problemas de caminho longo, referências ausentes e dados relacionados, considere a possibilidade de usar algum tempo para reorganizar pastas e corrigir referências localmente, depois use o botão Reexaminar para consumir as alterações. Quanto mais problemas precisarem ser corrigidos, mais tempo levará para que o aplicativo conclua todos os processos (incluindo a fase de carregamento, que pode consumir largura de banda em excesso).

Use a lista de exclusão para filtrar arquivos (.log, .tmp, .err e assim por diante) que não serão mais necessários e aumentarão o tempo de processamento. De forma semelhante, é possível limpar a seleção de pastas inteiras do conjunto de dados local, se desejado.

Evite o máximo possível de referências circulares, especialmente se elas contiverem muitos níveis aninhados, pois isso pode aumentar o tempo de carregamento. Se a relação circular for necessária, considere removê-la temporariamente para a migração e torne a adicioná-la depois que os arquivos forem armazenados no Autodesk Docs.

Problemas conhecidos no aplicativo Autodesk DWG Migration for Docs