Edição da coluna vertebral

Para editar uma coluna vertebral CAT, utilize a implementação de configuração de coluna vertebral no painel Modificar.

Interface

Nome da coluna vertebral

O nome da coluna vertebral. Consulte nominação de coluna vertebral.

Num. de ossos

O número de ossos na coluna vertebral.

Comprimento

O comprimento da coluna vertebral.

Nota: Este valor representa a combinação de comprimentos de todos os ossos da coluna vertebral. Ao mudar este valor, o comprimento dos ossos da coluna vertebral são afetados. Um determinado valor do "comprimento da coluna vertebral" não é armazenado na coluna vertebral.
Tamanho

Tamanho médio dos ossos da coluna vertebral. É possível usar esse valor para redimensionar os ossos da coluna vertebral, ou pode-se editar cada um individualmente na implementação de configuração dos ossos.

Procedural/Por quadros-chave

Escolha se esta coluna vertebral utilizará algoritmos procedurais de coluna vertebral incorporados ou cinemática frontal padrão (FK).

Colunas vertebrais procedurais

Quando você define uma coluna vertebral como Procedural, o movimento de todos os ossos da coluna vertebral é definido por um algoritmo. O algoritmo da coluna vertebralCAT sempre tenta dobrar a coluna vertebral de uma forma que faça sentido para essa coluna vertebral. A quantidade de dobras para a cada osso é definida usando o gráfico de curvatura da coluna vertebral.

As vantagens de usar de procedurais de coluna vertebral incluem:

Absoluto/Relativo

Se você selecionar um osso em uma coluna vertebral procedural e for até o painel Movimento, você verá uma pequena implementação de Movimento da coluna vertebral. O deslizador individual nesta implementação define o comportamento Absoluto/Relativo da coluna vertebral.

Uma coluna vertebral relativa produz uma curva suave em forma de C, enquanto que uma coluna vertebral absoluta cria uma curva com forma de S.

Esquerda: coluna vertebral relativa

.

Direita: coluna vertebral absoluta

Colunas vertebrais relativas

Ao girar a ponta do eixo de uma coluna vertebral relativa, o eixo move-se em arco em torno da base da coluna vertebral.

Normalmente utiliza-se uma coluna vertebral relativa quando a curvatura é mais importante que a localização exata da ponta do eixo. Esta é a razão pela qual a configuração padrão para pescoços em CAT é relativa. A posição da cabeça é normalmente menos importante que a curvatura do pescoço.

Colunas vertebrais absolutas

Ao girar a ponta do eixo em uma coluna vertebral absoluta, o cubo permanece aproximadamente estacionário.

Utilize uma coluna vertebral absoluta quando a posição da caixa toráxica for importante. Por exemplo, com um quadrúpede, a posição da caixa toráxica é geralmente mais importante do que com um bípede. Isto porque as pernas da frente de um quadrúpede estão normalmente no chão, portanto a posição da caixa toráxica define quão direitas as pernas são. Nesta situação, mesmo um pequeno movimento da caixa toráxica pode alterar a forma das pernas e o peso do seu personagem.

Obviamente, em CAT o valor relativo absoluto pode ser animado, por isso você sempre pode especificar durante uma animação como a coluna vertebral deve se comportar. Em muitos casos, você pode precisar animar as configurações da coluna vertebral para obter os resultados desejados.

Nota: Ao animar com uma coluna vertebral absoluta, coloque a caixa toráxica no local correto movendo a caixa toráxica e girando-a. A caixa toráxica não se moverá quando você a girar.

Implementação do gráfico de curvatura da coluna vertebral

As definições da implementação da curvatura da coluna vertebral controlam a extensão à qual as ligações à coluna rodam em relação umas às outras. Em outras palavras, controlam como a rotação entre os eixos é distribuída ao longo da coluna vertebral.

Edite a coluna vertebral ajustando as configurações de tangente e valor na parte inferior da implementação.

Tangente

A configuração de tangente controlam a forma da curva em suas extremidades esquerda e direita, respetivamente.

Valor

As definições de Valor controlam os valores iniciais e finais dos pesos de rotação.

Por pré-definição, a coluna vertebral dobra de forma uniforme ao longo de seu comprimento. Quando você rotaciona a ponta do eixo, a coluna vertebral interpola a rotação ao longo de todos os nódulos da coluna vertebral de acordo com a curvatura do gráfico.

Configurações pré-definidas do gráfico

A curvatura padrão é distribuída de forma uniforme entre os ossos da coluna vertebral.

Os seguintes exemplos utilizam uma coluna vertebral com o valor absoluto relativo definido em 1, o que significa que é uma coluna vertebral relativa.

Se ajustar o gráfico para ser mais plano no início e o dobrar acentuadamente para cima no final, então a coluna vertebral também irá dobrar acentuadamente no final.

Também é possível configurar a coluna vertebral para dobrar mais em sua base.

Dica: O gráfico afeta todas as rotações, incluindo o torcer.
Dica: A cor da coluna vertebral é uma mescla da cor da pelvis com a cor da caixa toráxica. A mescla de cor reflete o enfraquecimento no gráfico de curvatura da coluna vertebral.

Vetor de direção da coluna vertebral

O vetor de direção da coluna vertebral é uma linha que determina a direção pré-definida para a coluna vertebral. Em outras palavras, quando a coluna vertebral estiver em repouso, deverá projetar ao longo deste vetor. Por pré-definição, o vetor de direção da coluna vertebral aponta ao longo do eixo de comprimento da base do cubo: Z para montagens alinhadas com o eixo Z e X para montagens alinhadas com o eixo X. Consulte Compreendendo o eixo de comprimento dos ossos.

Você irá obter melhores resultados se assegurar que a linha azul fica perto da curvatura predefinida da coluna vertebral.

Dica: Ao criar uma coluna vertebral curva, edite cada osso individual da coluna vertebral para a posição, deixando os eixos (caixa toráxica e pélvis) alinhados verticalmente em vez de rodar o eixo para criar a curva.

Procedimento

Editar a direção de uma coluna vertebral procedual:

  1. Selecione qualquer osso na coluna vertebral e vá para o painel de movimento.
  2. Clique no botão de subobjeto. O vetor de direção da coluna vertebral é selecionado e é possível reorientar a coluna vertebral ao rotacionar o vetor.
    Nota: Não é possível animar a direção do vetor.

Colunas vertebrais FK

As colunas vertebrais FK (por quadros-chave) comportam-se como uma hierarquia regular de ossos no CAT. Cada osso tem o seu próprio controlador de camada para controlar sua transformação e pode ser utilizado um quadro-chave de forma independente, oferecendo a você um controle preciso. A seguir, é possível fazer coisas como deslocar ossos da coluna vertebral animando as posições.

Nota: Não é possível converter a animação de uma coluna vertebral FK em uma coluna vertebral procedural.

Além disso, as coluna vertebral FK não suportam as funcionalidades de redimensionamento do CAT.