Scene Explorer

O Scene Explorer fornece uma caixa de diálogo sem restrição para visualizar, classificar, filtrar e selecionar objetos no 3ds Max, bem como a funcionalidade adicional para renomear, excluir, ocultar e congelar objetos, criando e modificando hierarquias de objeto e editando as propriedades do objeto em massa.

A interface do Scene Explorer é composta de uma barra de menus, barras de ferramentas e uma vista de tabela dos objetos da cena, com uma linha para cada objeto e uma coluna para cada propriedade do objeto exibida. O padrão de layout no 3ds Max exibe somente os nomes de objeto e a propriedade Congelada. É possível personalizar o layout para exibir propriedades adicionais. É possível criar configurações de Scene Explorer locais que são salvas e carregadas com a cena atual, e globais que estejam disponíveis em todas as cenas.

Modos do Scene Explorer

O Scene Explorer pode alternar entre dois modos de classificação diferentes usando os botões da barra de ferramentas Seleção:

Espaço de trabalho dos Scene Explorers

Cada espaço de trabalho no 3ds Max tem um Scene Explorer diferente com o mesmo nome que seu espaço de trabalho, encaixado à esquerda dos viewports. Para obter informações específicas sobre sua operação, consulte a seção Espaço de trabalho dos Scene Explorers do tópico Espaços de trabalho.

Espaço de trabalho do Scene Explorer (contorno vermelho) encaixado na interface 3ds Max

Vários Scene Explorers

Em muitos fluxos de trabalho, o espaço de trabalho único Explorer, encaixado no lado esquerdo da interface, será suficiente. No entanto, é possível abrir quantos Explorers exclusivos você desejar, incluindo o Layer Explorer, o Revit Explorer e assim por diante. Para fazer uma cópia de um explorer exclusivo, utilize os métodos descritos no tópico Para trabalhar com o Scene Explorer Local e Global

Dica: É possível reabrir a instância fechada mais recentemente no Scene Explorer mais tarde na mesma sessão com o atalho do teclado Alt+Ctrl+O(letra O).

Recursos do Scene Explorer

A seguir, estão os recursos mais importantes do Scene Explorer:

Variantes do Scene Explorer

Diversas versões especializadas do Scene Explorer estão disponíveis em diferentes áreas do 3ds Max. Elas fornecem as configurações de coluna e de barra de ferramentas apropriadas para trabalhar em áreas específicas do 3ds Max. Elas incluem:

Diversas configurações personalizadas globais adicionais do Scene Explorer estão disponíveis na lista suspensa na parte inferior do navegador. Elas incluem Explorers projetados para trabalhar com luzes, objetos com plug-ins ausentes e muito mais. Por último, o comando Selecionar da cena e suas variantes utilizam uma caixa de diálogo modal dedicada para selecionar de uma lista com base em texto; ele não tem funções de edição.

Arrastar uma seleção contendo camadas e nós

  1. Certifique-se de que a opção Selecionar filhos não está marcada na barra de ferramentas do Layer Explorer (ela deve estar desativada por padrão).
  2. Crie a camada A e crie nela uma esfera.
  3. Crie a camada B e crie nela uma caixa.
  4. Agora selecione somente a camada B.
  5. Arraste a camada B para a camada A.

    A camada A uma será o pai superior dessa estrutura

  6. Selecione a camada A e a arraste para a camada 0.

    A estrutura da camada A permanece.

  7. Crie a camada C e ative-a.
  8. Selecione a camada A.
  9. Mantenha a tecla CTRL pressionada e selecione Caixa (que deve estar localizada na camada B).
  10. Arraste a seleção para a camada C.

    A camada A mantém a estrutura, mas a Caixa se tornou um filho direto da camada C. Se uma camada Pai e os respectivos filhos (incluindo outras camadas e nós) estiverem todos selecionados individualmente, toda a estrutura de camadas será desfeita ao deslizar sob a nova camada.

  11. Selecione o objeto na primeira camada (ou seja, a camada A).
  12. Mantenha a tecla CTRL pressionada.
  13. Selecione a segunda camada (ou seja, a camada B, para onde o objeto será arrastado).
    Nota: Isso quebrará a estrutura da camada A.

Para quebrar a estrutura da camada A:

  1. Crie a camada D e ative-a.
  2. Clique duas vezes na camada C (o que seleciona Pais e Filhos, o mesmo que ativar "Selecionar filhos").
  3. Arraste para a camada D e observe como tudo se tornou um filho direto da camada D.
Nota: Em vez de arrastar, sempre é possível utilizar o botão Adicionar à camada ativa na barra de ferramentas do Scene Explorer.