Análise de energia usando elementos de construção - Validação do modelo

Depois de criar um modelo analítico de energia com base em elementos de construção, revise estas dicas para validar o modelo e solucionar os problemas antes de enviá-lo para a análise.

Ao criar o modelo analítico de energia, o software primeiro detecta a geometria e verifica se as informações necessárias existem para o modelo analítico.

Tamanho, complexidade e qualidade do modelo

O conteúdo do modelo e as configurações do Revit podem variar muito. Embora o uso o modo de elemento de construção para a análise de energia é projetado para levar em conta muitas situações, existem algumas limitações. Em função do tempo e limites de memória, quanto maior o volume, como medido por uma caixa delimitadora retangular ao redor do modelo, mais tempo leva a criação do modelo de energia.

O limite atual do volume é de aproximadamente 20,000,000 pés cúbicos (com base no espaço analítico padrão e nos valores de resolução e superfície), o que pode levar uma hora ou mais para ser processada. Normalmente, os modelos somente devem levar entre alguns segundos e alguns minutos para serem completados. As demais condições que podem existir e que resultam em um modelo de energia incompleto estão resumidas na tabela abaixo.

Condição Descrição Minimização
  • Os elementos estão ausentes.
  • Os elementos não estão definidos como delimitantes de ambiente.
  • O modelo contém folgas que são maiores do que o valor de resolução de espaço analítico.
Os espaços que compõem o modelo de energia são determinados com base no conceito do tipo 'preenchimento de saturação' utilizando elementos de construção definidos como delimitadores de ambiente. Pequenas folgas e sobreposições podem ser processadas.

No entanto, se alguma das condições especificadas existe, o espaço irá "vazar" e estas partes da construção serão omitidas do modelo de energia resultante.

Quando os espaços vazam, o modelo de energia pode exibir os seguintes problemas:

  • Faltam partes no modelo de energia.
  • O modelo de energia contém muitas superfícies sombreadas.
Nota: Se um espaço vaza para o espaço externo, ele será omitido do modelo de energia. Alguns espaços internos podem vazar para um outro, combinando em um único espaço interno.
Visualize o modelo do Revit e procure por:
  • Falta de elementos, como paredes, telhados e pisos. Adicione estes elementos quando necessário.
  • Elementos chave, como paredes, telhados e pisos que não estejam definidos como delimitadores de ambiente. Defina a delimitação de ambiente quando necessário.
  • Os elementos não irão conter todos os parâmetros de cota, somente aqueles apropriados para sua forma. Substitua estes elementos por famílias de elementos de delimitação de ambiente.
  • As folgas entre os elementos que são maiores do que o valor da resolução do espaço analítico. Feche estas folgas onde necessário. Consulte Sobre a resolução de espaço analítico e resolução de superfície analítica.
Famílias no local Quando os elementos chave do ambiente de construção são compostos de famílias no local, esses serão omitidos do modelo de energia. As famílias no local não são suportadas no momento.
Colunas As superfícies serão omitidas do modelo de energia criado, além de algum sombreamento. As colunas estão suportadas no momento e dependendo do tamanho podem ou não ter um impacto significativo na validade da análise de energia.
Pequenos espaços e superfícies Se um espaço for maior do que a resolução de espaço analítico, mas menor que 2 vezes de seu valor, o espaço pode ser omitido do modelo de energia. Em alguns casos, os espaços pequenos podem ser englobados em um espaço maior adjacente.

Se você utiliza o valor padrão para a Resolução do espaço analítico, estes limites são de aproximadamente 18 polegadas (457.2 mm) para 36 polegadas (914.4 mm].

O mesmo é verdadeiro para as superfícies que são maiores do que a resolução da superfície analítica, mas menor que 2 vezes o seu valor: elas podem ser omitidas do modelo de energia.

Espaços e superfícies muito pequenos não são suportadas no momento, mas é pouco provável que tenham um impacto significativo na validade da análise de energia.

Utilize as configurações de Resolução de espaço analítico e Resolução de superfície analítica ajustar as folgas e limites.

Consulte Sobre a resolução de espaço analítico e resolução de superfície analítica.

Aberturas em paredes curvadas Quando aberturas do Revit estiverem presentes em paredes curvas, aquela superfície será omitida do modelo de energia. As aberturas em paredes curvadas não são suportadas no momento.

Forma e precisão do modelo analítico de energia

Devido à natureza da criação automática do modelo de energia a partir de elementos de construção e os recursos atuais do algoritmo subjacente, a forma e a precisão da geometria do modelo de energia resultante pode ser muito diferente da aparência da geometria normal do tipo "casca fechada" criada manualmente usando as ferramentas e os processos tradicionais. Dependendo da configuração dos elementos do Revit, cascas fechadas podem ser criadas com frequência. No entanto, as folgas entre superfícies e arestas com desvios do modelo de energia podem existir. Embora estes possam parecer não usuais e algo ineficientes em termos de simulação, eles não necessariamente têm um impacto significativo na validade da análise de energia, especialmente em um primeiro estágio do projeto.

Além disso, os valores para o volume do modelo de energia e áreas de superfície não exatamente refletem o valor de 'verdadeiro' e pode ser determinado de forma diferente com diferentes suposições. Normalmente, as áreas e volumes estão aproximadamente a +/- 10%, mas a diferença pode algumas vezes ser maior. Apesar de isso poder ter um impacto mais significativo na precisão da análise de energia, o modelo de energia ainda deve ser válido na maioria dos casos.

A consideração aqui que deve ser levada em conta é um equilíbrio de tempo necessário para calcular o modelo de energia e a precisão necessária. Comparados para criar manualmente os modelos de energia, o processo automático resulta em uma economia significativa de tempo sem comprometer as características geométricas da construção que influenciam a utilização de energia. Observe que a alteração dos parâmetros da resolução de espaço e da superfície analítica pode aprimorar a forma e a precisão do modelo analítico ou pode reduzir o tempo de processamento para criar o modelo analítico de energia.

Outros problemas conhecidos