Regras e formas no iLogic

O navegador iLogic lista as regras, formas, formas globais e regras externas do iLogic.

No navegador iLogic, as regras são organizadas em duas guias:

As formas são organizadas em duas guias:

Regras no iLogic

Uma regra é um programa de Visual Basic (VB.NET) pequeno que pode monitorar e controlar outros parâmetros , operações ou componentes do Inventor.

iLogic incorpora normas como objetos diretamente na peça, montagem e documentos de desenho. As regras determinam e conduzem o parâmetro de projeto e valores atribuídos. Controlando estes valores, é possível definir o comportamento de atributos, operações e componentes de modelo.

O conhecimento é salvo e armazenado diretamente nos documentos, como a maneira em que elementos de projeto geométrico são armazenados.

Parâmetros em regras

É possível utilizar nomes de parâmetros do Inventor padrão em regras como variáveis de Visual Basic. Quando executar a regra, o valor do parâmetro é atribuído para a variável. Para um parâmetro numérico, o valor é um número real expresso nas unidades de documento especificados em Ferramentas Configurações de documento. Os parâmetros de texto se tornam variáveis de sequência na regra. Parâmetros de Verdadeiro/Falso se tornam variáveis booleanos.

Os parâmetros podem aparecer de duas maneiras diferentes:

  • Variáveis VB.NET que estão vinculados aos parâmetros numéricos e não numéricos. As variáveis são realçadas em azul:

    Quando uma regra começa a ser executada, o iLogic lê os valores para estes parâmetros do modelo para a regra. Quando a regra terminar a execução,o iLogic salva os valores alterados de volta para o modelo.

    Para salvar os valores antes que a regra tenha terminado a execução, utilize a função RuleParametersOutput. Esta função é útil se quiser alterar o modelo imediatamente.

  • Parâmetros acessados utilizando a função Parâmetro. Por exemplo:

    Quando atribuir valores utilizando este método, os valores são salvos no modelo imediatamente antes da próxima linha na regra ser executada. Quando ler um valor utilizando a função Parâmetros, ele é imediatamente lido a partir do modelo Inventor.

Nomes de entidade padrões segundo as regras

Antes de utilizar um dos seguintes nomes de entidades do Autodesk Inventor em uma regra, altere o seu nome se um nome padrão tiver sido atribuído durante sua criação:

  • operação
  • esboço
  • operação de trabalho
  • padrão
  • restrição
  • iMate

Utilize um nome significativo. A alteração do nome faz com que seja mais fácil ver o que a regra está fazendo.

Outra razão para alterar nomes padrão é torná-los mais portáteis. Em versões localizadas do Autodesk Inventor, os nomes de item padrão são traduzidos para o idioma daquela versão. Os nomes são automaticamente alterados no navegador de modelo, mas não em uma regra de iLogic. Portanto, a regra pode ser incapaz de encontrar itens utilizando o nome padrão. Se outra pessoa utilizar o modelo em uma versão de idioma diferente do Inventor, os nomes padrão devem ser alterados. Esta recomendação se aplica somente a itens que são chamados pelo nome na regra. Por exemplo, as funções de medição podem utilizar nomes de operação de trabalho. Se tiver operações de trabalho, mas não utiliza-os em funções de medição, então não será necessário renomeá-los. Não renomeá-los.

Em versões que não sejam em inglês do Autodesk Inventor, utilize um nome em inglês na regra. Por exemplo:

"3rd Party:Embedding 1"
Nota: Algumas entidades como iMates permitem que especifique um nome ao criá-las.

Quando uma regra é executada

As regras geralmente são executadas automaticamente em respostas a alterações nos valores de parâmetros, se os parâmetros são utilizados diretamente como variáveis na regra. Também é possível desencadear regras por eventos.

Uma regra é executada imediatamente depois de editá-la, se não for suprimida. Quando as regras são executadas, as alterações nos parâmetros não atualizam o modelo até depois da execução da regra. Se necessário, é possível forçar a alteração de parâmetro a ter efeito imediato utilizando:

  • a função Parâmetro
  • a função RuleParametersOutput na regra

Ordem de regra

  • As regras são executadas na ordem em que aparecem no navegador, a não ser que sejam especificadas de outra forma pela inclusão da função iLogicVb.RunRule("ruleName").
  • Se mais de uma regra faz referência a um parâmetro que altera, a regra que aparece primeiro na lista é executada primeiro. Isso acontece independentemente da forma como o parâmetro é alterado.
  • É possível utilizar o comando Desencadeadores de eventos para alterar a ordem da regra na lista associada a eventos de documentos, independentemente da lista principal do navegador iLogic.

Como a regra é processada

Quando criar ou editar uma regra, o texto de regra é convertido em código VB.NET válido e, então compilado. Alguns nomes de parâmetros do Inventor não são válidos como nomes de variáveis VB.NET. Para permitir um intervalo completo de nomes de parâmetro do Inventor, iLogic internamente substitui novos nomes de variáveis para os parâmetros do Inventor.

Palavras-chave utilizadas como nomes de parâmetros

Embora possa utilizar palavras-chave de Visual Basic como nomes de parâmetro, não é recomendado para novos documentos. No entanto, quando adicionar regras a documentos existentes, geralmente não é necessário alterar qualquer nome de parâmetro. Se um nome é o mesmo que uma palavra-chave e precisa daquela palavra-chave na regra, é possível:

  • Alterar o nome de parâmetro do Inventor, se possível (recomendado).
  • Utilize a palavra-chave na regra, mas com letras diferentes em maiúsculas. Por exemplo, utilize Class se o parâmetro do Inventor é nomeado class. Os nomes de parâmetros do Inventor são sensíveis, mas VB não. No nosso exemplo, class é substituído com outro nome antes que o VB veja o código, mas Class permanece intacto.

Conversão interna de regras

O texto de regras é convertido internamente para validar o código VB.NET, que não é visível e é armazenado com a regra. Este tipo de armazenamento elimina a necessidade do iLogic gerar o código quando a regra for executada. O código altera somente quando editar a regra.

As mensagens de erro do compilador VB na verdade se referem a esse código intermediário. Em casos raros com alguns códigos complexos, é possível receber um erro que não corresponde ao código de regras. Quando esta situação ocorrer, simplifique seu código. Se necessário, verifique se possui uma declaração Sub Main() e End Sub.

Quando o iLogic converte a regra para validar o código de VB.NET para a compilação, ele substitui unidades com fatores de conversão.

Unidades em regras

É possível utilizar unidades do Inventor em regras da mesma maneira como são utilizadas em equações de parâmetro do Inventor padrão.

  • As regras não requerem unidades. Por exemplo, suponha que um número é atribuído a um parâmetro que não é sem unidade, mas nenhuma unidade é especificada na expressão. Neste caso, iLogic supõe que o número utiliza as unidades de documento que estejam em conformidade com o parâmetro. Este tipo de suposição também se aplica a unidades de composição, como min/h . Os documentos de unidade são definidos em Ferramentas Configurações de documento Unidades no Inventor.
  • Os nomes de unidades somente podem ser utilizados diretamente após números no texto de regra. Não podem ser utilizadas depois de parâmetros, variáveis ou expressões.

Exemplo - unidades de documento

Neste exemplo, um arquivo de peça utiliza unidades de documento de polegadas:

d0 = 4.5 in
d18 = 7.2 in
sum = d0 + d18MessageBox.Show(sum,”Document Units - Inches”)

Salvo disposição em contrário, o iLogic supõe que as unidades dos números são definidas como as unidades de documento. Neste caso, a soma é igual 11.7. Uma caixa de mensagem exibe o valor e indica que as unidades de documento são expressos em polegadas.

Para atribuir um valor de 7.2 mm para o parâmetro d18, em vez de 7.2 em, especifique que d18 é expresso em milímetros:

d0 = 4.5 in
d18 = 7.2 mm
sum = d0 + d18
MessageBox.Show(sum,”Document Units - Inches”)

Neste caso, a soma é igual 4.78346456692913. Uma caixa de mensagem exibe o valor e indica que as unidades de documento são expressos em polegadas

Para executar o cálculo anterior para um arquivo de peça com unidades de documento expressos em milímetros, inclua a unidade de polegada para qualquer parâmetro expresso em polegadas (como d0 = 4.5 in).

Finalmente, se omitir a unidade de comprimento de uma declaração, o iLogic utiliza o valor de unidades de documento.

Exemplo - unidades de documentos mistos

Neste exemplo, um arquivo de peça utiliza unidades de documento de polegadas. No Editor de parâmetro de iLogic:

  • parâmetro x está definido para 1 in
  • parâmetro y está definido para 12,5 mm

Uma regra foi escrita como:

result = x + y
MessageBox.Show(result,“Mixed Units Defined in Parameter Editor”)

Ao executar a adição, o iLogic converte o valor de parâmetro y de 12.5 mm para.4921polegadas. Uma caixa de mensagens exibe o valor de 1.49212598425197 e indica que unidades mistas são definidas no Editor de parâmetros.

Reciprocamente, se as unidades de documento são definidas como milímetros, então iLogic converte o valor do parâmetro x de 1 para 25.4 mm. Uma caixa de mensagens exibe o valor de 37.9 e indica que unidades mistas são definidas no Editor de parâmetros.

Nomes de unidades

A especificação de unidade é aplicada antes que qualquer outra operação matemática é executada e tem precedência sobre todos os outros operadores. Nomes de unidades:

  • Apenas podem ser usados diretamente após números no texto da regra.
  • Não podem ser usados depois de parâmetros, variáveis ou expressões.
  • Devem incluir um espaço entre o número e a unidade.

A seguir estão exemplos uso válido de nomes de unidade:

12 in
144 in
144 in^2
125.2 mm
60 mi/hr

É possível utilizar especificações de unidade de composto em regras. As especificações de unidade de composto seguem o formato do Inventor. Para incorporar uma especificação de unidade complicada em uma regra, crie uma equação para ela na caixa de diálogo Parâmetros. Então, utilize Capturar estado atual naquele parâmetro no Editor de regra.

Regras externas

As regras externas podem ser utilizadas como regras de iLogic ou como pequenos programas que são executados manualmente (como macros de VBA). Eles são armazenados em texto ou arquivos VB, fora de qualquer documento do Inventor (peça, montagem ou desenho). É possível executá-los manualmente ou a partir de outras regras.

Ao visualizar a lista de regras externas no navegador iLogic, a lista é a mesma para qualquer documento que estiver aberto. Ele não está vinculado a cada documento individual.

Também é possível executar regras externas como regras conduzidas por eventos.

Assistentes

O iLogic fornece vários assistentes que pode utilizar para criar regras sofisticadas para determinadas tarefas. Estes assistentes estão disponíveis na guia Assistentes da caixa de diálogo Editar Regra:

  • Criar regra para um diálogo - Utilize uma caixa de diálogo padrão para conduzir valores de parâmetros.
  • Capturar vista atual - Capturar orientação da vista e valores de exibição de zoom.
  • Caixa de mensagem - Criar uma regra que exibe uma caixa de mensagem do Windows.
  • Limites de parâmetros - Definir valores mínimos e máximos para parâmetros.

Formas

Crie e conecte uma interface de usuário personalizada para os parâmetros, propriedades e regras de uma peça, montagem ou documento de desenho do Inventor.

Utilize os métodos de arrastar e soltar para projetar uma interface do usuário sem necessidade de programação. Utilize os controles para controlar alterações para um projeto existente. As definições de forma podem ser específicas do documento e salvas com um documento de projeto ou armazenadas para uso em vários documentos.

Nota: Não é necessário ter regras para criar formas.