Os dados de captura de movimento são carregados no Gerenciador de camadas praticamente da mesma forma que todos os outros dados de quadro-chave. Depois que os dados de captura de movimento são carregados, todas as mesmas ferramentas de edição de quadro-chave estão disponíveis para transformar, editar, duplicar e retemporizar os dados de movimento. É possível usar todas as ferramentas de camadas para editar os dados de captura de movimento de uma forma não destrutiva.
O CAT é compatível com o carregamento de dados de formatos de arquivo de captura de movimentos BVH e HTR, bem como com a importação de movimento de arquivos BIP do Character Studio.
O processo tem duas etapas: a importação dos dados de movimento para uma hierarquia separada no Max e, em seguida, o mapeamento dos dados de animação da hierarquia para o CATRig usando a opção Captura de animação.
Cada formato tem seu próprio importador. Depois que os dados são importados, o mapeamento é manipulado pelo utilitário Capturar animação, que mapeia automaticamente os dados para o personagem e permite editar o mapeamento, se necessário.
Depois que os dados são importados, é possível usar a Meta-alça de transformação de camada para transformar com facilidade todo o clipe/camada e as camadas de Ajuste para permitir o ajuste da animação.