Sobre como criar menus de atalho

Os menus de atalho são exibidos na localização de seu cursor ou perto dele, quando você clica com o botão direito do mouse com o dispositivo apontador. O menu de atalho e as opções que ele fornece dependem da localização do cursor e outras condições, tais como se um objeto está selecionado ou um comando está em andamento.

Menus de atalho podem conter opções de menu estático e sensível ao contexto. As opções de menu sensível ao contexto são exibidas em relação ao comando atual ou no objeto selecionado ao clicar com o botão direito do mouse.

É possível criar novos menus de atalho ou editar os existentes para acessar as opções que você utiliza com mais frequência. Há cinco tipos principais de menus de atalho exibidos na área de desenho

Quando o menu comando ou Modo de edição é exibido, o programa exibe um conjunto de opções de menu estático e mescla um conjunto adicional de opções de menu (se existir) que são específicas para o comando ativo ou objetos selecionados no momento.

Aliases de menus de atalho

Menus de atalho são referenciados por seus aliases atribuídos. No editor de Personalização da interface do usuário (CUI), nomes de aliases precisam seguir as convenções apropriadas de nomeação. Por exemplo, o menu de atalho nomeado “Default Menu” exibe as seguintes informações na seção Acrônimos do painel Propriedades:

POP501, CMDEFAULT

CMDEFAULT é um dos nomes de aliases reservados que o programa procura em situações específicas. Neste caso, o menu de atalho atribuído ao alias CMDEFAULT é exibido se nenhum objeto está selecionado e se nenhum comando está em andamento quando você clica com o botão direito do mouse sobre a área do desenho.

Os alias para menus de atalho sensíveis ao contexto precisam ser numerados entre POP500 e POP999, com exceção do menu Snap ao objeto que usa o alias POP0. Os aliases a seguir são reservados para serem usados pelo programa:

Menus de atalho específicos do objeto

Os menus de atalho de objetos são inseridos no menu de atalho CMEDIT, com base em quando um ou mais tipos de objetos específicos são selecionados. Os menus de objeto usam uma das seguintes convenções de nomenclatura para nomes de aliases:

OBJECT _objectname - Utilizado quando um único objeto do tipo especificado é selecionado.

OBJECTS _objectname - Utilizado quando mais de um objeto do tipo especificado é selecionado.

Se nenhum OBJECT_objectname estiver disponível, o programa usa o menu OBJECTS_objectname (se existir).

nome_do_objeto deve ser um nome de objeto válido e deve ser compatível com o código 0 do DXF do objeto para o qual você deseja que o menu de atalho seja exibido. O nome de objeto é utilizado para o nome de alias na maioria dos casos de menus de atalho, exceto para blocos e referências externas (refex). Os nomes de objeto são usados exclusivamente para blocos e refex:

Menus de atalho específicos do comando

Assim como os menus de atalho de objeto, os menus de atalho de comando são inseridos no menu de atalho CMCOMMAND com base no comando que está ativo atualmente. Os menus de atalho de comando utilizam a convenção de nomenclatura COMMAND _commandname. nome_do_comando pode ser qualquer nome de comando válido, incluindo nomes de comandos personalizados ou de terceiros.

Em muitos casos, você pode inserir um hífen antes do comando para suprimir a exibição da caixa de diálogo e em seu lugar exibir prompts para o comando. Por exemplo, a criação de um menu de atalho com o alias COMMAND _ -INSERIR permitirá adicionar as opções de menu sensível ao contexto para o comando -INSERIR quando este for o comando ativo.