Essa opção permite a definição de carga de coluna. Ela está disponível:
Uma vez selecionada a opção, a caixa de diálogo mostrada abaixo aparecerá na tela (a caixa de diálogo abaixo é para a norma ACI 318).
Nos módulos de CA, é possível trabalhar com cargas de duas maneiras:
As cargas de coluna podem ser definidas na caixa de diálogo acima. Dependendo das opções de cálculo selecionadas, o usuário pode definir somente a força de compressão (caso da compressão axial da coluna) ou a força de compressão, momentos (caso da compressão e dobra da coluna) e forças de cisalhamento (caso com cisalhamento considerado). Também é possível adicionar automaticamente cargas superiores. Se a opção Adicionar cargas da coluna superior for selecionada (√ aparece na tela), as cargas da coluna superior serão adicionadas às cargas da coluna atual. As cargas adicionadas são salvas nas primeiras linhas da planilha de carga de coluna e não podem ser editadas. Quando a opção não está selecionada, as cargas da coluna superior são ignoradas durante o processo de projeto de coluna.
As cargas de coluna devem ser definidas para ativar as opções de cálculo para uma coluna. Para executar cálculos de coluna, cada um dos casos definidos deve ter ao menos um componente diferente de zero (força N ou um dos momentos); além disso, um dos casos de carga deve conter uma força de carga diferente de zero.
A alteração de cargas apaga os resultados recentes do cálculo e fecha quaisquer visualizadores abertos anteriormente que continham os resultados.
A coluna N exibe forças longitudinais. Após importar um modelo para o módulo de CA, a coluna N exibe o maior dos valores de forças longitudinais de ambos os nós de coluna.
A etapa significativa ao definir cargas é definir corretamente os momentos em uma coluna. Os campos na tabela de carga para cada uma das direções funcionam da seguinte maneira:
A exceção inclui uma situação em que, para qualquer um dos casos de carga, o momento MC é inserido manualmente pelo usuário. Em seguida, o momento MC para uma determinada combinação é uma soma dos momentos MC do componente daquela combinação.
Os valores de momentos nas extremidades da coluna e na parte central da coluna são atribuídos às seções transversais da coluna (correspondentes às seções superior, inferior e central) que são projetadas separadamente para cada combinação. Consulte também: Procedimento de projeto de coluna de CA
Se a opção Cisalhamento considerado (na caixa de diálogo Opções de cálculo/Avançado) estiver ativa, depois de inserir um momento para a direção selecionada (por exemplo, Y), o programa calculará automaticamente uma força de cisalhamento de forma que ela corresponda à distribuição linear do momento (para o momento MY será Fz). A opção Cisalhamento considerado está disponível somente para vários normas de CA.
Consulte também: