Durante o processo de modelagem CAD, certos requisitos de integridade do modelo podem não ser atendidos, e falhas podem passar despercebidas. Exemplos de erros de integridade incluem pequenas folgas, fragmentos de superfície ou sobreposições de superfície que podem ser facilmente ignoradas do ponto de vista CAD. No entanto, eles podem ser problemáticos para a criação de malha. Para ajudar com a criação de malha bem-sucedida, é possível limpar ou simplificar o modelo em Simulation Simplify ou ajustar os parâmetros de malha.
Limpe ou simplifique o modelo em Simulation Simplify para ajudar a execução bem-sucedida e mais eficiente da simulação.
Por exemplo:
Para montagens grandes, muitas das peças podem não desempenhar um papel significativo na simulação. Talvez existam peças que não tenham cargas significativas e não sejam componentes críticos em termos de integridade estrutural ou termal para o projeto. É melhor suprimir essas peças, já que isso simplifica o processo de criação de malha e acelera o processo de simulação.
As peças que têm operações muito pequenas com relação às cotas gerais do modelo geralmente não desempenham um papel substancial nos resultados da simulação e podem ser suprimidas. Um exemplo de operação pequena seria:
Furos muito pequenos, com diâmetros menores do que 1/100 do comprimento da peça.
Cantos arredondados convexos externos com raios pequenos.
Legendar operações de relevo e estampagem (como números de peça ou knurling)
Pequenas protrusões (como uma marca de sincronização).
Importante*: Suprimir tais recursos pode simplificar o processo de criação de malha e reduzir o tempo de simulação. No entanto, tenha cuidado se a operação pequena pode causar um efeito de concentração de tensão em uma região de tensão crítica.
Recrie ou modifique operações geométricas para remover superfícies de espaço vazio estreito, arestas muito curtas, folgas muito estreitas entre arestas, e assim por diante. Esta etapa ajuda a melhorar a qualidade da geometria e, portanto, simplifica o processo de geração da malha.
Em alguns casos, um modelo pode ser muito complexo ou ter peças com volumes muito grandes que são difíceis de sólidos de malha. Divida o modelo em peças menos complexas que podem ser mescladas de forma independente. Utilize contato fixado entre esses subcomponentes para fazê-los se comportar como uma única peça.
Um modelo CAD pode ter pontos nos quais um objeto matemático, como uma aresta curvada ou spline, não está definido. Esses pontos indefinidos são chamados de singularidades geométricas. Exemplos são um ponto tangente indefinido ou uma curva que cruza consigo mesma. As singularidades podem ser problemáticas para criar malhas, mas podem ser eliminadas dividindo peças, dividindo superfícies ou modificando a geometria CAD.
Modelos de molas ou estruturas helicoidais similares podem ter uma malha melhor quando a face helicoidal longa é dividida. Utilize um plano de corte no qual o eixo helicoidal se encontra. De forma similar, superfícies curvas complexas (como splines varridas) ou esferas podem ter uma malha melhor quando você divide as superfícies em subsuperfícies menores.
Você pode utilizar os parâmetros de malha (opções e valores) apropriados para produzir malhas aceitáveis.
Por exemplo:
Nota: Para obter uma lista completa dos parâmetros de malha e seus propósitos, consulte a página Caixa de diálogo Configurações de malha.
Nota: Para obter outros conceitos e diretrizes gerais de criação de malha, consulte a página Qualidade da malha.