Selecione uma análise de espectro e clique em OK na caixa de diálogo Novo caso ou clique em Parâmetros na caixa de diálogo Tipo de análise, para definir os parâmetros de análise de espectro para o novo caso dinâmico da estrutura.
Os espectros definidos pelo usuário são exibidos no campo Espectros definidos. Clique em Definição de espectro para modificar ou definir novamente os espectros.
A análise de espectro da estrutura será executada para os itens exibidos no campo Espectros, selecionados para os cálculos. Para escolher um espectro, selecione um dos espectros no campo Espectros definidos e clique na → superior. O espectro e seu valor de amortecimento serão exibidos nos campos relevantes. Um diagrama do espectro será exibido no sistema de coordenadas.
Selecione a opção Calcular automaticamente a média de espectro para interpolar automaticamente os espectros selecionando outro espectro. Nesse caso, a análise será executada para o espectro determinado com base na fórmula a seguir.
em que:
i – i-ésimo modo
Ti – período do i-ésimo modo
S 1 , S 2 – excitação para o período T I para o primeiro e o segundo espectros, respectivamente
A 1 , A 2 – amortecimento para o primeiro e o segundo espectros, respectivamente
Ai – amortecimento para o i-ésimo modo.
A parte inferior da caixa de diálogo tem os botões OK, Cancelar, Ajuda, Definição da direção, Modo residual e Filtros.
Para a análise de espectro, a opção Modo residual também está disponível. Para calcular as forças pseudoestáticas para um modo residual, faça o seguinte.
O objetivo da opção Modo residual (pseudomodo) é considerar a massa total da estrutura sem aumentar o número de modos de vibração calculados na análise de espectro. A soma da participação de massa nas vibrações da estrutura calculadas na análise modal aumenta à medida que o número de modos aumenta. No entanto, para obter a participação de massa de 90% exigida pelas normas, é necessário calcular um grande número de modos próprios, o que aumenta a duração dos cálculos e das análises de resultados.
O pseudomodo determina um modo de vibração adicional, que inclui o percentual de participação de massa ausente avaliada com base nos modos de vibração anteriores.
Os valores das forças pseudoestáticas do modo residual adicional são calculados como indicado a seguir.
Os resultados para o modo residual são calculados ao localizar uma solução de um caso estático envolvendo forças pseudoestáticas.
Consulte também:
Aceleração da exibição dos resultados da análise sísmica/de espectro