Um elemento de projeto iFeature consiste em uma ou várias operações que podem ser salvas e reutilizadas em outros projetos. É possível criar uma iFeature a partir de uma iPart ou de qualquer conjunto de operações que você ache útil para outros projetos. Utilize Extrair iFeature para extrair e salvar uma operação de esboço ou um esboço em um catálogo para seu uso futuro. As operações dependentes da operação selecionada são incluídas na iFeature, mas é possível excluí-las utilizando a caixa de diálogo Extrair iFeature. Os esboços selecionados podem ser consumidos ou não consumidos por uma operação.
Os elementos de projeto iFeature são armazenado em arquivos de operação com a extensão .ide. É possível abrir um arquivo de operação para ver e editar o elemento de projeto iFeature. Os arquivos iFeature são salvos na pasta Catálogo padrão.
Após criar uma iFeature e armazená-la, é possível inseri-la em uma peça arrastando-a, a partir do Windows Explorer, e soltando-a no arquivo de peça. Você também pode usar Inserir iFeature para realizar essa operação.
É possível alterar uma iFeature no arquivo de operação (.ide) ou uma vez que a iFeature foi inserida em um arquivo de peça. As alterações executadas no arquivo de operação (.ide) não afetam os elementos de projeto iFeature inseridos em arquivos de peça. Assim mesmo, as alterações aplicadas em uma ocorrência individual não afetam outras ocorrências do mesmo elemento de projeto iFeature dos mesmos arquivos de peça ou de outros arquivos.
Nota Quando você clica na Tabela de criação de iFeature, a iFeature é convertida em uma iFeature com base em tabelas e o botão Editar iFeature deixa de estar disponível. Exclua a tabela para reativar Editar iFeature.
Dicas para criar e utilizar iFeatures
Quando planeja um projeto, decide como restringir esboços de operações e utilizar equações em lugar de constantes numéricas para controlar o tamanho e as relações. As equações reduzem o número de parâmetros para definir a posição de um elemento de projeto iFeature e permitem que este seja redimensionado a partir da operação original.
Nas operações que salvar como elementos de projeto iFeature, defina parâmetros para esclarecer seu uso, da seguinte maneira:
Utilize o comando Parâmetros para fazer o seguinte:
Por exemplo, renomeie uma cota cujo nome padrão é "d1" a "comprimento_placa" ou outro nome descritivo.
Ainda que seja possível alterar o nome dos parâmetros na caixa de diálogo Extrair iFeature, é mais aconselhável fazê-lo na caixa de diálogo Parâmetros (Equação) antes de criar a iFeature.
Quando o elemento de projeto iFeature estiver inserido, o nome do parâmetro e a mensagem ajudarão a compreender como dito parâmetro afeta ao elemento de projeto.
Se algum valor da iFeature for alterado, assegure-se de adicionar à tabela Parâmetros de tamanho. Ao inserir uma iFeature, o valor é fixado para qualquer parâmetro que não esteja na tabela Parâmetros de tamanho.
Para verificar que foi atribuído um nome ao parâmetro, selecione a operação no navegador, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Mostrar cotas. Por último, clique duas vezes na cota. Tanto o nome como o valor são incluídos quando os elementos de projeto iFeature são criados a partir da operação.
Geometria de posição descreve o ponto de contato que é unido a uma operação quando a iFeature é inserida. Normalmente, é o plano do esboço, mas é possível adicionar outros elementos geométricos para utilizá-los ao posicionar a iFeature.
É possível abrir um arquivo de iFeature (.ide) e personalizar o ícone do navegador. Quando inserir a iFeature em um arquivo de peça, aparecerá o novo ícone no navegador. Os exemplares da mesma iFeature inseridos previamente não serão atualizados com a nova imagem do ícone.
É possível personalizar o ícone de novo no arquivo da iFeature para que, cada vez que o inserir, o ícone adquira um aspecto diferente no navegador.
Cada vez que utilizar a iFeature, aparecerá o ícone novo. Ainda que edite a iFeature, o ícone conservará a imagem personalizada.