Estudo de otimização de forma
Um estudo de Otimização de forma deve ser usado se você estiver interessado em projetar peças leves e estruturalmente eficientes. A Otimização da forma fornece uma estratégia inteligente para maximizar a rigidez da peça com base nas restrições e cargas especificadas. O resultado de um estudo de Otimização da forma é uma malha 3D que pode ser usada para guiar o refinamento do projeto.
Os resultados de um estudo de otimização de forma não refletem a tensão criada a partir das cargas. É importante validar que o novo projeto pode suportar as cargas operacionais usando um Estudo de tensão estática ou outro tipo de estudo relacionado à tensão.
A imagem abaixo ilustra como a Otimização da forma pode se tornar parte do processo de projeto.
- A primeira etapa é criar um volume de construção ou uma aproximação do modelo de peça. O modelo deve conter pontos de contato ou de restrição necessários, como as localizações dos dois pinos e as faces de contato onde as cargas são aplicadas.
- Com o volume de construção definido, é possível especificar regiões para preservar ou ocultar da rotina de otimização. Também é possível aplicar restrições e cargas no modelo.
- Com os critérios de projeto especificados, é possível executar um estudo de Otimização de forma que retorna uma malha em resposta aos critérios.
- A malha serve como guia para modificar a geometria original.

A lista a seguir contém exemplos para os quais um estudo de Otimização de forma pode ser apropriado:
- Projeto conceitual (estruturas otimizadas)
- Peso leve (como para componentes de aeronaves e de veículos terrestres)
- Determine onde remover material com segurança para fornecer acesso a fio, tubulação ou duto com um impacto mínimo na rigidez e resistência estrutural.