É possível utilizar a ferramenta Retime para aumentar ou diminuir a velocidade da animação dentro de qualquer período de tempo em qualquer track de animação. Também há opções para acelerar e desacelerar o movimento com variação de tempo.
Para usar a ferramenta Retime, abra Track View no modo Curve Editor e selecione as tracks nas quais deseja realizar a variação de tempo. A seguir, após ativar a ferramenta, clique duas vezes na janela Editor de Curva em Track View para posicionar os marcadores do retime. Cada par de marcadores verticais adjacentes incluem o tempo entre eles nas tracks selecionadas. Em seguida, mova os marcadores para alterar o tempo da animação. Se você aproximá-los, a animação acelera; se distanciá-los, a animação desacelera.
A ferramenta Retime é similar à ferramenta Região já que ambas variam a duração da animação, mas elas diferem em várias maneiras:
Em geral, se está variando as teclas somente no tempo, a ferramenta Retime fornece mais opções e resultados mais previsíveis.
A tecnologia utilizada pela ferramenta Retime é a Curva Fácil, que aplica alterações de tempo para uma curva de função. Portanto, é possível utilizar a ferramenta Retime com qualquer parâmetro animado que pode ser aplicado a uma Curva Fácil. Isto inclui o controles de keyframe como Bezier e Posição XYZ, o controle de ruído, o controle de expressão, o parâmetro percentual de restrição de caminho, e assim por diante.
Com relação aos subsistemas da animação de dois persagens no 3ds Max, a ferramenta Retime geralmente suporta CAT, mas não suporta bipede. No entanto, para obter melhores resultados, não utilize a ferramenta Retime com o recurso Distorsor de Tempo do CAT. Além do mais, Retime não admite animação processual como as que são encontradas em sistemas de partículas e simulação física, mas sim as admite se você consolidar a animação em keyframes.
Para usar a ferramenta Retime:
O Track View se abre no modo Curve Editor. Somente tracks animadas do objeto selecionado são realçados na janela Hierarquia em Track View - Curve Editor. Este é o comportamento padrão.
Todas as teclas que pertencem a tracks selecionadas são afetados pela ferramenta Retime, dentro do limite horizontal que você definir em breve posicionando os marcadores.
Um marcador Retime aparece na janela onde você clicou. Ele tem o formato de uma barra vertical amarela e tem a legenda "Arrastar para Retime."
Arraste a grossa parte central do marcador para ver o que acontece, e então desfaça o movimento.
É possível utilizar a ferramenta Retime com um único marcador, mas isto somente se move as teclas; para escala, é preciso ao menos dois marcadores.
Um segundo marcador aparece, bem como uma seta de ponta dupla horizontal entre o topo dos dois marcadores.
Posiocione os marcadores nos quadros 20 e 40
Reserve um momento para observar os marcadores. Cada um tem uma linha fina na parte superior e inferior, uma parte mais grossa no meio, e um pequeno X em um círculo na parte inferior.
O marcador desaparece. É desta forma que se exclue um marcador.
Em alternativa, pressione Ctrl + Z para desfazer a exclusão.
O marcador se move, mas nenhum retime ocorre. Antes de iniciar o retime, é possível reposicionar o marcador livremente.
O segundo marcador foi movido do quadro 40 para o quadro 34.
Agora o retime acontece. Se você mover os marcadores o mais distante possível um do outro, o tempo entre eles expande e a animação que eles contêm desacelera. Se você posicioná-los mais próximos um do outro, a animação acelera. Enquanto isso, o tempo para fora e adjacentes ao marcador que você arrasta move na mesma direção pelo mesmo valor. Portanto, a animação fora do par de marcadores permanece intacta, mas ocorre em outro momento.
Depois do retime, a animação entre os quadros 20 e 34 se estende entre os quadros 20 e 50.
Como resultado, as teclas são mais distantes do que as outras e o seu movimento é mais lento.
Isso se aplica, não importando quantos marcadores pertencem ao retimer. É possível adicionar vários marcadores; mover uma só afeta somente as animações adjacentes. Se você arrastar um marcador que está entre outros dois marcadores, o tempo do lado para o qual você está arrastanto se comprime, enquanto no outro lado se expande, mas a animação além dos marcadores adjacentes não é afetada.
Outra coisa ocorre na primeira vez que usar o retime com um marcador: todo o marcador se torna tão grosso quanto na posição central. Isso indica que já não é possível ajustar a posição do marcador sem retime. É possível reposicionar um marcador sem retime somente antes de utilizá-lo para retime.
Isto abre o menu Intervalo de Retimer, onde você poderá definir o comportamento do intervalo.
Para concluir este procedimento, você aprenderá como mover um retimer de um objeto a outro.
Isto remove a animação da track destacada da influência do retimer. O retimer permanece, mas não poderá afetar o movimento do objeto. A curva do objeto desaparece da janela Tecla para indicar que a animação não mais está sujeita à edição com este retimer.
Depois de usar Remover, o retimer não afetará mais a animação do objeto.
As curvas do segundo objeto aparecem, com o retime já aplicado. Isso mostra que eles agora estão sob a influência do retimer.
O Retimer agora afeta um objeto diferente de animação.
Obviamente, também é possível atribuir outras tracks a um retimer sem antes remover os já existentes.
As tracks do segundo objeto agora estão usando o mesmo retimer que foi removido da primeira.
Para finalizar o retime:
Quando você estiver satisfeito com o retime, você pode facilmente consolidar os ajustes para torná-los permanentes e remover a sobrecarga imposta pelo retime.
Isso salva as alterações do retime para as tracks permanentemente e remove as tracks do controle do retimer. Isto é indicado pela exclusão do sufixo (R#) de cada um dos nomes das tracks consolidadas. Como resultado, as tracks já não são visíveis.
Todas as tracks animadas dos objetos selecionados agora estão visíveis.
Todos os retimers permanecem disponíveis para a atribuição de tracks de animação.
Para utilizar vários retimers:
É possível adicionar quantos retimers desejar, cada um com seu próprio conjunto de marcadores e seu próprio retiming resultante. É possível usar diferentes retimers para diferentes objetos ou até mesmo tracks diferentes do mesmo objeto.
Track View se abre no modo Curve Editor. Somente tracks animadas do objeto selecionado são realçados na janela Hierarquia em Track View - Curve Editor. Este é o comportamento padrão.
Como no procedimento anterior, ao ativar a ferramenta Retime, um Retimer 0 é criado e todas as tracks destacadas são atribuidas a ele.
Isto adiciona um segundo Retimer, Retimer 1, à lista. Retimer 1 é destacado, como indicado na cor azul de sua etiqueta. A etiqueta do Retimer 0 se torna amarela para mostrar que ela não está destacada.
A etiqueta se torna azul e as curvas das tracks animadas e teclas novamente se tornam visíveis.
Agora é possível visualizar somente as teclas e curvas da track destacada, cujos nomes mudam para Posição X (R1) e Rotação Y (R1). Isto indica que as tracks estão sob o controle de Retimer 1.
Agora você pode ver as tracks restantes que ainda estão sob o controle de Retimer 0.
Desta forma, é possível livremente reatribuir tracks entre diferentes retimers. Mesmo se você precisar de um retimer diferente para cada track de animação, será fácil de fazer.
A interface ferramenta Retime é entremeada em todo Track View - Curve Editor. O acesso inicial é feito através de um botão da barra de ferramentas, mas o resto dos controles estão disponíveis na janela Tecla como marcadores verticais em forma de botões e arrastáveis.
O painel de controle da ferramenta Retool incorporado na janela Track View Key
A ferramenta Retime atribui retimers em uma base de tracks. Quando você ativa a ferramenta, se todas.as tracks destacadas não possuirem retimer atribuídos, a ferramenta Retime cria um novo retimer e atribui as tracks destacadas a ele. Se qualquer track destacada já estiver atribuída a um retimer, clicando no botão da ferramenta simplesmente ativa a ferramenta.
Para sair da ferramenta Retime, clique em um outro botão da barra de ferramentas Controle de Tecla ou clique no botão Fechar (consulte a seguir).
Depois da consolidação, o retimer permanece e podem ser atribuídos a quaisquer tracks.
Ao selecionar outra ferramenta na barra ferramentas Controles de Teclas, você também sai da ferramenta Retime.
Para ativar um retimer e exibir seus marcadores, clique em seu nome na lista. O nome do retimer ativo é exibido em azul; os restantes em amarelo.
Esta opção só está disponível quando o retimer que controla as tracks destacadas está ativo, e somente se aplica ao retimer ativo. Por exemplo, se tracks atribuídas a R0 e R1 são destacadas e R0 estiver ativa, ao clicar em Remover, ela age somente na track atribuída a R0. As tracks atribuídas a R1 não são removidas.
Além dos botões e lista no canto superior direito em Track View, a ferramenta Retime fornece o controle do posicionamento, retiming e outras configurações de marcadores, diretamente na janela Tecla.
Retimer 0 está ativo com três marcadores.
Cada marcador possui os seguintes recursos:
Linhas de intervalo de tempo padrão (linear, desbloqueado) entre os marcadores
Configurações de intervalo de tempo estão disponíveis no menu tipo Tipo de Intervalo Retimer, que é aberto ao clicar com o botão direito do mouse na linha de intervalo de tempo. Cada intervalo de tempo pode ter diferentes configurações.
O menu fornece os seguintes controles. A opção Bloqueado é um botão de alternância e das três opções restantes, uma pode estar ativa ao mesmo tempo.
Quando um intervalo de tempo é bloqueada, um ícone de cadeado é exibido.
Esquerda: intevalo de tempo linear bloqueado; Direita: intervalo de tempo de saída fácil bloqueado
Um parâmetro linear de intervalo de tempo é exibido como uma seta dupla, a não ser que estejam bloqueados (consulte ilustrações anteriores).
O intervalo de tempo Entrada Fácil se parece com um inclinação crescente (da esquerda para a direita).
O intervalo de tempo Saída Fácil se parece com um inclinação descendente (da esquerda para a direita).
Esquerda: Entrada Fácil; direita: Saída Fácil