Os comandos Congelar, disponíveis no menu quad e no painel Exibir, permitem proteger objetos de uma seleção e edição acidentais da viewport e podem acelerar o redesenho da tela. Os comandos Descongelar, disponíveis da mesma forma, tornam objetos congelados em objetos disponíveis para manipulação.
Outra maneira de congelar e descongelar objetos é com o Explorador de cenas. Especialmente útil é a capacidade de selecionar objetos e camadas congelados no Explorador de cenas e, em seguida, descongelar esses objetos com o comando de menu de toque com o botão direito Descongelar a seleção do explorador de cenas.
Por padrão, um objeto congelado aparece em cor cinza e sem textura quando desenhado nas viewports. Ele permanece visível, mas não pode ser selecionado, portanto não está disponível para transformação ou modificação diretas. No entanto, ela responde à manipulação indireta; por exemplo, ajustando um modificador instanciado ou movendo ossos que pertencem a um modificador de Pele.
À direita, a lixeira e o poste estão congelados.
Objetos congelados são semelhantes a objetos ocultos. Objetos vinculados, instanciados e referenciados se comportam quando congelados exatamente como se estivessem descongelados. Luzes e câmeras congeladas e quaisquer viewports associadas continuam funcionando de forma normal.
É possível escolher que os objetos congelados mantenham sua cor ou textura normal nas viewports. Use a alternância Mostrar objetos congelados em cinza na caixa de diálogo Propriedades dos objetos.