Ajuste diversos fatores para obter o melhor desempenho do servidor do Autodesk Vault.
Um sistema operacional de servidor dedicado como o Windows Server 2016 ou o Windows Server 2019 é preferível a sistemas operacionais de estação de trabalho.
Para determinar se o servidor tem memória suficiente disponível, alguns fatores chave devem ser considerados: o tamanho dos dados e o número de usuários simultaneamente com acesso ao servidor do Vault.
Visualizar o uso da memória
Chame o Gerenciador de tarefas clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas ou pressionando CTRL.
Se o Total de carga comprometida regularmente exceder a quantidade total de memória física, é provável que muitos dos programas e processos do servidor estejam usando o arquivo de troca com base em disco excessivamente. Usar o arquivo de troca é muito mais lento do que o uso de memória física. O Windows usa o arquivo de troca para muitas tarefas, portanto, um pequeno uso do arquivo de troca não irá causar problemas.
Se você suspeitar de que o servidor tem uma quantidade inadequada da memória, ative o valor Total de carga comprometida. Clicar na guia Processos revela mais detalhes sobre o uso da memória de todos os programas ou processos.
A utilização de memória inicial pelo servidor Vault da Autodesk.
O uso de memória após adicionar uma grande desenho do Inventor e os arquivos associados.
Em geral, a memória do SQL Server aumenta com o tempo. Isto é porque o servidor do banco de dados está utilizando memória em cache buffer para consultas rápidas mais utilizadas. Como outros programas precisam de memória no servidor, a liberação da memória do SQL é necessária. De forma similar, o processo de trabalho IIS (w3wp.exe no Windows 2003 Server) reserva memória também para salvar em cache. Quando o sistema inicia com pouca memória física, o sistema operacional reivindica parte da memória. Em geral, a não ser que você tenha um grande site com vários usuários ou grandes modelos, esta não precisa ser alterada.
Usar diversos discos geralmente melhora o desempenho do sistema. Há muitos tipos de tecnologias de disco disponíveis, como o RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks). Escolher o tipo de tecnologia de disco depende do número de usuários, o tamanho do Vault, a frequência de atualizações e assim por diante.
A fragmentação de disco também pode afetar o desempenho do servidor do Vault da Autodesk. A maior parte das edições do Windows fornecem uma ferramenta de disco que mede como os arquivos no computador são salvos em disco.
Executar o desfragmentador de disco
Clique no menu Iniciar ► Todos os programas ► Acessórios ► Ferramentas do sistema ► Desfragmentador de disco.
Selecione um disco (volume) e clique em Analisar. Em seguida à análise, um relatório é exibido.
Clique no botão Desfragmentar.
Alguns tipos de programas antivírus varrem dados recebidos rede e dados sendo inseridos no armazenamento de arquivos. Se o software antivírus parecer ativado por muito tempo em operações do Vault, como carregamentos, ajustar as configurações do scanner podem ajudar.
Não há, é claro, um equilíbrio entre segurança e desempenho. Por isso, executar alguns casos de teste e marcações em seus próprios dados e servidor é recomendado.
CPUs mais rápidas ou em maior número pode aprimorar o desempenho do Vault. Como esta opção é geralmente mais cara que as outras, considere-a após rever as outras áreas.