Definição e criação automática de furos.
No ambiente de peça e montagem, é possível criar furos rebaixados, escareados e perfurados com tipos de ponto de rosca e de perfuração personalizados. É possível especificar um furo simples, um furo roscado, um furo de rosca cônica ou um com folga e incluir tipos de roscas a partir da folha de dados de roscas.
É possível definir tolerâncias para cotas de furo na caixa de diálogo Furos. Na área de visualização do furo, clique com o botão direito do mouse na caixa de edição de cotas e selecione Tolerância.
No ambiente de montagem, é possível usar o Gerador de conexão parafusada para criar furos. No painel Fechar da guia Projeto, clique em Conexão por parafuso.
É possível criar furos individualmente ou seguindo um padrão, por meio dos comandos Padrão circular ou Padrão retangular, para definir o espaçamento e a disposição.
Em um ambiente de peça com vários corpos, selecione os corpos sólidos que devem participar da operação de furo. Por exemplo, em um arquivo de peça com dois ou mais corpos sólidos, selecione um ou mais corpos sólidos para participar de um furo "passante".
Para operações de peça, uma única operação de furo pode representar vários furos com configurações idênticas (diâmetros e métodos de extremidade). É possível criar diferentes furos a partir do mesmo esboço de padrão de furos compartilhado.
No ambiente de peças, crie vários furos como uma única operação usando centros de furo baseados em esboço ou extremidades selecionadas ou pontos centrais da geometria. É possível alterar as cotas, o tipo, a extremidade e outros parâmetros de todos os furos ao mesmo tempo.
Crie um único furo e duplique-o em um padrão. Defina o número e o espaçamento dos furos no padrão. Para os furos de um padrão, bem como suas características, edite a operação de furo e a operação de padrão.
No ambiente de peça, utilize um esboço compartilhado para criar um padrão com várias operações de furo e mais de um tamanho ou tipo de furo. Os esboços compartilhados não estão disponíveis quando o furo é criado como uma operação de montagem.
Os furos com folga são furos padrão, não cônicos (e normalmente de passagem) com tolerância para se ajustar prendedores específicos. Utilize esta opção para criar furos com folga para prendedores padrão baseados em uma biblioteca de dados de prendedores padrão.
A informação dos prendedores pode ser incluída nas notas de furo dos desenhos.
Para administrar os dados de folga, o programa utiliza o arquivo de planilha Clearance.xls do Microsoft Excel, localizado na pastaDados do projeto. As configurações do projeto ou de Opções do aplicativo afetam a localização do arquivo de planilha. É possível alterar a ordem no arquivo para que a folga utilizada com mais frequência seja apresentada primeiro. Edite a planilha de folgas e altere o número da ordem de classificação (de 1 a n) da célula B1 de cada planilha para que coincida com sua prioridade. Para ativar a nova ordem de classificação, reinicie o programa.
Especifique furos roscados ou roscados cônicos em tamanhos padrão segundo o sistema inglês ou o sistema métrico. Para as operações de furo de peça é possível selecionar um tamanho de rosca comum em uma lista e seu diâmetro será calculado.
Para furos roscados cônicos, é preciso especificar o tipo e o tamanho da rosca, bem como a direção: direita ou esquerda. O programa calcula o diâmetro, o ângulo de conicidade e a profundidade de rosca.
Para definir o diâmetro Maior, Menor, do Flanco ou da Tarraxa para furos roscados e furos roscados cônicos, use a caixa de diálogo Configurações do documento, guia Modelagem, opção Diâmetro de furo roscado. Mantenha o valor padrão desta opção, já que a representação de rosca nos desenhos só é gerada corretamente quando o Diâmetro de furo roscado está definido como Menor.