Algumas operações de chapa de metal são mais fáceis de criar quando o modelo é plano. Estas operações podem frequentemente atravessar áreas de dobra da peça acabada. Os comandos Desdobrar e Redobrar permitem:
É possível desdobrar ou redobrar esboços criados nas faces dobradas ou desdobradas de uma peça de chapa de metal. As cotas destes esboços podem fazer referência a outras operações em estado dobrado ou desdobrado.
Um modelo dobrado planificado pelas operações de desdobramento não é equivalente aos modelo de planificação. Não é recomendado usar um modelo planificado usando operações de desdobramento para criar desenhos.
A planificação contém informação muito útil sobre as dobras e os puncionamentos para a criação de desenhos de fabricação. Utilize a ferramenta Planificação para obter a representação planificada necessária para criar um desenho. Algumas diferenças incluem: dobra para cima/baixo, profundidade de puncionamento, representação alternativa do puncionamento e geometria de alívio da dobra.
As operações modeladas sobre dobras planificadas, ou que entram em contato com elas, são deformadas quando são redobradas. As operações que sobressaem (por cima ou baixo) da face da chapa de metal são deformadas em relação à superfície neutra da face da chapa de metal e não à geometria que sobressai. Para garantir que a deformação coincida com os resultados da planta, limite as protuberâncias ao valor de ESPESSURA na medida do possível.
É possível selecionar faces planas existentes ou as faces planificadas resultantes de dobras desdobradas ou faces desdobradas para criar um esboço.
Para suportar a criação de operações no modelo em estado desdobramento, foram feitas alterações no modo de fundir as faces.
![]() |
![]() |
Em versões prévias à 2010, as faces de arestas coplanares eram fundidas em uma única face. |
Começando com a versão 2010, as faces de arestas coplanares não são mais fundidas em uma única face. |
As peças de chapa de metal modeladas antes da versão R2010 conservam as faces de arestas coplanares fundidas quando são abertas em R2010. A topologia da face de aresta coplanar é dividida em faces individuais depois da adição de uma operação de desdobramento (exibida em azul na ilustração).
Opções para definir o aumento da geometria de trabalho com a adição de operações de dobrar ou redobrar. Os seguintes exemplos exibem planos de trabalho criados usando operações dobradas, desdobradas e uma mistura de dobradas e desdobradas.
Criado com geometria dobrada
À esquerda na ilustração anterior pode ser visto um plano de trabalho criado com operações de modelo dobrado. À direita na ilustração é possível ver que o plano de trabalho permanece no mesmo lugar quando se desdobra a operação principal.
Criado com geometria desdobrada
À esquerda na ilustração anterior é possível ver um plano de trabalho criado com operações de modelo desdobrado. À direita na ilustração é possível ver que o plano de trabalho permanece no mesmo lugar quando se redobra a operação principal.
Criado com geometria dobrada e desdobrada
À esquerda da ilustração anterior um ponto de trabalho foi criado utilizando uma operação de modelo despregada. À direita da ilustração um segundo ponto de trabalho foi criado com o mesmo vértice da operação dobrada. Um terceiro ponto de trabalho é criado em outra operação dobrada e é criado um plano de trabalho com os três pontos de trabalho. A imagem abaixo mostra que o plano de trabalho permanece no mesmo lugar quando a operação é desdobrada ou redobrada.
O Inventor permite criar peças de chapa de metal que contêm sólidos independentes (chamados “fragmentos”). As dobras selecionadas para uma operação de desdobramento devem fazer parte do fragmento contendo a face de referência de desdobramento.
A ilustração mostra a face de referência de desdobramento selecionada na cor verde. As dobras de cor azul se desdobram usando a face de referência selecionada. As dobras de cor vermelha não podem ser desdobradas usando a face de referência selecionada.
Os comandos Desdobrar e Redobrar permitem selecionar de forma manual uma referência fixa para a operação de desdobramento e para a de redobramento posterior. Este processo de seleção manual permite transformar uma peça em relação à orientação inicial relativa à origem. Considere a seguinte ilustração mostrando quatro estados de modelo:
As operações de redobramento aplicadas usando a seleção do menu de contexto Operação de redobramento ou o método de opções de seleção automática evita este tipo de transformação não desejada.
Para obter informação adicional sobre estes procedimentos de redobramento, consulte Redobra de operações de chapa de metal.