Curva atenuada

As curvas de atenuação variam a sincronização de uma função de curva. Uma função de curva inalterada mostra o valor de um parâmetro animado ao longo do tempo. Uma curva atenuada mostra alterações na sincronização da função de curva. Alterar os valores da curva atenuada muda o tempo da trajetória original para a esquerda ou para a direita.

A escala horizontal de uma curva atenuada representa a hora normal, como ela faz para todas as curvas de função. A escala vertical de uma curva atenuada representa a escala de tempo da função de curva à qual a curva atenuada é aplicada. Alterar a forma de uma curva atenuada altera a forma pela qual o tempo é interpretado pela função de curva afetada.

O valor da curva atenuada em um determinado quadro é um valor de quadro da trajetória original. Por exemplo, se a curva atenuada for 0 no quadro 0 e 10 no quadro 10, a trajetória original será executada com sua velocidade original. Se o valor da curva atenuada no quadro 10 aumentar para 20, a trajetória original será reproduzida para o quadro 20 por quadro 10: ele foi acelerado por um fator dois.

Dica: A ferramenta Retimer fornece uma forma rápida e fácil de aplicar curvas de atenuação complexas à sua animação.

Um exemplo de curva atenuada

Suponha que você tenha animado um pássaro voando no céu. Depois de ver a animação, você decide que quer alterar a posição do pássaro, para que ele se mova rapidamente no início da animação e depois diminua o ritmo até o final.

Você pode realizar essa alteração editando chaves da posição, intervalos e curvas de função, mas isso exige mais trabalho do que usar uma curva atenuada. Aplicar uma curva atenuada à trajetória da posição fornece uma solução rápida e fácil.

Arrastar a curva atenuada faz com que o tempo seja reduzido próximo ao início da animação e ampliado perto da extremidade. Você pode dizer que o movimento do pássaro começa rápido e, em seguida, diminui, olhando para o efeito que a curva atenuada tem nas curvas de função da posição.