Após clicar em na caixa de diálogo Deslocamentos, uma nova caixa de diálogo para definir um deslocamento é exibida.
A caixa de diálogo Novo deslocamento tem duas guias:
Na guia Absoluto, um valor de deslocamento é definido especificando um valor de deslocamento na direção dos eixos selecionados. Esse valor de deslocamento não é alterado, independentemente das operações executadas nos elementos nos quais o deslocamento foi definido.
Na guia Relativo, um valor de deslocamento é definido em relação a outros objetos existentes. Um recurso básico desse tipo de deslocamento ajusta automaticamente um objeto para objetos que já existem. (Ajustando o comprimento de um objeto selecionado a outros objetos definidos, ou seja, o comprimento aumenta ou diminui, bem como alterando a posição de um objeto com relação a outro).
A diferença entre o deslocamento absoluto (manual) e relativo (automático) é mostrada nos dois exemplos seguintes:
Alteração de uma seção de uma coluna adjacente a uma viga
Após a geometria da conexão viga-coluna ser definida, um deslocamento igual à metade da altura da seção da coluna é definido.
Após alterar a seção da coluna, o deslocamento não é atualizado. O valor de deslocamento ainda é igual à metade da altura da seção anterior.
Após a geometria da conexão viga-coluna ter sido definida, um deslocamento igual à metade da altura da seção da coluna será definido.
Após alterar a seção da coluna, o deslocamento será atualizado para a nova seção da coluna. Os elementos se ajustam uns aos outros.
Alteração da posição de um objeto com relação a um objeto selecionado
Uma conexão viga-viga.
Após alterar a seção da viga, o deslocamento não será atualizado. O valor de deslocamento não é alterado.
Uma conexão viga-viga.
Após alterar a seção da viga, o deslocamento será atualizado para a nova seção da segunda viga. Os elementos se ajustam uns aos outros.
Descrição da guia Absoluto:
UX – Início, UX – Fim, UY – Início, UY – Fim, UZ –Início e UZ – Fim.
Consulte também:
Definição de deslocamento no sistema local/global
A guia Relativo tem duas partes: Seção transversal e Comprimento do membro.
Define automaticamente um deslocamento para barras de estrutura. O deslocamento é definido por um deslocamento de um eixo da barra para dimensões extremas de seção (somente). Um deslocamento automático é definido na caixa de diálogo Posição em relação à seção que é aberta após clicar em Posição da seção.
É possível encontrar informações sobre o deslocamento de seção com relação ao eixo (vz,vpz,vy,vpy,0) no botão Posição da seção.
Define automaticamente um deslocamento para barras de estrutura. O deslocamento é definido selecionando um objeto ao qual o deslocamento se refere adicionalmente. Esse objeto pode ser uma barra e um painel definidos em uma estrutura. Esse tipo de deslocamento é definido na caixa de diálogo Posição do eixo com relação à seção que é aberto após clicar em Deslocamento do eixo.
Para esse tipo de deslocamento, você deve fornecer o número de um objeto de referência. É possível inserir o número do objeto (barra ou painel) no campo ou é possível selecionar o objeto na área de desenho.
É possível encontrar informações sobre o objeto de referência (seção) e o valor de deslocamento: vy, vpy, vz, vpz, 0 no botão Deslocamento do eixo.
O comprimento do membro tem duas listas de seleção. A primeira lista se refere ao início do membro; enquanto a outra se refere ao final do membro. A lista inclui as posições seguintes: no eixo, reduzir comprimento e aumentar comprimento.
Operação do deslocamento relativo:
O deslocamento relativo (aumento/redução do comprimento) é calculado automaticamente. Seu valor é a maior dimensão transversal de todos os elementos adjacentes a um determinado nó. Quando um elemento é definido em um ângulo, a projeção de dimensões no eixo X do elemento adjacente é considerada e o comprimento do elemento é reduzido ou aumentado para ajustar a dimensão resultante da projeção.
De forma similar ao deslocamento da seção com relação a um eixo, especifique o ponto no objeto de referência, com o qual deseja associar o eixo do elemento ao qual um deslocamento está atribuído. Esse deslocamento é destinado a casos típicos, como terças suportadas por uma viga em arco.