Junção de canto na peça de chapa de metal

As operações de junção de canto podem ser criadas automaticamente durante a criação de outras operações ou aplicadas manualmente conforme necessário durante o processo de projeto. Uma operação de canto automática pode ser ilustrada com facilidade quando são criadas duas operações de flange usando parâmetros idênticos em arestas adjacentes de uma face da chapa de metal (como é visto na ilustração da esquerda).

Se forem aplicadas automática ou manualmente, junções de canto fornecem opções que definem como as faces se encontram ao longo da junção (distância e posições) e o alívio das dobras na planificação. Durante sua criação, estas opções têm como padrão os valores e configurações definidos pela regra de chapa de metal, mas podem ser alteradas para se adaptar às especificações do projeto exclusivo de um canto individual.

Nota: As folgas de junção de canto dentro do Autodesk Inventor são criadas e medidas usando um destes dois métodos:
  Método face/aresta: um método para aplicar uma folga de junção baseada em uma medida da face da flange associada com a primeira aresta selecionada até a segunda aresta selecionada. Este método somente é suportado quando as modificações de canto são aplicadas manualmente utilizando a operação Junção de canto. As junções de canto criadas por versões do Autodesk Inventor anteriores a R2008 usavam unicamente este método. Os cantos criados automaticamente pela operação Flange ou Flange de contorno usam o método Distancia de folga máxima descrita na seção seguinte.
 

Método Distância máxima de folga: Método para aplicar uma folga de junção que pode ser medida deslizando um calibrador de inspeção física de uma espessura igual ao valor da distância de folga fornecida entre as arestas e faces do canto resultante e ao longo delas. Os benefícios deste método são mais aparentes para cantos não quadrados (ângulos maiores ou menores que 90 graus). Os cantos criados automaticamente pela operação Flange ou Flange de contorno utilizam o método Distancia máxima de folga exclusivamente. Este método oferece mais controle ao especificar folgas não possíveis até então usando o método Face/Aresta descrito anteriormente, como é ilustrado no detalhe de folga ampliado da peça exibida na seguinte imagem: