Caixa de diálogo Furo

Cria operações paramétricas de furos perfurados, escareados e de rebaixamento.

Para operações de peça, uma única operação de furo pode representar vários furos com configurações idênticas (diâmetros e métodos de extremidade). Você pode compartilhar um esboço de padrão de furos para criar diferentes furos.

Acessar

Faixa de opções: guia Modelo 3D painel Modificar Furo

Posicionamento

Do esboço

Essa opção requer um ponto central do furo ou ponto de esboço esboçado em uma operação existente. Você pode também selecionar extremidades ou pontos centrais na geometria existente como centros de furo. Ou arraste com o botão esquerdo do mouse para selecionar uma área, e os pontos de esboço em seu interior podem servir como centros de furos.

Centros Clique para selecionar extremidades ou pontos centrais da geometria como centros de furo. Seleciona automaticamente os pontos centrais dos furos.

Linear

Cria furos em uma face relativa a duas arestas lineares.

Face seleciona uma face plana para inserir o furo.

Referência 1 Seleciona a primeira aresta linear referenciada para dimensionar o posicionamento do furo.

Referência 2 seleciona a segunda aresta linear referenciada para dimensionamento da inserção do furo.

Concêntrico

Cria furos em um plano, concêntricos com uma aresta circular ou face cilíndrica.

Plano Seleciona uma face plana ou um plano de trabalho para inserir o furo.

Referência concêntrica Seleciona o objeto referenciado para o posicionamento do centro do furo. Selecione uma aresta circular ou uma face cilíndrica.

No Ponto

Cria furos que coincidem com um ponto de trabalho e estão posicionados em relação a um eixo, a uma aresta ou a um plano de trabalho.

Ponto Seleciona um ponto de trabalho para defini-lo como centro de furo.

Direção Especifica a direção do eixo do furo. Escolha entre:
  • uma face plana ou um plano de trabalho perpendicular ao eixo do furo

    ou

  • uma aresta ou eixo paralelo ao eixo do furo.

Inverter Inverte a direção do furo.

Centros

Seleciona o local para o centro dos furos.

Sólidos

Em uma peça com vários corpos, seleciona os sólidos participantes. Não está disponível em uma peça com um único corpo.

Furo perfurado, de rebaixamento ou escareado

As cotas para o tipo de furo selecionado são visualizadas dinamicamente no furo. Na lista suspensa, selecione um valor. Você pode também utilizar os comando Medir, Mostrar Cotas, ou definir as Tolerâncias na caixa de diálogo Tolerância. Os valores são exibidos na caixa de parâmetros da imagem de visualização.

Perfurado

Os furos têm um diâmetro especificado e estão nivelados com a face plana.

Rebaixamento

Os furos têm uma profundidade de rebaixamento, um diâmetro de rebaixamento e um diâmetro especificado.

Nota: Não é possível utilizar Furo roscado cônico com Rebaixamento.
Escareado

Os furos têm um diâmetro especificado, um diâmetro escareado e uma profundidade escareada. A medida da profundidade do furo e da rosca tem início na superfície inferior do escareado.

Escareado

Os furos têm uma profundidade de escareado, um diâmetro de escareado e um diâmetro especificado.

Ponto de perfuração

Define o ponto Plano ou Ângulo para pontos de perfuração. Para pontas em ângulo, na lista suspensa, especifique uma cota angular ou selecione a geometria no modelo para medir um ângulo personalizado ou exibir as cotas. A direção positiva do ângulo é medida no sentido anti-horário, a partir do eixo do furo, normal com a face plana.

Extremidade

Especifica um tipo de terminação:

Distância

Define o método de extremidade do furo. Utiliza um valor positivo para a profundidade do furo. Mede a profundidade como perpendicular, a partir da face plana ou do plano de trabalho.

Através de todos

Estende um furo através de todas as faces.

Para

Termina um furo na face plana especificada. Selecione a superfície onde será concluída a extremidade do furo. Você pode terminar a operação na face estendida.

Especifica informações adicionais para a terminação do furo:

Inverter

Inverte a direção do furo. Disponível ao utilizar as opções de terminação Distância e Através de todos.

Superfície

Faz a extremidade do furo em uma face ou superfície selecionada. Disponível ao usar a opção de extremidade Para.

Face estendida

Especifica uma face estendida para a extremidade do furo. Disponível ao usar a opção de extremidade Para. Estende a face quando a entidade de terminação não fizer interseção total com a operação de furo.

Tipo de furo

Furo simples

Cria um furo simples sem rosca.

Furo com folga

Cria um furo que se encaixa em um fixador selecionado.

Padrão Seleciona o padrão para o prendedor em uma lista.

Tipo de prendedor Seleciona o tipo de prendedor em uma lista.

Tamanho Seleciona o tamanho do prendedor.

Ajustar Especifica se o tipo de ajuste do furo é Normal, Fechado ou Folgado.

Furo roscado

Cria um furo com uma rosca que pode ser definido com as seguintes opções:

Tipo de rosca Na lista suspensa, selecione um tipo de rosca. A rosca ANSI Unified Screw é um exemplo de um tipo de rosca baseada em polegadas. ANSI Metric M Profile é um exemplo de um tipo de rosca baseado em milímetros.

Tamanho Dependendo do tipo de rosca selecionado, é exibida uma lista de tamanhos nominais. Cada diâmetro nominal terá um ou vários passos. Cada combinação de diâmetro nominal e passo terá uma ou várias classes.

Designação Define a distância de um ponto de uma rosca de parafuso até um ponto correspondente na rosca de parafuso seguinte, medida paralela ao eixo.
Nota: Se você usar unidades imperiais, o passo é igual a 1 dividido pelo número de roscas por polegada.
Classe Na lista suspensa, selecione a classe de ajuste para a rosca interna.
Nota: Para roscas inglesas, a letra A representa roscas externas e a letra B, roscas internas. Utilize números mais altos para requisitos de ajuste mais precisos. Por exemplo, utilize 2B para parafusos, porcas e outros aplicativos gerais. Utilize 3B para requisitos altamente precisos e de ajuste mais fino.

Diâmetro Exibe o valor do tipo de diâmetro dessa operação de furo. Só é possível alterar este valor nas Configurações do documento. O diâmetro do furo é definido automaticamente na especificação da rosca, no arquivo Rosca.xls, baseado na configuração (Menor, Passo, Maior, Tarraxa) na janela Configurações do documento.

Direção Especifica a direção de giro das roscas.

Lado Direito Quando visualizadas a partir da extremidade, as roscas giram no sentido horário e de retorno. Um parafuso rosqueado do lado direito é inserido na porca quando é girado no sentido horário.

Lado Esquerdo Quando visualizadas a partir da extremidade, as roscas giram no sentido anti-horário e de retorno. Um parafuso rosqueado do lado esquerdo é inserido na porca quando é girado no sentido anti-horário.

Profundidade completa Especifica que as roscas sejam aplicadas a toda a profundidade do furo.

Furo roscado cônico

Cria um furo com uma rosca cônica que pode ser definido com as seguintes opções:

Tipo de rosca Na lista suspensa, selecione um tipo de rosca. NPT é um exemplo de tipo de rosca baseada em polegadas. ISO Taper Internal é um exemplo de rosca baseada em milímetros.

Tamanho Dependendo do tipo de rosca selecionado, uma lista de tamanhos de tubo nominais ou as designações da rosca são exibidas.

Designação O tamanho e o tipo da rosca determinam este valor.

Diâmetro Exibe o valor para o tipo de diâmetro dessa operação de furo. O valor só pode ser alterado nas Configurações do documento.

Direção Especifica a direção de giro das roscas.

Lado direito Quando visualizadas a partir da extremidade, as roscas giram no sentido horário e de retorno. Um parafuso rosqueado do lado direito é inserido na porca quando é girado no sentido horário.

Lado esquerdo Quando visualizadas a partir da extremidade, as roscas giram no sentido anti-horário e de retorno. Um parafuso rosqueado do lado esquerdo é inserido na porca quando é girado no sentido anti-horário.

Nota: Não é possível utilizar Furo roscado cônico com rebaixamento.
Deduzir iMate

Quando selecionada, insere automaticamente um iMate em uma aresta circular completa. A seleção é o contorno fechado com mais probabilidade de ser útil. Na maioria dos casos, insira só um ou dois iMates por peça.