Clique em ou selecione Resultados > Mapas (painéis) para apresentar mapas ou isolinhas de deslocamentos, momentos e tensões obtidos durante a análise da estrutura.
A caixa de diálogo tem as seguintes guias:
Os resultados obtidos para elementos finitos planos são apresentados em sistemas de coordenadas locais que são definidos pelo usuário e modificados a qualquer momento da apresentação dos resultados. Os resultados obtidos para estruturas que contêm EF plana podem ser apresentados na forma de isolinhas ou mapas de cores em elementos selecionados. A opção Valores, que seleciona Com descrição por padrão, também está disponível. As descrições de valor da estrutura de placa ou casca nos centros dos elementos serão apresentadas sem mapas de desenho ou isolinhas.
Somente um valor pode ser apresentado em uma caixa de diálogo. Para exibir outros mapas de valor, execute um dos procedimentos a seguir.
Os mapas/isolinhas apresentados podem ser exibidos de três maneiras.
Suavização (média de valores).
Os resultados dos EFs planos são determinados nos pontos de Gauss localizados dentro de cada elemento. Os resultados estimados no nó comum de elementos adjacentes podem diferir ligeiramente em cada elemento e as isolinhas podem não ser contínuas. Para obter um mapa de suavização de uma quantidade selecionada, selecione a opção com suavização. Isso gera a média dos valores em um nó com base em todos os valores obtidos nos elementos adjacentes ao nó.
É possível realizar a suavização das seguintes maneiras.
Os eixos X e Y são locais e definidos através da opção Direção, na guia Detalhado. Isso define a direção do sistema de coordenadas local principal que será usado (eixo x). Os valores dos resultados para todos os elementos são calculados para esse sistema de coordenadas rotacionado. Ao selecionar os resultados para EF plana, a direção pode ser definida inserindo qualquer vetor que define a direção principal. O vetor selecionado é, em seguida, projetado em um elemento que, na extremidade, define o posicionamento do eixo x local. O vetor principal não pode ser perpendicular ao elemento (paralelo ao eixo z do elemento local). Se essa direção for selecionada, todos os resultados serão iguais a zero.
Normalmente, todos os elementos estão localizados em uma superfície cilíndrica. Inicialmente, os eixos x locais são paralelos ao eixo X global. Esses eixos são redefinidos ao usar a direção principal (referência) que é paralela ao eixo Y global.
Em seguida, é definida a convenção de sinalização aplicada às forças para elementos finitos planos.