Cria uma variável a partir dos resultados existentes, operadores aritméticos clássicos e booleanos e funções de número reais.
Acesso: |
Na barra de ferramentas Gráfico de saída, clique em Nova curva |
Nome |
Indica o nome da nova variável. |
Equação |
Define a nova variável com uma equação. |
A equação pode conter variáveis existentes e qualquer um dos elementos seguintes:
Operadores aritméticos |
Estes operadores são +, -. * e /. |
Funções de números reais |
Funções matemáticas que têm argumentos reais e fornecem soluções reais.
Nota: As funções trigonométricas utilizam a unidade angular atual (graus ou radianos).
|
pi |
A constante pi é escrita em letras maiúsculas: PI |
Exemplo |
10+cos(P[1] (Revolução: 1) - PI/6)+20*abs(P[3] (Esférica: 2)) Onde P[1] (Revolução:1) é a posição do primeiro grau de liberdade da junta denominada Revolução:1 P[3] (Esférica:2) é a posição do terceiro grau de liberdade da junta denominada Esférica:2. Nota: É possível inserir uma variável, clicando na caixa situada à sua esquerda no navegador Gráfico de saída.
![]() |
O software verifica o nome e a equação em tempo real, mas só calcula as curvas quando a simulação já estiver parado. Após validar o nome e a equação, o software insere uma nova variável na pasta Variáveis de usuário. Pode ser utilizado para todos os procedimentos, inclusive na criação de uma nova curva.