Atividade 1: Criar um novo estudo de tensão térmica

Nesta atividade, você cria o Estudo 1 - Tensão térmica no qual

Pré-requisitos

Passos

  1. Abra o modelo de forma inicial, BrakeRotor na direção Z acima, na pasta Basic Training no painel de dados.

    1. Se o Painel de dados não estiver exibido no momento, clique no ícone do painel de dadosMostrar painel de dados na parte superior da tela.
    2. O nível superior (vista inicial) do Painel de dados é dividido em duas subseções: TODOS OS PROJETOS e AMOSTRAS. Role para baixo até alcançar AMOSTRAS.
    3. Clique duas vezes na pasta Basic Training para abri-la.
    4. Clique duas vezes na pasta 11 - Simulação para abri-la.
    5. Clique duas vezes no modelo BrakeRotor para abri-lo na tela.
    6. Observação: O modelo de amostra é de somente leitura, portanto, você deve salvar uma cópia dele em um projeto pessoal.



      geometria do rotor de freio
  2. Identifique um projeto pessoal no qual salvar os modelos de forma inicial.

    1. Clique no ícone salvar como Arquivo > Salvar como.
    2. Insira um nome, como BrakeRotor, no campo Nome.
    3. Expanda o botão de seta ao lado do campo Localização.
    4. Localize e clique em um projeto existente ou clique em Novo projeto para iniciar um novo projeto.
  3. Identifique ou crie uma pasta na qual salvar os modelos de forma inicial.

    1. Clique duas vezes em uma pasta no projeto para selecioná-la ou crie uma nova pasta.
    2. Para criar uma nova pasta, clique em Nova pasta.
    3. Digite um nome, como BrakeRotor para a pasta.
    4. Pressione Enter.
    5. Clique duas vezes na pasta para torná-la o local de salvamento do arquivo atual.
    6. Clique em Salvar
  4. Selecione Tensão térmica como o novo estudo de simulação.

    1. Clique no menu suspenso Alterar área de trabalho na extremidade superior esquerda da barra de ferramentas e selecione Simulação.

      Espaço de trabalho de simulação
    2. Na caixa de diálogo Novos estudos, selecione Estudo de tensão térmicaTensão térmica
  5. Altere a Temperatura padrão livre de tensão para 25 C.

    1. No canto superior direito da imagem em miniatura grande, clique no ícone de configuraçõesConfigurações para acessar a caixa de diálogo Configurações.

      localização da caixa de diálogo configurações

      As configurações Gerais aparecem inicialmente.
    2. Assegure-se de que Remover modos de corpo rígido NÃO esteja ativado.

      Esta opção somente é aplicável a modelos não restringidos. Neste estudo, você aplica restrições.
    3. Defina a Temperatura padrão livre de tensão como 25 C.
  6. Defina o tamanho da malha como 6 mm.

    1. No diálogo de configurações Fusion, selecione Malha no quadro esquerdo do diálogo para exibir as configurações de malha.
    2. Clique em Tamanho absoluto e digite 6 mm no campo de entrada.
    3. Clique em Voltar para aplicar as alterações.
    4. Na caixa de diálogo Novo estudo, clique em Criar estudo para criar o estudo e fechar a caixa de diálogo.
  7. Verifique se o sistema de unidades personalizadas está definido como listado na tabela a seguir e altere qualquer um que seja diferente:

    DimensãoUnidades
    Comprimentomm
    Massakg
    Horas
    ForçaN
    PressãoMPa
    TemperaturaC
    EnergiaJ
    PotênciaW
    Aceleraçãom/s^2
    Ângulodeg
    1. No navegador, passe o cursor do mouse sobre o ícone de configuraçõesUnidades e, a seguir, clique no ícone de configuraçõesEditar.
    2. Na caixa de diálogo Configurações de unidades, selecione Personalizado na lista suspensa Conjunto de unidades padrão.
    3. Compare as configurações de unidades com a tabela e altere qualquer uma que seja diferente.
    4. Clique OK para aceitar a alteração e fechar o diálogo.
  8. Verifique se o material do rotor do freio é Ferro, fundido cinza ASTM A48 Grau 20. O ferro fundido é normalmente usado para motores de freio devido às características térmicas do material.

    1. Clique no ícone de materiais de estudo (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Materiais > Materiais de estudo) para abrir a caixa de diálogo Materiais de estudo.
    2. Na caixa de diálogo Materiais de estudo, verifique se o valor na coluna Material de estudo é Ferro, fundido cinza ASTM A48 Grau 20.

      Aviso: O Material do modelo já está definido como Ferro, Fundido cinza ASTM A48 Grau 50. Além disso:
      • A configuração padrão do Material do estudo é (Igual ao modelo).
      • A configuração padrão do Fator de segurança é Resistência ao escoamento. Os resultados do fator de segurança são baseados na relação da resistência ao escoamento com a tensão de Von Mises. Um fator de segurança mínimo maior que 1.0 indica que a peça não se deforma permanentemente sob as condições presumidas.
      Mantenha estas configurações padrão.
    3. Clique em OK para fechar o diálogo Materiais de estudo.

Resumo da atividade 1

Nesta atividade, você alternou para o espaço de trabalho Simulação para criar um estudo de Tensão térmica e, em seguida, definiu seus parâmetros. Você