Os critérios de otimização da forma fazem referência aos objetivos e restrições globais da análise. Eles são listados no navegador, sob o nó Configurações de otimização da forma, e também na caixa de diálogo Critérios de otimização da forma que você define inicialmente no painel Otimização da forma da barra de ferramentas Configuração.
Há dois objetivos globais que são definidos, por padrão, para resolver o estudo. Os objetivos globais padrão instruem o solucionador a produzir uma forma que maximize a Rigidez da peça enquanto reduz a massa da peça o máximo possível.
Massa alvo - Por padrão, a Massa alvo é definida como Auto, o que reduz, por um valor ótimo, a massa da parte do corpo alvo que você não definiu como Regiões preservadas. O uso de Auto reduz a chance de criar membros esbeltos, geometria desconectada ou uma falha de solução. A Expressão (< OU =) indica que a massa resultante deve ser menor ou igual ao valor especificado. Uma malha de alta resolução deve permitir que a geometria otimizada atinja a massa alvo dentro de 3-5 %.
Se preferir, é possível definir um valor específico para a massa de destino, mas lembre-se de que o material não será removido das Regiões preservadas e Entidades preservadas com cargas e restrições, portanto, tenha cuidado para não definir a massa de destino muito baixa quando você definir a massa de destino manualmente.
Nota: Se você definir a Massa de destino para um valor que seja muito baixo, o solucionador poderá não conseguir atingir a massa de destino e a otimização poderá falhar.
Rigidez - Maximiza a rigidez da peça resultante com base nas restrições estruturais aplicadas e nas cargas. A massa é diminuída ao remover elementos nas áreas que têm o menor impacto na rigidez do modelo. Em outras palavras, a relação ideal de rigidez e massa é alcançada, permitindo que a peça tenha o maior peso possível para a aplicação.
Nota: Esta configuração não é editável.
A lista Restrições globais na caixa de diálogo Critérios de otimização de forma está inicialmente vazia. Conforme você define Preservar Regiões e Planos de Simetria, essas restrições são adicionadas automaticamente ao diálogo. Se você os excluir da caixa de diálogo, eles também serão excluídos da configuração do estudo.
Tamanho mín. do membro é a última restrição global que você pode definir e adicioná-la manualmente à caixa de diálogo Critérios de otimização de forma.
Consulte as páginas a seguir para obter mais informações:
Cada entidade geométrica na qual uma carga ou restrição é aplicada é preservada da rotina Otimização da forma por padrão. Você pode desativar esse comportamento desativando a caixa de seleção Preservar entidades com cargas e restrições na parte inferior da caixa de diálogo Critérios de otimização de forma.