O Controlador de limite permite especificar limites inferiores e superiores aos valores de controlador disponíveis, restringindo o potencial intervalo de valores da trilha controlada. Por exemplo, em um rig de personagem, você poderia usar isso para restringir a rotação em juntas de dedos de forma que os dedos não possam ser dobrados para trás. Basicamente, quando uma trilha for limitada e o limite estiver ativo, você não poderá definir um valor para a trilha além do limite.
Você pode aplicar um Controlador de limite à maioria dos tipos de controlador. O controlador limitado (ou seja, o controlador original) então aparece como um filho do Controlador de limite na hierarquia da Vista de trilha.
O Controlador de limite permite especificar limites inferiores e superiores aos valores de controlador disponíveis, restringindo o potencial intervalo de valores da trilha controlada. Por exemplo, em uma montagem mecânica, você poderia usar isso para restringir a rotação em uma parte que não gire além do intervalo de movimento padrão. Basicamente, quando uma trilha for limitada e o limite estiver ativo, você não poderá definir um valor para a trilha além do limite. Você pode aplicar um Controlador de limite a qualquer outro tipo de controlador. O controlador limitado (ou seja, o controlador original) então aparece como um filho do Controlador de limite na hierarquia da Vista de trilha.
Como o Controlador de limite não altera o controlador original, você pode ir e voltar com facilidade entre a animação original e a limitada ao alternar os limites. Mas se você recolher o Controlador de limite, o resultado será a animação limitada e a animação original não estará mais disponível.
O uso do Controlador de limite agiliza a configuração e a criação de animação. Ele elimina a necessidade de expressões ou de scripts para fazer a mesma coisa, aprimorando a facilidade com que você configura a automação em hierarquias e rigs, criando efeitos como evitar colisão, limites de junta FK etc.
Por exemplo, um Diretor técnico pode desejar atribuir limites a valores flutuantes que os animadores ajustarão para tornar a geração de poses mais fácil, impor padrões ou impedir inconsistências e erros. Um TD poderia usar limites para:
Os riggers de personagem podem usar limites para criar relacionamentos complexos ou atalhos em rigs. Os exemplos incluem:
A seguir, uma breve lista de exemplos de uso específico para o Controlador de limite:
Considere as seguintes limitações dos Controladores de limite:
Exemplo: para usar o Controlador de limite:
Neste exemplo, a posição do bule foi animada no eixo X entre extensões de cerca de -45 a 40 e no eixo Y entre extensões de cerca de -80 e 54.
Isso abre a caixa de diálogo Controlador de limite flutuante, onde é possível definir limites e outros valores, mas talvez você ache mais fácil fazer isso de forma interativa. Portanto, por ora aceite os padrões fechando a caixa de diálogo.
A trilha mantém seu nome original (Posição X, neste exemplo), mas o ícone foi alterado para indicar que agora é um Controlador de limite e é expansível (consulte a ilustração na etapa a seguir).
A hierarquia contém uma trilha filho, chamada Controlador limitado, e uma nova ramificação filho expansível, chamada Limites.
Como o movimento do eixo X original está dentro dos limites padrão, as duas trilhas são idênticas.
A curva de gráfico agora é cortada abaixo do limite inferior. Quando você deslocar a animação, o objeto não se moverá para além dessa posição.
Neste exemplo, definimos em cerca de 13. A curva de gráfico agora é cortada acima do limite superior e abaixo do limite inferior. O movimento resultante é, da mesma forma, restrito.
O movimento no eixo X está limitado a ambas as extremidades. onde quer que o objeto originalmente tenha movido para além dos limites, agora ele se comportará como se estivesse atingindo uma parede.
A trilha Controlador de limite (Posição X) mostra claramente o recorte superior e inferior, enquanto a trilha Controlador limitado mostra o movimento original.
O movimento original ainda existe como a trilha Controlador limitado. Você pode restaurá-lo temporariamente alternando o Controlador de limite.
Agora, quando você deslocar a animação, o objeto se moverá como antes.
Você pode copiar o Controlador de limite de duas maneiras: somente os limites ou os limites e o movimento combinados. Primeiro, você copiará somente os limites.
Agora, a trilha Posição Y também é limitada, usando as mesmas extensões da trilha Posição X, mas mantendo seu movimento subjacente original. Para verificar isso, compare a trilha Posição Y com sua trilha Controlador limitado filho.
Em seguida, você copiará a trilha Posição X limitada inteira para a trilha Posição Z, incluindo movimento e limites. Atualmente, a trilha Posição Z não é animada.
Compare as trilhas Posição X e Z e ambas com suas trilhas Controlador limitado filho. Cada par de curvas correspondente é idêntico. O movimento aparece como se o objeto estivesse atingindo a aresta interna de uma caixa.
Por fim, abordaremos as configurações de Buffer de suavização. Por padrão, cantos agudos são criados sempre que uma curva é limitada, causando alterações abruptas em movimento. Você pode suavizar esses cantos com os parâmetros do Buffer de suavização, resultando em um movimento mais natural.
Isso reabre a caixa de diálogo Controlador de limite flutuante.
À medida que você aumenta o valor, os cantos do limite superior no gráfico ficam mais suaves.
Observe que há um limite superior para esse valor. Nesse caso, é 34.973. Esse limite é determinado pelos valores das outras três configurações na caixa de diálogo.
Agora você obtém a suavização nos limites inferior e superior.
A interface do Controlador limite engloba a caixa de diálogo Controlador de limite flutuante e vários itens do menu ativado por clique no botão direito do mouse.
A caixa de diálogo Controlador de limite flutuante abre quando você atribui pela primeira vez o Controlador de limite ou quando você clica com o botão direito do mouse em uma trilha do Controlador de limite realçado e escolhe Propriedades.
Controlador Alternar limites Quando desativado, os valores originais da trilha limitada estão em vigor. Quando ativado, os valores originais são limitados pelos valores Limite superior e Limite inferior.
Você pode animar esse valor via enquadramento de chave e outros métodos padrão e manipular essa animação na Vista de trilha via a trilha Limite superior na ramificação Limites do controlador.
O total máximo de suavização é determinado pelos valores de Limite superior e de Limite inferior. (Limite superior valor de Buffer de suavização) + (Limite inferior
valor de Buffer de suavização) não pode exceder esse total. Para obter os resultados mais suaves possíveis nas extensões superior e inferior do recorte, defina o valor de Buffer de suavização como a quantidade máxima e então novamente como a metade desse valor e defina o outro Buffer de suavização com a mesma quantidade.
Você pode animar o valor de Buffer de suavização via enquadramento de chave e outros métodos padrão e manipular essa animação na Vista de trilha via a trilha Suavização superior na ramificação Limites do controlador.
Você pode animar esse valor via enquadramento de chave e outros métodos padrão e manipular essa animação na Vista de trilha via a trilha Limite inferior na ramificação Limites do controlador.
O total máximo de suavização é determinado pelos valores de Limite superior e de Limite inferior. (Limite superior valor de Buffer de suavização) + (Limite inferior
valor de Buffer de suavização) não pode exceder esse total. Para obter os resultados mais suaves possíveis nas extensões superior e inferior do recorte, defina o valor de Buffer de suavização como a quantidade máxima e então novamente como a metade desse valor e defina o outro Buffer de suavização com a mesma quantidade.
Você pode animar o valor de Buffer de suavização via enquadramento de chave e outros métodos padrão e manipular essa animação na Vista de trilha via a trilha Suavização inferior na ramificação Limites do controlador.
Para acessar o menu ativado por clique com o botão direito do mouse de Controlador de limite, realce uma trilha Controlador de limite na hierarquia de Vista de trilha e então clique com o botão direito do mouse e mova o cursor até o quadrante de Controladores item de menu do Controlador de limite.
Assim como acontece com a colagem de trilhas do controlador, você pode colar os valores de Limite como uma cópia ou uma instância do Controlador de limite copiado, com a opção de substituir todas as instâncias do destino de colagem.