Cópia de segurança e restauração de um Vault

O console do servidor automatiza o processo de cópia de segurança e restauração localizando os bancos de dados e o armazenamento de arquivos para todos os vaults, incluindo o vault principal, e efetua uma cópia de segurança deles em uma localização especificada. Ele também retorna arquivos a sua localização correta.

O servidor de gerenciamento de dados exibido resumidamente no painel principal sintetiza as estatísticas de servidor, incluindo:

Esta seção do resumo é desabilitada se a Cópia de segurança incremental e a restauração é desativada porque as operações administrativas ou outros eventos ocorreram que requerem uma cópia de segurança completa. Cópia de segurança incremental e restauração são ativados por padrão.

Criar cópias de segurança incremental em diferentes ambientes de múltiplos locais podem evitar que os dados sejam restaurados. Como uma melhor prática, executar todas as operações de cópia de segurança e restauração em um único local em um ambiente de múltiplos locais.

Regras para a criação de uma cópia de segurança em um ambiente de múltiplos locais

Regras para restaurar uma cópia de segurança em um ambiente de múltiplos locais

Sobre cópia de segurança incremental e restauração

Nota: Cópia de segurança incremental e restauração se aplicam as versões Autodesk Vault Collaboration e Autodesk Vault Professional.

As opções disponíveis na segunda tela do Assistente de cópia de segurança e restauração dependem se a Cópia de segurança ou Restauração foram selecionados na primeira tela.

Criar cópias de segurança incremental em diferentes locais em ambiente de múltiplos locais podem evitar que os dados sejam restaurados. Como uma melhor prática, executar todas as operações de cópia de segurança e restauração em um único local em um ambiente de múltiplos locais.

Dica: o arquivo de texto admsconsolelog-yyyymmdd.txt resume os eventos de servidor que afetam as operações de cópia de segurança e restauração. O arquivo de registro indica se o servidor é válido para efetuar a cópia de segurança ou restauração, assim como o usuário e o evento que causam a alteração na elegibilidade.

Inicie o Assistente de cópia de segurança e restauração

  1. Inicie o console Autodesk Data Management Server.
  2. Selecione Ferramentas  Cópia de segurança e Restauração.
  3. Na caixa de diálogo Assistente de cópia de segurança e restauração, selecione Cópia de segurança ou Restauração.
  4. Clique em Avançar.

Realizar cópia de segurança de um Vault

Nota: Um arquivo de registro denominado Backup History.txt é criado para as operações de cópia de segurança incremental e completa. O arquivo contém uma lista de todas as cópias de segurança em ordem cronológica criadas a partir da última cópia de segurança completa. Esse arquivo de registro é incluído no diretório que contém a cópia de segurança.
  1. Selecione uma Cópia de segurança completa ou incremental. Se uma cópia de segurança completa ainda não foi executada, a cópia de segurança incremental não fica disponível.
    Nota: Cópia de segurança incremental e restauração se aplica as versões Autodesk Vault Collaboration e Autodesk Vault Professional.

    Cópia de segurança completa volta todos os dados no armazenamento de arquivos e o banco de dados do Vault. Execute um backup completo:

    • Antes de executar uma cópia de segurança incremental pela primeira vez
    • Se um vault ou biblioteca foram adicionados ou removidos do Autodesk Data Management Server
    • Se nenhuma alteração tiver ocorrido

    Cópia de segurança incremental volta somente arquivos novos ou alterados no armazenamento de arquivos, assim como quaisquer alterações nas contas de usuário. Arquivos e bibliotecas que não foram alterados não são incluídos em uma cópia de segurança incremental. Já que as bibliotecas padrões não são alteradas, elas também não são incluídas em uma cópia de segurança incremental.

    Após uma atualização para o Autodesk Data Management Server, uma cópia de segurança incremental não pode ser executada até que uma cópia de segurança completa seja executada novamente.

  2. Especificar o local para armazenar dados de cópia de segurança. Para navegar para uma localização, clique em ... e, em seguida, localize um diretório usando o navegador de arquivo. Uma pasta de cópia de segurança incremental é nomeada utilizando a mesma convenção de nomenclatura de cópias de segurança completas, com a adição de _INCxx, onde xx indica o número de incremento.
    Nota: A pasta de destino para uma cópia de segurança incremental não deve ser a mesma pasta que contém a cópia de segurança completa.
  3. Ative a caixa de seleção Validar para validar a adequação do arquivo depois que ele for criado.
  4. Por padrão, as bibliotecas padrões do Centro de conteúdo são incluídas no processo de cópia de segurança. Para excluir as bibliotecas padrões do Centro de conteúdo da cópia de segurança, desative a caixa de seleção Cópia de segurança das bibliotecas padrões do Centro de conteúdo.
  5. Por padrão, uma cópia de segurança irá esperar até que todos os arquivos que devem ser duplicados sejam replicados antes de iniciar. Marque a caixa de seleção Ignorar arquivos não replicados para iniciar a cópia de segurança sem aguardar que esses arquivos sejam replicados.
  6. Clique em Concluir.

Restaurar um Vault

Nota: Uma cópia de segurança criada em um Autodesk Data Management Server que tenha a cópia de segurança e restauração não pode ser restaurada em um Autodesk Data Management Server que não dispõe de Cópia de segurança incremental e restauração.
Nota: O acesso ao banco de dados do Vault é bloqueado durante esta tarefa. Os clientes de gerenciamento de dados não podem acessar o banco de dados até que a tarefa seja concluída.
  1. Selecione Restauração completa ou incremental.
    Nota: A restauração completa substitui todos os conjuntos de dados e armazenamento de arquivos para o vault selecionado.
  2. Selecione a partir do Diretório para restaurar um vault a partir de um diretório de cópia de segurança.
    Nota: Cópia de segurança incremental somente pode ser restaurada em ordem cronológica. Uma versão mais antiga de cópia de segurança incremental não pode ser restaurada quando uma nova cópia de segurança incremental foi restaurada.
  3. Se você estiver executando uma restauração completa, selecione se o banco de dados deve ser restaurado para o local padrão ou em um local diferente. Se você escolher Selecionar localização de restauração:
    • Especifique o diretório de destino para o banco de dados.
    • Especifique o diretório de destino para o arquivo de registro.
    Nota: Esta opção não está disponível ao executar uma restauração incremental.
  4. Se você estiver executando uma restauração completa, selecione se o armazenamento de arquivos deve ser restaurado para o local padrão ou em um local diferente. Se você escolher Selecionar localização de restauração, especifique o diretório de destino para o armazenamento de arquivos. Esta opção não está disponível ao executar uma restauração incremental.
  5. Clique em Avançar.
  6. Os dados do vault são migrados automaticamente quando estes são restaurados usando o console do servidor. Se estiver restaurando os dados utilizando o comando linha, é necessário migrar os dados após serem restaurados.

Visualizar resultados

Na última tela do Assistente de cópia de segurança e restauração indica se a operação teve sucesso.

Agendar uma cópia de segurança do Vault

O servidor de gerenciamento de dados utiliza o Agendador de tarefas do Windows para agendar uma cópia de segurança do vault com base na agenda de configurada. Siga as etapas a seguir para criar uma cópia de segurança agendada.

Iniciar a caixa de diálogo Configuração de backup.

  1. Inicie o console Autodesk Data Management Server.
  2. Selecione Ferramentas Agendar cópia de segurança.
  3. Na caixa de diálogo Configuração de cópia de segurança, insira a localização da pasta onde deseja que a cópia de segurança seja armazenada.
  4. Insira a localização do arquivo de registro de cópia de segurança e o nome do arquivo com uma extensão de arquivo txt. 
    Nota: Se este campo é deixado em branco, uma cópia de segurança do arquivo de registro não será criada.

Definir credenciais

  1. Selecione Utilizar conta de usuário do Vault ou Usar a autenticação do Windows como as credenciais que serão usadas para executar a cópia de segurança.
    Nota: As credenciais precisam estar em uma conta com os privilégios administrativos do Vault.
  2. Se você personalizou o SQL como credenciais, será necessário inserir as novas credenciais na guia SQL credenciais.

Selecione o tipo de cópia de segurança

    A caixa de diálogo de configuração de cópia de segurança informa a capacidade de agendar uma cópia de segurança completa e/ou incremental.

  1. Na guia de cópia de segurança Completa ou incremental, selecione a caixa de seleção para agendar uma cópia de segurança.
  2. Definir a data e a hora em que a cópia de segurança deveria ser executada.
  3. Selecione a caixa de seleção junto ao Centro de conteúdo de cópia de segurança (cópia de segurança completa, somente). (opcional)
  4. Selecione a caixa de seleção junto de Validar os arquivos de cópia de segurança. (opcional)
  5. Selecione o dia em que o tipo de cópia de segurança criada deve ser agendada.
  6. Quando terminar de selecionar todas as opções, clique no botão OK para criar uma cópia de segurança de arquivo de lote.
  7. O arquivo em lote é salvo no < > \autodesk\adms 20xx\adms diretório do console.O arquivo de lote de cópia de segurança completa é denominado VaultFullBackup.bat e a cópia de segurança incremental é denominada diretório VaultIncrementalBackup.bat.install.

    A cópia de segurança é agendada no Agendador de tarefas do Windows.Se necessário, esta é o momento para efetuar alterações na tarefa.

Restaurar manualmente somente o armazenamento de arquivos

O armazenamento de arquivos pode ser manualmente restaurado por si só a partir de um pacote de cópia de segurança para um local remoto em um ambiente de múltiplos locais. Este processo somente deve ser feito por administradores com experiência no vault.

  1. Dentro do pacote de cópia de segurança selecionado, abra a pasta FileStores. A pasta FileStores contém uma pasta para cada um vault na cópia de segurança. Cada pasta é nomeada em função do vault ao qual ela pertence.

  2. Localize a pasta de armazenamento de arquivos apropriada e copie para a localização remota.

Solucionar um erro de validação de dados

Antes de fazer uma cópia de segurança do dado ou dele ser restaurado, é verificado sua integridade.

Se um arquivo estiver ausente no armazenamento de arquivos ou a partir de dados de cópia de segurança, a caixa de diálogo Validar conjuntos de dados e armazenamentos de arquivos exibe o seguinte erro:

ERRO: O arquivo não foi encontrado no armazenamento de arquivos pelo nome .file namedatabase

Se uma entrada estiver ausente no banco de dados, a caixa de diálogo Validar conjuntos de dados e armazenamentos de arquivos exibe o seguinte aviso:

AVISO: arquivo não encontrado no banco de dados para o nome .file namedatabase

Clique em OK para continuar com uma cópia de segurança ou restauração dos dados.

Procedimentos

Fazer backup de dados

Solucionar o erro adicionando novamente o arquivo ou os arquivos ausentes no armazenamento de arquivos.

  1. Na caixa de diálogo Validar conjuntos de dados e armazenamentos de arquivos, anote o nome do arquivo ou arquivos ausentes no armazenamento de arquivos.
  2. Localize uma cópia local do arquivo ausente na pasta de trabalho.
  3. No Autodesk Vault, pesquise e exclua os arquivos indicados na caixa de diálogo Validar conjuntos de dados e armazenamentos de arquivos.
  4. Adicionar novamente o arquivo ao vault utilizando o complemento do Vault correspondente para o tipo de arquivo.
  5. Retorne para o console do servidor e execute novamente o comando Cópia de segurança.

Se um aviso ou um erro não foi visto em antes de cópias de segurança, restaure a última cópia de segurança.

  • Se o arquivo ou os arquivos ausentes não podem ser localizados em uma pasta de trabalho ou estão corrompidos, restaure a última cópia de segurança dos dados.
    Nota: Recuperar dados substitui os dados atuais do Vault . Quaisquer alterações recentes para os dados serão perdidas. O vault é restaurado para o estado anterior.

Restaurar um backup

  1. Na caixa de diálogo Validar conjuntos de dados e armazenamentos de arquivos, anote o nome do arquivo ou arquivos ausentes e, a seguir, clique em OK para continuar a restaurar os dados.
  2. Localize uma cópia local do arquivo ausente na pasta de trabalho.
  3. No Autodesk Vault, exclua o arquivo da lista de arquivos.
  4. Adicionar novamente o arquivo ao vault utilizando o complemento do Vault correspondente para o tipo de arquivo.
  5. Utilize o console do servidor para executar uma cópia de segurança dos dados para evitar que este problema ocorra novamente .

Configurar um local de backup remoto

Se você planeja uma cópia de segurança dos dados do vault para um compartilhamento remoto, é preciso criar uma nova conta de usuário de domínio, criar um compartilhamento remoto e definir a nova conta no console Autodesk Data Management Server. Depois que estas etapas estiverem completas, modifique o SQL Service para utilizar uma conta de domínio com as seguintes etapas.

Nota: A nova conta de domínio criada para esses passos precisa ser adicionada ao grupo de usuários do SQL padrão para a instância AutodeskVault. O grupo criado com o SQL 2008 é denominado SQLServer2008MSSQLUser $<NomeComputador > $ autodeskvault.
  1. No Painel de controle, Ferramentas administrativas, clique duas vezes no ícone Serviços.
  2. Clique duas vezes no serviço SQL Server (Autodeskvault) e selecione a guia Efetuar login.
  3. Selecione o botão de opção Esta conta e insira uma conta de domínio na forma de domain_name\domain_account (com a senha correta).
    Nota: Se você alterar as credenciais de usuário do serviço, deverá reiniciar o serviço MS SQL Server. Faça isso para que alterações tenham efeito. Além disso, assegure-se de que os clientes não utilizam o servidor do Autodesk Vault antes de reiniciar o SQL Server.
  4. Verifique se a conta especificada tem acesso de gravação no compartilhamento no qual você está fazendo backup.