Convergência de malha

Geralmente, uma malha excessivamente grossa resulta em tensões subprevistas. Normalmente, os resultados de deslocamento são menos sensíveis à qualidade e densidade da malha do que os resultados de tensão.

Uma boa maneira de garantir que os resultados sejam precisos é executar várias iterações da simulação, com uma diminuição do tamanho da malha. À medida que a malha se torna mais densa (elementos menores e uma maior contagem de elementos), o nível de tensão calculado aumenta. Por fim, os resultados de tensão nivelados e os aumentos de densidade de malha adicionais têm um efeito de diminuição nos resultados. Quando a alteração de tensão se torna insignificante entre duas iterações de malha sucessivas (digamos menos de 1% ou 2%), você obteve o que é normalmente chamado de convergência de malha ou convergência de resultados. Os resultados de deslocamento provavelmente convergem antes dos resultados de tensão. Quando você tiver demonstrado a convergência da malha, poderá estar confiante na precisão dos resultados.

Ao executar um estudo de convergência de malha, é melhor basear a comparação de tensão em um vértice consistente da geometria original. Como a malha é diferente para cada iteração, as coordenadas nodais variam entre iterações. A comparação de tensão é inválida quando as tensões sendo comparadas ocorrem em dois conjuntos diferentes de coordenadas. Por este motivo, é melhor não basear a convergência somente na tensão máxima no modelo, independentemente de sua localização.

Nota: O software Fusion pode executar automaticamente este processo de convergência de malha iterativa. Consulte a página Refinamento de Malha Adaptativa na seção Como da Ajuda para obter detalhes.