Sombreador de múltiplas/submapa (mental ray)

O sombreador de múltiplas/submapa fornece a habilidade para atribuir cores diferentes ou mapas para um único parâmetro do material. Por exemplo, é possível criar uma matriz de seixos em um terreno e atribuir um único ARCH e design de material para todos os seixos. Para introduzir variação de cor, coloque o sombreador de múltiplas/submapa na ranhura do aplicador de cor difusa do material. Fazendo isso, você deve manter as mesmas propriedades do BRDF para todos os seixos, variando somente na cor difusa. O uso criterioso do sombreador de múltiplas/submapa pode reduzir consideravelmente o número de materiais necessários em cenas complexas.

no sombreador de múltiplas/submapa a cor atribuída pode variar ou mapear aleatoriamente, ou com base em um objeto, material ou o ID da suavização de grupo. É possível definir até 20 cores ou mapas para diferentes e maiores IDs se você repetir a atribuição ou especificar uma cor fora da gama ou mapa.

Esquerda: as cores dos assentos do Auditório variam por ID de objeto

Direita: as cores variam aleatoriamente

Nota: O sombreador de múltiplas/submapa não será exibido corretamente em viewports sombreadas. Em geral, recomenda-se que você deixe em Exibir o Mapa na viewport para os materiais que utilizam o sombreador como o mapa Difusor.

Interface

Altera a cor/mapa baseado em

Escolha a base para atribuir uma cor ou um mapa:

  • O ID de objeto utiliza o valor Grupo Buffer-G do ID de objeto. Objetos cujo ID é 1 são atribuídos a cor/Mapa #1, e assim por diante.
    Nota: Objetos cujo ID é 0 (padrão), ou se Repetir está desativado, com um valor de ID maior do que o limite superior como determinado pelo valor de Número de cores/mapas a utilizar, são atribuídos a padrão /cor fora do intervalo(ou mapa).
  • O ID de material utiliza o ID de material. Faces cujo ID de material é 1 são atribuídos a cor/Mapa #1, e assim por diante.
    Nota: Se Repetir está desativada, as faces com um ID de material de maior do que o limite superior como determinado pelo valor de Número de cores/mapas a utilizar são atribuídos a padrão / fora do intervalo cor(ou mapa).
  • Grupo de Suavização utiliza o grupo ID de Grupo de Suavização. Faces no grupo de Suavização 1 são atribuídos a cor/Mapa #1, e assim por diante. Para faces atribuído a vários grupos de suavização sombreador de múltiplas/submapa utiliza o maior valor atribuído.
    Nota: As faces que não pertençam a nenhum grupo de suavização, ou, se Repetir está desativada, a suavização de ID de grupo com um valor maior do que o limite superior como determinado pelo valor de Número de cores / mapas para utilizar, são atribuídos à cor fora do intervalo Padrão(ou mapa).
  • Aleatório atribui cores ou mapas aleatoriamente. O aleatoriamente é fixo e não é alterado quando se renderiza novamente a cena ou se reatribuir o material.
Padrão/fora do intervalo cor

A cor ou Mapa atribuído a objetos ou faces cuja ID não está dentro da faixa especificada (1 para número de cores/mapas). Não se aplicam à opção aleatória.

Número de cores/mapas para utilizar

O maior valor de ID para uso. Se Repetir está desativado, IDs maiores do que este valor (ou definidos como 0) são atribuídas como cor padrão/fora do intervalo. Faixa=1 a 20.

Repetir

Quando ativado, as cores atribuídas/percorrer mapas através dos valores maiores do que o número de cores/mapas a utilizar Configuração. Por exemplo, se o número de cores/mapas para uso é definida como 7, objetos ou faces com ID 8 ou 15 deve usar cor / Mapa #1, IDs definido para 9 ou 16 usaria 2, e assim por diante.

Quando desativado, as IDs fora da faixa especificada (1 para número de cores/mapas), use a cor padrão/fora do intervalo.

Cor/Mapa #1 – 20

Para cada Cor/Parâmetro do Mapa, especifique uma cor ou um mapa a ser usado. Se você atribuir um mapa, ele substitui a cor, a não ser que desative o mapa usando uma caixa de seleção em lançamento de mapas.

Para atribuir uma mapa, clique no botão à direita da amostra de cor e escolha um mapa do material/ navegador de mapa.

Implementação Mapas

Esta implementação oferece as caixas de seleção para ativar e desativar o mapa/as atribuições de cor e botões para atribuir mapas.