Personalização dos arquivos de propriedade XML

O Quantification permite que você modifique o mapeamento de propriedades dos arquivos que você utiliza para o levantamento. É possível personalizar o mapeamento de propriedade em nível global e individual no Quantification Item catalog. Este nível de personalização deve ser suficiente para a maioria dos projetos e deve ser o primeiro passo se você deseja modificar as propriedades do levantamento. Para personalizações com mais detalhes e mais técnicas, é possível editar o arquivo de mapa de propriedade de levantamento XML. Qualquer mapa de propriedade criado no Autodesk Navisworks 2014 pode ser usado tanto na versão 2014 quanto no Autodesk Navisworks 2015.

Nota: Use com cautela. É necessário ter um bom conhecimento de XML para personalizar os arquivos de propriedade XML. Sempre faça uma cópia de backup do mapa de propriedade original antes de tentar realizar qualquer personalização.

Uma parte importante desse processo é localizar itens com propriedades de modelo específicas na janela Find Items, exportar as propriedades para um arquivo XML e modificá-las para mapear as propriedades do levantamento escolhido. Pode ser útil visualizar as janelas Find Items e Properties lado a lado:

Na imagem acima, observe como a categoria Element na janela Find Items (esquerda) é mostrada como a guia Element na janela Properties (direita) e a Unconnected Height é exibida na coluna Property em cada janela. Em seguida, é possível exportar na janela Find Items para produzir um arquivo XML, como mostrado abaixo. Observe como o Element e a Unconnected Height são codificados:

É possível personalizar estas e outras propriedades em diferentes seções de nós ou de código do arquivo para mapear para uma propriedade de levantamento específica. Neste caso, é possível mapear Unconnected Height para a propriedade de levantamento, Height. Em seguida, copie-as para o seu mapa principal (TakeoffPropertyMap.xml) ou para um novo mapa. Depois que forem salvas e o Quantification for reaberto, os novos valores de propriedade serão visíveis. Criamos três tópicos que mostram três diferentes cenários de personalização:

  1. Para modificar propriedades no nó TakeoffPropertyMap. Esta é uma extensão do exemplo mostrado acima. Este tópico explica como mapear a propriedade do modelo "Unconnected Height" para a propriedade de levantamento "Height". É possível modificar este exemplo para ajudá-lo a configurar mapeamentos para propriedades diferentes, por exemplo, ModelHeight ou ModelLength.
  2. Para modificar propriedades no nó TakeoffFIleMap. Isto explica como configurar diferentes mapeamentos para diferentes tipos de arquivo, como Revit e DWG. Você deve colocar somente um tipo de arquivo em um arquivo de configuração de mapeamento de propriedade. Se você precisar de vários tipos de arquivos, deverá usar vários arquivos.
  3. Para modificar propriedades no nó TakeoffObjectMap. Isso permite que você configure diferentes mapeamentos para diferentes tipos de objeto, como paredes, colunas e portas.